01 Setembro 2022

A Teologia do século XXI encontra cada vez novos desafios. As transformações socioculturais e científicas implicaram em novas formas de fazer a Teologia, de interpretar a fé e de narrar as experiências espirituais e místicas. Com o intuito de dialogar com as novas investigações sobre Deus e os desafios que se implica à disciplina e às religiões, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU realizou o Ciclo de Estudos "O cristianismo no contexto das transformações socioculturais e religiosas contemporâneas", por meio de conferências internacionais transmitidas com tradução simultânea por streaming, bem como por reflexões e debates na forma de artigos e entrevistas. O ciclo de estudos foi viabilizado pelo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS.

Confira as conferências e leituras sobre o tema sugeridas pelo IHU.

Prof. Dr. Ferdinando Sudati

O Prof. Dr. Ferdinando Sudati, teólogo e presbítero na Diocese de Lodi, Itália, é autor de diversos artigos e do prefácio de livros de teologia e curador na Itália da obra do teólogo anglicano pós teísta John Shelby Spong. Sudati proferiu a palestra A fé cristã na ressurreição e a crise da linguagem religiosa na pós-modernidade.

Prof. Dr. Paolo Gamberini

Prof. Dr. Paolo Gamberini é jesuíta, doutor em Teologia pela faculdade dos jesuítas de Frankfurt, na Alemanha. Também é professor de teologia junto a Pontifícia Faculdade Teológica de Nápoles, na Itália, autor de diversos livros e pesquisador na área de Teologia Sistemática. Gamberini proferiu a palestra A Teologia cristã em um paradigma pós-teísta.

Prof. Dr. Fulvio Ferrario

Fulvio Ferrario é doutor em teologia (1993), é pesquisador nas áreas de história da teologia (Lutero, Barth e Bonhoeffer) e de teologia sistemática, (a relação entre fé e razão e escatologia) e autor de diversos livros de artigos, e é professor na Faculdade de Teologia Valdese – Roma. Ferrario proferiu a palestra Desafios e oportunidades para as comunidades de fé numa sociedade pós-cristã.

Prof. Dr. Paolo Scquizzato

Paolo Scquizzato é padre diocesano há cerca de vinte anos. Trabalha e vive na Diocese de Pinerolo, na província da capital do Piemonte, Itália, onde atua na formação espiritual, sendo responsável pelo Escritório de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Scquizzato proferiu a palestra Espiritualidade cristã em perspectiva pós-teísta.

Prof. Dr. José Arregi

José Arregi Olaizola fez doutorado em Teologia pelo Instituto Católico de Paris. Foi professor de várias disciplinas teológicas no Seminário de Pamplona e nas Faculdades de Teologia de Vitória e Deusto. Arregi proferiu a palestra Crer em Deus e crer em Jesus hoje: para além das crenças.

Prof. Santiago Villamayor

Santiago Villamayor é graduado em Filosofia e Letras pela Universidade de Valencia. Foi ativista do movimento trabalhista e cidadão, participando intensamente da luta antifranquista nas comunidades cristãs de base de Zaragoza. Estudou teologia por alguns anos na missão trabalhista com os jesuítas. Membro de um grupo de pesquisa sobre pós-religião e pós-teísmo, participou da publicação do livro de Roger Lenaers, “Jesus de Nazaré, uma pessoa como nós?”. Villamayor proferiu a palestra O pós-teísmo como superação dialética do teísmo.