Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

'Você preferia ficar sem luz?', diz Dilma sobre impacto de Belo Monte

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, exaltou nesta terça-feira o potencial hidrelétrico do país e fez uma defesa enfática da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, onde esteve durante esta manhã para registrar imagens que serão usadas para o programa eleitoral na TV a partir do próximo dia 19. A presidente também destacou a necessidade de integrar os diferentes modais de infraestrutura do país.

A reportagem é de Bruno Peres e publicada pelo jornal Valor, 05-08-2014.

“Achamos que a grande vantagem do Brasil é possuir ainda potencial hidrelétrico”, disse a presidente. “Nós ainda temos um volume expressivo de energia que podemos produzir com o nosso potencial hidrelétrico”, completou a presidente depois de visitar o canteiro de obras do empreendimento em Altamira (PA).

Ao chegar ao canteiro para falar com a imprensa, Dilma foi provocada sobre o impacto do empreendimento e as compensações ambientais. “Você preferia ficar sem luz? Pagar bastante caro pela tarifa de energia também, né?”, disse a presidente em tom irônico, enfatizando que estava respondendo uma provocação.

Posteriormente, ao comentar a visita que fizera pela região, a presidente afirmou ser importante “levar em consideração” que “as grandes construtoras e empresas de engenharia do país” se uniram para a construção da usina, que, conforme fez questão de destacar, conta com R$ 7 bilhões em mitigações socioambientais.

“Estamos aqui em uma obra muito importante para o Brasil. Aqui, vamos produzir 11,2 mil MW e vamos garantir energia para 18 milhões de brasileiros”, disse a presidente.

“Aqui tem um centro ambiental, que eu acho que é um exemplo para o Brasil, em que não só as espécies são preservadas e estudadas”, completou, Dilma, apontando também “uma grande economia” na emissão de gases de efeito estufa na região, com a redução do uso de combustíveis fósseis para geração de energia térmica.

Veja também:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"É imprecionante que com todo esse conhecimento a mentira continua e até quando o STF vai se manter..." Em resposta a: O xadrez do grampo de Jucá
"Sabe a população ou seja o povo que trabalha paga os impostos nunca deve vez na politica nacional ..." Em resposta a: Meias verdades sobre a crise e o Brasil
"Gostariamos de pedir orações pela equipe do Atendimento Unisinos. O último mês foi bem triste, p..." Em resposta a: Atendimento Espiritual

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium