Papa Francisco deve publicar encíclica sobre mudança climática e meio ambiente em 2015

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Manifesto do Laicato em apoio aos bispos que subscreveram a “Carta ao Povo de Deus” com 1440 assinaturas no primeiro dia

    LER MAIS
  • Com mais de 1.500 assinaturas, Padres da Caminhada relançam mensagem de apoio à Carta ao Povo de Deus dos bispos

    LER MAIS
  • “A pandemia viral é o resultado da pandemia psicológica e espiritual”, afirma Gastón Soublette

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


17 Novembro 2014

O Papa Francisco deve publicar uma encíclica sobre as mudanças climáticas e planeja convocar uma reunião de líderes religiosos sobre o assunto antes de duas cúpulas importantíssimas sobre o meio ambiente no próximo ano.

A reportagem é de Christopher Lamb, publicado pelo jornal The Tablet, 13-11-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Os desenvolvimentos foram revelados por Dom Marcelo Sánchez Sorondo, chanceler da Pontifícia Academia de Ciências, ao proferir a palestra anual Papa Paulo VI na Cafod [agência católica de ajuda externa da Inglaterra e do País de Gales], na sexta-feira da semana passada.

Embora se saiba que o Papa Francisco vem trabalhando numa encíclica sobre as mudanças do clima, o ano em que ela seria publicada não havia sido tornado público ainda.

Sorondo, bispo próximo ao papa, disse que a encíclica seria feita em tempo de influenciar as “decisões cruciais no próximo ano”, as quais incluem um encontro em setembro nas Nações Unidas para traçar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e uma outra reunião sobre o clima em Paris, no mês de dezembro.

Sobre o encontro papal, Sorondo disse que o pontífice quer reunir os principais líderes religiosos para “conscientizar todo mundo sobre o estado do nosso clima e a tragédia da exclusão social”.

Em setembro, num artigo para a revista Science, dois acadêmicos pediram por uma “mobilização maciça” da opinião pública por parte do Vaticano e de outras religiões para agir no sentido de proteger o meio ambiente.

Em sua palestra, o religioso falou que se exacerbaram os problemas do mundo natural pelo fato de que a atividade econômica só é medida segundo o produto nacional bruto, que “não considera a degradação do planeta” nem “as desigualdades injustas entre os países e dentro deles”.

Dom Marcelo Sánchez Sorondo contou ao The Tablet que “o Papa Francisco está bem ciente de que as consequências das mudanças climáticas afetam todas as pessoas, mas especialmente os pobres. Eis a consequência moral, o imperativo moral”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco deve publicar encíclica sobre mudança climática e meio ambiente em 2015 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV