Resumo do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC

Foto: PxHere

08 Abril 2022

 

O EcoDebate elaborou um resumo com os principais resultados e alertas do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Cmáticas da ONU, o IPCC. O resumo foi publicado em 05-04-2022.

 

Eis o resumo.

 

B.1 As emissões antropogênicas líquidas totais de GEE 6 continuaram a aumentar durante o período de 2010–2019, assim como as emissões líquidas cumulativas de CO2 desde 1850. As emissões médias anuais de GEE durante 2010-2019 foram maiores do que em qualquer década anterior, mas a taxa de crescimento entre 2010 e 2019 foi menor do que entre 2000 e 2009. (alta confiança)

[NOTA 6]: As emissões líquidas de GEE neste relatório referem-se a emissões de gases de efeito estufa de fontes antropogênicas menos remoções por sumidouros antropogênicos, para aquelas espécies de gases que são relatadas sob o formato de relatório comum da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC): CO2 da combustão de combustíveis fósseis e processos industriais (CO2-FFI); emissões líquidas de CO2 do uso da terra, mudança de uso da terra e silvicultura (CO2-LULUCF); metano (CH4); óxido nitroso (N2O); e gases fluorados (gases F) compreendendo hidrofluorocarbonetos (HFCs), perfluorocarbonos (PFCs), hexafluoreto de enxofre (SF6) bem como trifluoreto de nitrogênio (NF3). Existem diferentes conjuntos de dados para emissões de GEE, com diferentes horizontes de tempo e cobertura de setores e gases, incluindo alguns que remontam a 1850. Neste relatório, as emissões de GEE são avaliadas a partir de 1990

 

B. Desenvolvimentos recentes e tendências atuais

 

B.2 As emissões antropogênicas líquidas de GEE aumentaram desde 2010 em todos os principais setores do mundo. Uma parcela crescente das emissões pode ser atribuída às áreas urbanas. As reduções de emissões de CO2 de combustíveis fósseis e processos industriais, devido a melhorias na intensidade energética do PIB e na intensidade de carbono da energia, foram menores do que os aumentos de emissões decorrentes do aumento dos níveis de atividade global na indústria, fornecimento de energia, transporte, agricultura e edifícios. (alta confiança)

B.3 As contribuições regionais 17 para as emissões globais de GEE continuam a diferir amplamente. As variações nas emissões per capita regionais e nacionais refletem, em parte, diferentes estágios de desenvolvimento, mas também variam amplamente em níveis de renda semelhantes. Os 10% dos domicílios com as maiores emissões per capita contribuem com uma parcela desproporcionalmente grande das emissões domésticas globais de GEE. Pelo menos 18 países têm sustentado reduções de emissões de GEE por mais de 10 anos. ( alta confiança )

NOTA DE RODAPÉ 17: Veja Grupo de Trabalho III Anexo II, Parte 1 para agrupamentos regionais adotados neste relatório.

B.4 Os custos unitários de várias tecnologias de baixa emissão caíram continuamente desde 2010. Os pacotes de políticas de inovação permitiram essas reduções de custo e apoiaram a adoção global. Tanto as políticas personalizadas quanto as políticas abrangentes que abordam os sistemas de inovação ajudaram a superar os impactos distributivos, ambientais e sociais potencialmente associados à difusão global de tecnologias de baixa emissão. A inovação ficou para trás nos países em desenvolvimento devido a condições de habilitação mais fracas. A digitalização pode permitir reduções de emissões, mas pode ter efeitos colaterais adversos, a menos que seja adequadamente governada. (alta confiança)

B.5 Houve uma expansão consistente de políticas e leis que tratam da mitigação desde o AR5. Isso levou à prevenção de emissões que de outra forma teriam ocorrido e aumentou o investimento em tecnologias e infraestrutura de baixo GEE. A cobertura política das emissões é desigual entre os setores. O progresso no alinhamento dos fluxos financeiros com os objetivos do Acordo de Paris continua lento e os fluxos financeiros climáticos monitorados são distribuídos de forma desigual entre regiões e setores. ( alta confiança )

B.6 As emissões globais de GEE em 2030 associadas à implementação de contribuições determinadas nacionalmente (NDCs) anunciadas antes da COP26 24 tornariam provável que o aquecimento excedesse 1,5°C durante o século XXI. 25 Provavelmente, limitar o aquecimento abaixo de 2°C dependeria então de uma rápida aceleração dos esforços de mitigação após 2030. As políticas implementadas até o final de 2020 26 devem resultar em emissões globais de GEE mais altas do que as implícitas nas NDCs. ( alta confiança )

NOTA DE RODAPÉ 24: NDCs anunciados antes da COP26 referem-se às contribuições mais recentes nacionalmente determinadas submetidas à UNFCCC até a data de corte da literatura deste relatório, 11 de outubro de 2021, e NDCs revisados ​​anunciados pela China, Japão e República da Coreia antes até outubro de 2021, mas somente depois disso. 25 atualizações de NDC foram enviadas entre 12 de outubro de 2021 e antes do início da COP26.

NOTA DE RODAPÉ 25: Isso implica que a mitigação após 2030 não pode mais estabelecer um caminho com menos de 67% de probabilidade de exceder 1,5°C durante o século 21, uma característica definidora da classe de caminhos que limitam o aquecimento a 1,5°C (>50% ) sem overshoot ou limitado avaliado neste relatório (Categoria C1 na Tabela SPM.1). Esses caminhos limitam o aquecimento a 1,6°C ou menos ao longo do século 21, com uma probabilidade de 50%.

NOTA DE RODAPÉ 26: A data limite da política em estudos usados ​​para projetar as emissões de GEE de “políticas implementadas até o final de 2020” varia entre julho de 2019 e novembro de 2020. {Tabela 4.2}

B.7 As emissões futuras cumulativas de CO2 projetadas ao longo da vida útil da infraestrutura de combustível fóssil existente e atualmente planejada sem redução adicional excedem as emissões líquidas cumulativas totais de CO2 em caminhos que limitam o aquecimento a 1,5°C (>50%) sem excesso ou limitado. Eles são aproximadamente iguais às emissões líquidas cumulativas totais de CO2 em vias que limitam o aquecimento a 2°C (>67%). (alta confiança)

 

 

C. Transformações do sistema para limitar o aquecimento global

 

C.1 Prevê-se que as emissões globais de GEE atinjam o pico entre 2020 e o mais tardar antes de 2025 em vias globais modeladas que limitam o aquecimento a 1,5°C (> 50%) sem excesso ou limitado e naquelas que limitam o aquecimento a 2°C (> 67% ) e assumir uma ação imediata. [Tabela nota de rodapé SPM [#9], 38 Em ambos os tipos de caminhos modelados, reduções rápidas e profundas de emissões de GEE seguem ao longo de 2030, 2040 e 2050 ( alta confiança ). Sem um fortalecimento de políticas além daquelas implementadas até o final de 2020, as emissões de GEE devem aumentar além de 2025, levando a um aquecimento global médio de 3,2 [2,2 a 3,5] °C até 2100 39, 40 (confiança média ).

NOTA DE RODAPÉ 38: Todos os níveis de aquecimento relatados são relativos ao período 1850-1900. Se não especificado de outra forma, ‘caminhos’ sempre se referem a caminhos calculados com um modelo. A ação imediata nos caminhos refere-se à adoção de políticas climáticas entre 2020 e, no máximo, 2025, destinadas a limitar o aquecimento global em um determinado nível.

NOTA DE RODAPÉ 39: O aquecimento de longo prazo é calculado a partir de todos os caminhos modelados assumindo esforços de mitigação consistentes com as políticas nacionais que foram implementadas até o final de 2020 (cenários que se enquadram na categoria de política P1b do Capítulo 3) e que passam pelas faixas de emissões de GEE de 2030 de tais caminhos avaliados na Nota de Rodapé do Capítulo 4 [#20]. {3.2, Tabela 4.2}

NOTA DE RODAPÉ 40: As estimativas de aquecimento referem-se ao percentil 50º e [5º–95º] entre as vias modeladas e a estimativa de mudança de temperatura mediana dos emuladores de modelo climático probabilístico WG I [Nota de rodapé 1] (Tabela SPM1).

C.2 As emissões líquidas globais de CO2 zero são alcançadas no início da década de 2050 em vias modeladas que limitam o aquecimento a 1,5°C (>50%) sem excesso ou limitado, e por volta do início da década de 2070 em vias modeladas que limitam o aquecimento a 2°C (>67 %). Muitos desses caminhos continuam a gerar emissões líquidas negativas de CO2 após o ponto de zero líquido. Esses caminhos também incluem reduções profundas em outras emissões de GEE. O nível de aquecimento de pico depende das emissões cumulativas de CO2 até o momento do CO2 líquido zero e da mudança nos fatores climáticos não-CO2 no momento do pico. Reduções profundas de emissões de GEE até 2030 e 2040, particularmente reduções de emissões de metano, menor aquecimento de pico, reduzem a probabilidade de ultrapassar os limites de aquecimento e levam a uma menor dependência de emissões líquidas negativas de CO2 que revertem o aquecimento na segunda metade do século. Alcançar e sustentar as emissões líquidas globais zero de GEE resulta em um declínio gradual no aquecimento. (alta confiança)

C.3 Todos os caminhos modelados globais que limitam o aquecimento a 1,5°C (>50%) sem nenhum ou limitado overshoot, e aqueles que limitam o aquecimento a 2°C (>67%) envolvem reduções rápidas e profundas e na maioria dos casos imediatas de emissões de GEE em todos setores. As estratégias de mitigação modeladas para alcançar essas reduções incluem a transição de combustíveis fósseis sem CCS para fontes de energia com muito baixo ou zero carbono, como renováveis ​​ou combustíveis fósseis com CCS, medidas do lado da demanda e melhoria da eficiência, redução de emissões não-CO2 e implantação de carbono métodos de remoção de dióxido de carbono (CDR) para contrabalançar as emissões residuais de GEE. Os Caminhos Ilustrativos de Mitigação (IMPs) mostram diferentes combinações de estratégias setoriais de mitigação consistentes com um determinado nível de aquecimento. ( alta confiança )

C.4 Reduzir as emissões de GEE em todo o setor de energia requer grandes transições, incluindo uma redução substancial no uso geral de combustíveis fósseis, a implantação de fontes de energia de baixa emissão, a mudança para transportadores alternativos de energia e eficiência e conservação de energia. A instalação contínua de infraestrutura de combustível fóssil [55] ininterrupta irá ‘bloquear’ as emissões de GEE. (alta confiança)

NOTA DE RODAPÉ 55: Neste contexto, ‘combustíveis fósseis inabaláveis’ refere-se a combustíveis fósseis produzidos e utilizados sem intervenções que reduzam substancialmente a quantidade de GEE emitida ao longo do ciclo de vida; por exemplo, capturando 90% ou mais de usinas de energia, ou 50-80% das emissões fugitivas de metano do fornecimento de energia.

C.5 As emissões líquidas de CO2 zero do setor industrial são desafiadoras, mas possíveis. A redução das emissões da indústria implicará uma ação coordenada em todas as cadeias de valor para promover todas as opções de mitigação, incluindo gestão da demanda, eficiência energética e de materiais, fluxos circulares de materiais, bem como tecnologias de redução e mudanças transformacionais nos processos de produção. O progresso em direção às emissões líquidas zero de GEE da indústria será possibilitado pela adoção de novos processos de produção usando eletricidade, hidrogênio, combustíveis e gerenciamento de carbono com baixo e zero GEE. (alta confiança)

C.6 As áreas urbanas podem criar oportunidades para aumentar a eficiência dos recursos e reduzir significativamente as emissões de GEE por meio da transição sistêmica da infraestrutura e da forma urbana por meio de caminhos de desenvolvimento de baixa emissão para emissões líquidas zero. Esforços ambiciosos de mitigação para cidades estabelecidas, em rápido crescimento e emergentes abrangerão 1) redução ou alteração do consumo de energia e materiais, 2) eletrificação e 3) aumento da absorção e armazenamento de carbono no ambiente urbano. As cidades podem atingir emissões líquidas zero, mas somente se as emissões forem reduzidas dentro e fora de seus limites administrativos por meio de cadeias de suprimentos, o que terá efeitos benéficos em cascata em outros setores. (confiança muito alta)

C.7 Em cenários globais modelados, edifícios existentes, se adaptados, e edifícios ainda a serem construídos, são projetados para se aproximar de zero emissões líquidas de GEE em 2050 se pacotes de políticas, que combinam medidas ambiciosas de suficiência, eficiência e energia renovável, forem efetivamente implementados e barreiras para descarbonização são removidos. Políticas pouco ambiciosas aumentam o risco de edifícios aprisionados em carbono por décadas, enquanto intervenções de mitigação bem projetadas e efetivamente implementadas, tanto em edifícios novos quanto em edifícios existentes, se adaptados, têm um potencial significativo para contribuir para alcançar os ODS em todas as regiões, ao mesmo tempo em que adaptam edifícios a clima futuro. (alta confiança)

C.8 Opções do lado da demanda e tecnologias de baixas emissões de GEE podem reduzir as emissões do setor de transporte nos países desenvolvidos e limitar o crescimento das emissões nos países em desenvolvimento ( alta confiança ). Intervenções focadas na demanda podem reduzir a demanda por todos os serviços de transporte e apoiar a mudança para modos de transporte mais eficientes em termos energéticos (confiança média). Os veículos elétricos movidos a eletricidade de baixas emissões oferecem o maior potencial de descarbonização para o transporte terrestre, com base no ciclo de vida (alta confiança). Os biocombustíveis sustentáveis ​​podem oferecer benefícios adicionais de mitigação no transporte terrestre a curto e médio prazo ( confiança média). Biocombustíveis sustentáveis, hidrogênio de baixas emissões e derivados (incluindo combustíveis sintéticos) podem apoiar a mitigação das emissões de CO2 de transporte marítimo, aviação e transporte terrestre pesado, mas exigem melhorias no processo de produção e redução de custos (confiança média). Muitas estratégias de mitigação no setor de transporte teriam vários co-benefícios, incluindo melhorias na qualidade do ar, benefícios para a saúde, acesso equitativo aos serviços de transporte, congestionamento reduzido e demanda de materiais reduzida (alta confiança).

C.9 As opções de mitigação da AFOLU, quando implementadas de forma sustentável, podem proporcionar reduções de emissões de GEE em larga escala e remoções aprimoradas, mas não podem compensar totalmente a ação atrasada em outros setores. Além disso, produtos agrícolas e florestais de origem sustentável podem ser usados ​​em vez de produtos mais intensivos em GEE em outros setores. Barreiras à implementação e trade-offs podem resultar dos impactos das mudanças climáticas, demandas conflitantes sobre a terra, conflitos com a segurança alimentar e meios de subsistência, a complexidade dos sistemas de propriedade e gestão da terra e aspectos culturais. Existem muitas oportunidades específicas de cada país para fornecer co-benefícios (como conservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos e meios de subsistência) e evitar riscos (por exemplo, por meio da adaptação às mudanças climáticas). ( alta confiança )

C.10 A mitigação do lado da demanda abrange mudanças no uso da infraestrutura, adoção de tecnologia de uso final e mudanças socioculturais e comportamentais. Medidas do lado da demanda e novas formas de prestação de serviços de uso final podem reduzir as emissões globais de GEE em setores de uso final em 40-70% até 2050 em comparação com cenários de linha de base, enquanto algumas regiões e grupos socioeconômicos exigem energia e recursos adicionais. As opções de resposta de mitigação do lado da demanda são consistentes com a melhoria do bem-estar básico para todos. ( alta confiança )

C.11 A implantação de CDR para contrabalançar emissões residuais difíceis de reduzir é inevitável se as emissões líquidas zero de CO2 ou GEE forem alcançadas. A escala e o momento da implantação dependerão das trajetórias das reduções brutas de emissões em diferentes setores. A ampliação da implantação do CDR depende do desenvolvimento de abordagens eficazes para abordar as restrições de viabilidade e sustentabilidade, especialmente em grandes escalas. ( alta confiança )

C.12 Opções de mitigação que custam US$ 100 tCO2-eq-1 ou menos podem reduzir as emissões globais de GEE em pelo menos metade do nível de 2019 até 2030 ( alta confiança ). O PIB global continua a crescer em caminhos modelados [65] mas, sem levar em conta os benefícios econômicos da ação de mitigação de danos evitados por mudanças climáticas nem de custos de adaptação reduzidos, é um pouco menor em 2050 em comparação com caminhos sem mitigação além das políticas atuais. O benefício econômico global de limitar o aquecimento a 2°C é relatado para exceder o custo de mitigação na maioria da literatura avaliada. ( confiança média )

NOTA DE RODAPÉ 65: Em vias modeladas que limitam o aquecimento a 2°C (>67%) ou menos.

 

 

D. Ligações entre mitigação, adaptação e desenvolvimento sustentável

 

D.1 A ação climática acelerada e equitativa na mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas é fundamental para o desenvolvimento sustentável. As ações de mudança climática também podem resultar em alguns trade-offs. As compensações de opções individuais podem ser gerenciadas por meio do desenho de políticas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável podem ser usados ​​como base para avaliar a ação climática no contexto do desenvolvimento sustentável. ( alta confiança )

D.2 Existe uma forte ligação entre desenvolvimento sustentável, vulnerabilidade e riscos climáticos. Recursos econômicos, sociais e institucionais limitados muitas vezes resultam em alta vulnerabilidade e baixa capacidade de adaptação, especialmente em países em desenvolvimento (confiança média). Várias opções de resposta proporcionam resultados de mitigação e adaptação, especialmente em assentamentos humanos, gestão da terra e em relação aos ecossistemas. No entanto, os ecossistemas terrestres e aquáticos podem ser afetados negativamente por algumas ações de mitigação, dependendo de sua implementação (confiança média). Políticas e planejamentos intersetoriais coordenados podem maximizar as sinergias e evitar ou reduzir os trade-offs entre mitigação e adaptação (alta confiança).

D.3 A mitigação aprimorada e a ação mais ampla para mudar os caminhos do desenvolvimento em direção à sustentabilidade terão consequências distributivas dentro e entre os países. A atenção à equidade e à participação ampla e significativa de todos os atores relevantes na tomada de decisões em todas as escalas pode construir confiança social e aprofundar e ampliar o apoio a mudanças transformadoras. ( alta confiança )

 

E. Fortalecendo a resposta

 

E.1 Existem opções de mitigação viáveis [​​72] para implantação em escala no curto prazo. A viabilidade difere entre setores e regiões e de acordo com as capacidades e a velocidade e escala de implementação. As barreiras à viabilidade precisariam ser reduzidas ou removidas, e as condições de habilitação [73] reforçadas para implantar opções de mitigação em escala. Essas barreiras e facilitadores incluem fatores geofísicos, ambientais-ecológicos, tecnológicos e econômicos, e especialmente fatores institucionais e socioculturais. Ações fortalecidas de curto prazo além das NDCs (anunciadas antes da UNFCCC COP26) podem reduzir e/ou evitar desafios de viabilidade de longo prazo de caminhos modelados globais que limitam o aquecimento a 1,5°C (> 50%) sem excesso ou limitado. (Alta confiança)

NOTA DE RODAPÉ 72: Neste relatório, o termo ‘viabilidade’ refere-se ao potencial de uma opção de mitigação ou adaptação a ser implementada. Os fatores que influenciam a viabilidade dependem do contexto e podem mudar com o tempo. A viabilidade depende de fatores geofísicos, ambientais-ecológicos, tecnológicos, econômicos, socioculturais e institucionais que possibilitam ou restringem a implementação de uma opção. A viabilidade das opções pode mudar quando diferentes opções são combinadas e aumentar quando as condições de habilitação são reforçadas.

NOTA DE RODAPÉ 73: Neste relatório, o termo ‘condições favoráveis’ refere-se a condições que aumentam a viabilidade de opções de adaptação e mitigação. As condições facilitadoras incluem finanças, inovação tecnológica, fortalecimento de instrumentos de política, capacidade institucional, governança em vários níveis e mudanças no comportamento humano e nos estilos de vida.

E.2 Em todos os países, os esforços de mitigação inseridos no contexto de desenvolvimento mais amplo podem aumentar o ritmo, a profundidade e a amplitude das reduções de emissões ( confiança média ). As políticas que mudam os caminhos do desenvolvimento para a sustentabilidade podem ampliar o portfólio de respostas de mitigação disponíveis e permitir a busca de sinergias com os objetivos de desenvolvimento ( confiança média ). Ações podem ser tomadas agora para mudar os caminhos do desenvolvimento e acelerar a mitigação e as transformações nos sistemas ( alta confiança).

E.3 A governança climática, agindo por meio de leis, estratégias e instituições, com base nas circunstâncias nacionais, apoia a mitigação, fornecendo estruturas através das quais diversos atores interagem e uma base para o desenvolvimento e implementação de políticas (confiança média). A governança climática é mais eficaz quando se integra em vários domínios de políticas, ajuda a realizar sinergias e minimizar trade-offs e conecta níveis nacionais e subnacionais de formulação de políticas (alta confiança). A governança climática eficaz e equitativa baseia-se no envolvimento com atores da sociedade civil, atores políticos, empresas, jovens, trabalhadores, mídia, povos indígenas e comunidades locais ( confiança média ).

E.4 Muitos instrumentos regulatórios e econômicos já foram implantados com sucesso. O desenho do instrumento pode ajudar a abordar a equidade e outros objetivos. Esses instrumentos podem apoiar reduções profundas de emissões e estimular a inovação se ampliados e aplicados de forma mais ampla (alta confiança). Os pacotes de políticas que permitem a inovação e a capacitação são mais capazes de apoiar uma mudança para futuros equitativos de baixa emissão do que as políticas individuais (alta confiança). Pacotes para toda a economia, consistentes com as circunstâncias nacionais, podem atender às metas econômicas de curto prazo, reduzindo as emissões e mudando os caminhos do desenvolvimento para a sustentabilidade (confiança média).

E.5 Os fluxos financeiros monitorados ficam aquém dos níveis necessários para atingir as metas de mitigação em todos os setores e regiões. O desafio de fechar as lacunas é maior nos países em desenvolvimento como um todo. A ampliação dos fluxos financeiros de mitigação pode ser apoiada por escolhas políticas claras e sinais dos governos e da comunidade internacional. ( alta confiança ) A cooperação financeira internacional acelerada é um facilitador crítico de transições justas e de baixo GEE, e pode abordar as desigualdades no acesso ao financiamento e os custos e vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas ( alta confiança ).

E.6 A cooperação internacional é um facilitador fundamental para alcançar metas ambiciosas de mitigação das mudanças climáticas. A UNFCCC, o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris estão apoiando os níveis crescentes de ambição nacional e incentivando o desenvolvimento e a implementação de políticas climáticas, embora ainda existam lacunas. Parcerias, acordos, instituições e iniciativas que operam nos níveis subglobal e setorial e envolvem vários atores estão surgindo, com níveis mistos de eficácia. (alta confiança)

 

 

 

Leia mais