Contextos sociais e práticas científicas

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

26 Agosto 2013

O Instituto Humanitas Unisinos - IHU tem publicado, nas últimas edições dos Cadernos IHU ideias, artigos cujos temas abordam a discussão das imbricações das vivências sociais na práticas científicas, assim como o debate e a aproximação entre as ciências hard e as ciências soft. Pretende com estas publicações estimular o debate que está sendo estabelecido nos eventos envolvendo os seminários preparatórios do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades - A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

Para acessar a versão em PDF destas publicações, basta clicar sobre as capas abaixo:

188capamaior189capamaior190capa192193capamaior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em sua 188ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção de Luis David Castiel, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ. A abordagem se concentra na "ideologia da prevenção generalizada". A partir de uma visão crítica, Castiel aponta os problemas da chamada hiperprevenção e os altos níveis de ansiedade que nossa sociedade alcançou, buscando o controle supremo sobre qualquer evento que fuja "à normalidade ou a previsibilidade".

Em sua 189ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Produções tecnológicas e biomédicas e seus efeitos produtivos e prescritivos nas práticas de saúde e de gênero sob autoria de Marlene Tamanini, professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR  e membro do Núcleo de Estudos de Gênero da mesma instituição. A autora analisa como os efeitos de interferências tecnológicas no corpo humano podem afetar as relações de gênero e outras formas de relações sociais, debatendo, entre outros temas, a reprodução assistida, a doação de óvulos e espermatozoides, os tratamentos de fertilidade e processos de reconhecimento de maternidade e paternidade nas novas configurações familiares produzidas por este contexto.

Em sua 190ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Ciência e Justiça: considerações em torno da apropriação da tecnologia de DNA pelo direito sob autoria de Claudia Fonseca, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora faz uma discussão sobre a apropriação do conceito de "verdade" a partir da ciência que é encontrada no campo jurídico, focando especialmente os casos de tecnologia de DNA utilizados em processos criminais e de reconhecimento de paternidade.

Em sua 192ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto A Ciência em Ação de Bruno Latour sob autoria de Letícia de Luna Freire, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF. A autora busca discutir neste texto as concepções de ciência em ação conforme concebidas na obra do sociólogo e filósofo francês Bruno Latour.

Em sua 193ª edição, os Cadernos IHU ideias traz o texto Laboratórios e Extrações: quando um problema técnico se torna uma questão sociotécnica de autoria de Rodrigo Ciconet Dornelles, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O autor coloca em cena uma questão relativamente recentemente no debate teórico-conceitual nas ciências sociais, que é a da agência dos não-humanos. A proposta é de se analisar a ciência enquanto uma rede que articula uma infinidade de atores, humanos e não-humanos, e as práticas sociais que envolvem o dia-a-dia de um laboratório, descrito pelo autor em seu estudo etnográfico (este texto estará disponível em PDF no sítio do IHU a partir de 22 de setembro de 2013).

Estas e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.