Crédito de carbono, um mercado de ilusões para nativos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Junho 2015

"Manter a floresta em pé é uma coisa interessante, mas como vão fazer suas roças tradicionais, se não poderão mais derrubar árvores?", escreve Edilberto Sena, coordenador da Comissão Justiça e Paz de Santarém - PA e membro do Movimento Tapajós Vivo.

Eis o artigo

Está em negociação de crédito de carbono no município de Santarém, Amazônia brasileira. Tal iniciativa é um alerta para todos os povos da Pan Amazônia, chamado Projeto demonstrativo de carbono florestal. Estão á frente desse negócio, órgãos do governo federal, ICMBIO (Instituto Chico Mendes de biodiversidade) e organizações não governamentais, como FUMBIO (fundo de biodiversidade) e empresa madeireira, além de outros grupos interessados.

Da parte dos moradores da Reserva Extrativista (63 comunidades rurais) há um clima de desconfiança quanto aos benefícios e consequências. Por que será que os negociantes de fora estão oferecendo dinheiro aos moradores e sua organização, só para manter a floresta em pé? Quanto é? E quem vai administrar? E quais as obrigações em troca? Os negociantes andam de comunidade em comunidade falando das vantagens.

Se é comércio, por que alguns países parecem tão generosos e os intermediários tão dedicados a explicar as vantagens de tal negócio? Manter a floresta em pé é uma coisa interessante, mas como vão fazer suas roças tradicionais, se não poderão mais derrubar árvores?

Pelo que se sabe, os países que oferecem dólares aos moradores das florestas não param de poluir o firmamento com suas fábricas e milhares de veículos motorizados. Então sujam por lá e se tenta limpar por aqui. No entanto, dizem os pesquisadores que a temperatura ambiente está aumentando ano a ano.

Já o governo brasileiro apoia o crédito de carbono e até dispõe de um órgão federal para entrar no jogo, mas não consegue parar o desmatamento na Amazônia. As obras do PAC (programa de aceleração do crescimento econômico) depende da exploração das riquezas da Amazônia (minérios, madeiras, fazendas de gado, grandes plantações de soja e hidroelétricas), que explicam o aumento do desmatamento da floresta.

Em maio passado isto chegou a 389 km2 de floresta no chão, elevando o desmatamento, de agosto 2014 a maio 2015, a 2. 286 km2 (IMAZON 18.06). A situação é mais grave. Levantamento obtido com exclusividade pela Folha de São Paulo indica que a presidente Dilma Rousseff, em seu primeiro mandato, reduziu para R$ 1,78 bilhão os gastos com prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia. Em relação à despesa do governo anterior (R$ 6,36 bilhões), uma queda de 72% (IHU 07.04.2015). Essa contradição de governos progressistas da América do Sul acontece na Bolívia, no Peru, na Colômbia, no Equador e nos outros países da Pan Amazônia. O que fazer? Cruzar os braços e chorar? O que propõe o Papa Francisco a todos?

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crédito de carbono, um mercado de ilusões para nativos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU