Ecologia. Tema da próxima encíclica de Francisco?

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • Bispos latino-americanos levantam a voz pela Amazônia

    LER MAIS
  • Bolsonaro pode ser responsabilizado por crime contra humanidade

    LER MAIS
  • Enquanto Amazônia arde, governistas e ruralistas aprovam mais incentivos à devastação no Senado

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Jonas | 13 Novembro 2013

A próxima carta encíclica de Francisco não será dedicada apenas ao tema da pobreza, também incluirá uma forte mensagem em defesa do meio ambiente. Ainda que o projeto esteja em seu início, e sua publicação não seja iminente, o Papa já formou um grupo de especialistas com um mandato concreto: preparar sua mensagem ecológica.

A reportagem é de Andrés Beltrano Álvarez, publicada por Vatican Insider, 12-11-2013. A tradução é do Cepat.

Nos últimos dias, Jorge Mario Bergoglio confessou esta iniciativa para três diferentes pessoas. Primeiro, para seu amigo Gustavo Vera, deputado argentino e ativista na luta contra o tráfico de pessoas. Com ele almoçou em sua residência vaticana, a Casa de Santa Marta, no domingo, dia 3 de novembro.

O mesmo disse para a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, durante uma audiência particular, na quinta-feira, dia 8 de novembro. “Não me estranharia que este tema ocupe um importante lugar em uma próxima encíclica”, sugeriu a mandatária aos jornalistas.

O Pontífice foi mais explícito com o senador eleito argentino, Pino Solanas, a quem recebeu nesta segunda-feira, durante uma audiência particular em Santa Marta. O encontro durou quase uma hora e, no mesmo, o representante do movimento político “Projeto Sul” expressou-lhe sua preocupação pela impunidade com a qual se prejudica a natureza.

“Ele foi muito sensível, disse-me que está preparando uma encíclica sobre este tema, está sendo trabalhoso porque formou uma equipe para poder redigi-la, por isso, suas declarações estão demorando, embora em setembro já tenha falado sobre a mineração. Adiantou-me que irá fazer uma contribuição importante”, disse Solanas em entrevista ao Vatican Insider.

Sustentou que já havia tratado a respeito do tema da ecologia com o Papa, desde o mês de junho passado, quando lhe escreveu uma carta e enviou um relatório.

Afirmou que pediu o apoio de Jorge Mario Bergoglio para a tentativa de tipificação dos crimes ambientais e para a proposta de formação – algum dia – do Tribunal Internacional Penal para julgar os crimes ambientais, que qualificou como crimes de lesa-humanidade, porque as consequências dos mesmos são pagas por populações inteiras.

E denunciou que tudo isso acontece, quase sempre, com complacência dos governos, porque não há controle público algum.

“Está (o Papa) muito interessado, sobretudo no tema da água. Disse-me: não seria de estranhar que a próxima guerra seja pela água. E recordou o desastre pelo qual a África está sendo submetida. Eu o vi muito preocupado com a máquina do lucro e do dinheiro, porque por trás do lucro, arrasa-se tudo”, relatou.

Solanas recordou que cuidar do meio ambiente tem um custo muito alto, que as empresas transnacionais não querem pagar e, por isso, nenhuma dessas fábricas trabalha com seguros ambientais, apesar de a lei exigir.

Considerou que o Papa pode ser um bom aliado no momento de sensibilizar sobre os perigos do meio ambiente, porque algumas pesquisas importantes da América Latina e Europa situam o papa Francisco entre as quatro personalidades mais importantes do ano, como uma liderança de opinião.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ecologia. Tema da próxima encíclica de Francisco? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV