keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU está promovendo o Ciclo de Estudos: O cristianismo no contexto das transformações socioculturais e religiosas contemporâneas, o qual acontecerá através de conferências online no período de 03 de maio a 01 de julho de 2022.

Nas últimas décadas estudos, pesquisas e análises sobre as religiões cada vez mais tratam de reconhecer que as grandes transformações em andamento no mundo atual, nas mais diversas esferas da vida pública, produzem impactos e transformações
profundas também sobre as tradições religiosas em geral e sobre o cristianismo de modo particular.

Não é um dado novo nas estatísticas internacionais, no caso do cristianismo, os sinais de um crescente abandono da religião. No caso da Igreja católica, já não se faz necessário um estudo científico para observar que o esvaziamento das Igrejas, redução e/ou ausência das juventudes, apatia religiosa e/ou desinteresse religioso, entre outros.

Impõe-se com nova relevância a necessidade de analisar, debater e apontar perspectivas a respeito das possibilidades, chances e desafios para apresentar a pessoa de Jesus Cristo, com sua mensagem, de forma que faça sentido hoje.

A Programação do Ciclo de Estudos: O cristianismo no contexto das transformações socioculturais e religiosas contemporâneas tem como proposta transdisciplinarmente as condições e possibilidades da existência cristã e eclesial e da teologia no contexto das transformações socioculturais e religiosas que resultam numa caracterização da sociedade e da cultura atual como pós-teísta, pós-religiosa e pós-cristã.

Objetivo geral

Debater transdisciplinarmente as condições e possibilidades da existência cristã e eclesial e da teologia no contexto das transformações socioculturais e religiosas que resultam numa caracterização da sociedade e da cultura atual como pós-teísta, pós-religiosa e pós-cristã.

Objetivos específicos

- Debater os impactos das transformações em andamento no mundo atual sobre as tradições religiosas em geral e sobre o cristianismo de modo particular, e suas implicações quanto ao seu papel e sua relevância na esfera pública da sociedade,
sobretudo do ponto de vista sociopolítico e sociocultural.

- Esclarecer a problemática do discurso sobre Deus no contexto sociocultural e religioso caracterizado como pós-teísta.

- Analisar as condições de ruptura e continuidade nas dinâmicas intergeracionais de transmissão de instituições, valores e convicções religiosas.

- Debater os impactos das transformações socioculturais contemporâneas para o cristianismo enquanto religião.

- Explicitar a especificidade da mensagem cristã em sua distinção frente à religião e suas possibilidades de aproximação às mulheres e homens do mundo de hoje.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU