O clamor antiguerra do Papa em Quebec: “Não devemos nos perguntar como continuar as guerras, mas como pará-las”

Foto: Catholic Church England and Wales | Flickr CC

28 Julho 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 28-07-2022.

 

Havia a expectativa de saber o que o Papa diria em seu único discurso puramente político durante sua visita ao Canadá. E, francamente, Bergoglio não decepcionou. Perante o corpo diplomático, as autoridades civis e religiosas, o presidente e o primeiro-ministro do país, Francisco lançou um duro apelo antiguerra, contra a guerra e os seus defensores.


"Hoje, diante da loucura sem sentido da guerra, precisamos mais uma vez acalmar o extremismo da oposição e curar as feridas do ódio", gritou o Papa, que sustentou, vibrantemente, que " não precisamos dividir o mundo em amigos e inimigos nos distanciar e nos armar até os dentes: não será a corrida armamentista ou as estratégias de dissuasão que trarão paz e segurança".

 

Assinatura do Papa Francisco no Livro de Honra. (Foto: Reprodução | Religión Digital)

 

“Não devemos nos perguntar como continuar as guerras, mas como pará-las ”, pediu o Pontífice, que acrescentou que é necessário também “impedir que os povos voltem a ser reféns das garras das terríveis guerras frias que se espalham, necessários criativos e com visão de futuro, que saibam quebrar os esquemas dos lados para dar respostas aos desafios globais".

 

Não para cancelar cultura e modismos


Sua primeira reunião 'política' no Canadá começou bem tarde, devido a um problema no avião que trazia os representantes indígenas para Quebec. Depois de se reunir com a governadora-geral do Canadá, Mary Simon, e com o primeiro-ministro, Justin Trudeau (que também desenhou um retumbante 'mea culpa' sobre os abusos), Bergoglio fez um longo discurso no qual, entre outras pérolas, denunciou a implementação de "uma moda cultural que escandaliza, que torna tudo igual, que não tolera diferenças e se concentra apenas no momento presente, nas necessidades e direitos dos indivíduos, negligenciando muitas vezes os deveres para com os mais fracos e frágeis; os pobres, os emigrantes, os idosos, os doentes, os nascituros... São os esquecidos pelas sociedades assistencialistas; são eles que, na indiferença geral, são descartados como folhas secas para serem queimadas."

 

Francisco quis, desde o início, colocar a folha de bordo, símbolo presente na bandeira canadense, como exemplo da vida, do passado e do futuro da sociedade desse povo. Da Cidadela, Bergoglio convidou as pessoas a aprender "com a capacidade de ouvir Deus, as pessoas e a natureza", especialmente "no turbilhão frenético do mundo de hoje" caracterizado pelo que ele definiu como "rápido constante " que termina "gerando uma sociedade de cansaço e desilusão".


“Quanta necessidade temos de ouvir uns aos outros e dialogar, de nos afastarmos do individualismo predominante, dos julgamentos precipitados, da agressividade desenfreada, da tentação de dividir o mundo em bons e maus!”, proclamou o Papa. Respirar ar puro contra "os hábitos nocivos da exploração".


"Vergonha e dor" para as políticas de assimilação


Neste ponto, o Papa voltou a lamentar “as políticas de assimilação e desengajamento, que incluíam o sistema de ensino residencial e que prejudicaram muitas famílias indígenas, desvalorizando sua língua, sua cultura e sua visão de mundo”. Um "deplorável sistema promovido pelas autoridades governamentais da época" no qual "várias instituições católicas locais estiveram envolvidas, pelo qual expresso vergonha e dor".


"É trágico - reiterou, como já havia feito em Edmonton - quando alguns crentes, como aconteceu naquele período histórico, não se adaptam ao Evangelho, mas às conveniências do mundo" Diante disso, agradeceu o empenho de Sociedade canadense por "responder adequadamente aos apelos da Comissão para a Verdade e Reconciliação, bem como por sua atenção ao reconhecimento dos direitos dos povos indígenas".


“É nosso desejo renovar a relação entre a Igreja e os povos indígenas do Canadá, uma relação marcada tanto por um amor que deu grandes frutos como também, infelizmente, por feridas que estamos nos esforçando para compreender e curar”, disse o Papa. Frisou, lembrando os momentos vividos, nos últimos dias, com os povos indígenas, que "deixaram em mim uma marca e o firme desejo de responder à indignação e vergonha pelo sofrimento sofrido pelos indígenas, percorrendo um caminho fraterno e paciente caminho com todos os canadenses de acordo com a verdade e a justiça, buscando a cura e a reconciliação, sempre animados pela esperança".


Cuidado com as "colonizações ideológicas"


Ao lado do perdão, um alerta para a "mentalidade colonizadora" que "não para, mas se transforma ou se esconde", como é o caso das "colonizações ideológicas", que hoje "abre espaço para a chamada cultura do cancelamento, que julga o passado apenas de acordo com determinadas categorias atuais, implantando assim uma moda cultural que padroniza, que torna tudo igual, que não tolera diferenças e se concentra apenas no momento presente, nas necessidades e nos direitos dos indivíduos, muitas vezes negligenciando os deveres para com os mais fracos e frágeis".


Depois de uma defesa fechada da família, ameaçada "pela violência doméstica, pela intensificação do trabalho, pela mentalidade individualista, pela vontade desenfreada de fazer carreira, pelo desemprego, pela solidão dos jovens, pelo abandono dos idosos e dos doentes..." Voltando ao perdão das comunidades originárias, o Papa exortou que "o mal sofrido pelos povos indígenas sirva de alerta para nós hoje, para que o cuidado e os direitos da família não sejam postos de lado em nome de eventuais interesses individuais”.

 

(Foto: Reprodução | Religión Digital)

 

Fraternidade, ecologia e multiculturalismo


“Os grandes desafios atuais, como a paz, as mudanças climáticas, os efeitos das pandemias e as migrações internacionais, estão unidos por uma constante: são globais, afetam a todos”, destacou Francisco, pedindo que a política “não seja aprisionada por interesses partidários”, mas apostar nos "desejos de fraternidade, justiça e paz das jovens gerações". Por isso, repetiu, “é necessário abraçar os sonhos dos jovens”, que “merecem um futuro melhor do que aquele que lhes estamos a preparar, merecem participar nas decisões sobre a construção do hoje e do amanhã”.


Voltando à folha de bordo, Bergoglio agradeceu ao Canadá por seu compromisso ecológico e deu uma chave para seu presente e futuro: o "multiculturalismo". “O multiculturalismo é um desafio permanente; trata-se de acolher e acolher os diferentes componentes presentes, respeitando, ao mesmo tempo, a diversidade das suas tradições e culturas, sem assumir que o processo está concluído de uma vez por todas”, disse, apreciando o esforço do povo canadense para acolher refugiados e imigrantes afegãos.

 

Entrega de presentes ao Papa. (Foto: Reprodução | Religión Digital)

 

Neste momento, acrescentou, “é preciso trabalhar para superar a retórica do medo em relação aos imigrantes e dar-lhes, de acordo com as possibilidades do país, uma oportunidade concreta de participação responsável na sociedade”. Para tanto, “os direitos e a democracia são imprescindíveis”, assim como “lidar com a mentalidade individualista, lembrando que a vida em comum se baseia em premissas que o sistema político sozinho não pode produzir”.


Finalizando o discurso, o Papa falou da crescente desigualdade, denunciando como “é escandaloso que a riqueza gerada pelo desenvolvimento econômico não beneficie todos os setores da sociedade”. "Somente trabalhando juntos, de mãos dadas, podemos enfrentar os desafios prementes de hoje. Agradeço sua hospitalidade, sua atenção e sua estima, dizendo com carinho sincero que tenho o Canadá e seu povo muito perto do meu coração ", concluiu.

 

Leia mais