Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano

Mais Lidos

  • Nesta entrevista exclusiva, o filósofo reflete sobre a passagem do tempo, os ataques à Constituição Federal, a troca de nomes no Ministério dos Povos Indígenas e a tensão política eleitoral de 2026

    Marco temporal: ‘Nunca engoliram as nossas conquistas na Constituinte’. Entrevista com Ailton Krenak

    LER MAIS
  • Novo bispo em Roma, um bispo novo para a Diocese de Lages. Artigo de P. Vitor Hugo Mendes

    LER MAIS
  • Celibato sacerdotal: Quando a crítica perde a verdade. Artigo de Everson Vianna

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Jonas | 06 Julho 2013

Os pobres entraram no Vaticano. Na última segunda-feira, Francisco convidou 200 mendigos para jantar, sendo recebidos e atendidos, em seu nome, pelo presidente da Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, o cardeal Giuseppe Bertello.

 
Fonte: http://goo.gl/h8wBk  

A reportagem é publicada no sítio Religión Digital, 04-07-2013. A tradução é do Cepat.

Segundo informação do jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano (LOR), no dia 3 de julho, a autoridade vaticana acompanhou toda a recepção dos convidados, com quem trocou palavras, impressões e vivências pessoais.

“Dou-lhes as boas-vindas, em nome do Papa. Como vocês sabem, esta é sua casa e se alegra porque estão aqui”, disse o cardeal Bertello aos mendigos, antes de servir o jantar.

A “noite extraordinária”, deu-se na praça situada dentro dos jardins, diante da réplica da gruta da Virgem de Lourdes, referente à qual o cardeal Bertello se referiu durante sua fala. “A Virgem diante de nós, olha-nos com um olhar de serenidade. Esse mesmo olhar é o que desejo para todos e aos que cuidam de vocês com tanto amor”.

O jantar foi organizado pelo Círculo de São Pedro, e faz parte de um dos tantos que a organização vaticana promove, durante o ano todo, no centro de acolhida noturno, na cidade de Roma, dirigido “como sinal concreto da caridade do Papa”.

Após a saudação, a autoridade vaticana chamou os convidados para rezar, e segundo informou o jornal LOR, a resposta “foi um êxito total”. Os convidados vieram em quatro ônibus e foram servidos por 122 sócios do Círculo, dirigidos por um presidente, o duque Leopoldo Torlonia.

Os mendigos, que estavam presentes, são alguns dos muitos que o Círculo de São Pedro ajuda a viver dignamente, diariamente, por meio da provisão de um prato de comida, uma cama, um teto sob o qual dormir e roupas para vestir.

O jornal LOR destacou que a organização da noite foi “perfeita”. O cardápio foi providenciado por uma equipe de chefs de Nápoles, conhecidos na Itália pela qualidade de sua cozinha, e os sócios do Círculo se fizeram de garçons e serviram as mesas com a ajuda de suas mulheres e filhos.

Além disso, a banda da Gendarmaria tocou um longo repertório e a música também fez parte desta singular noite.

Ao final da noite, o presidente Torlonia também se dirigiu aos convidados e agradeceu por “aceitarem o convite do papa Francisco”.

Antes de terminar, os voluntários entregaram um pacote com produtos de padaria, fruta fresca e um Rosário para cada um dos convidados.