Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Comunidade ameaçada de remoção apresenta projeto de reurbanização

O projeto de urbanização da Vila Autódromo será apresentado hoje (16)  ao prefeito Eduardo Paes. A comunidade vizinha do terreno do futuro Parque Olímpico, na Barra, é ameaçada de remoção pela prefeitura do Rio de Janeiro.

A reportagem foi publicada no sítio Combate ao Racismo Ambiental, 16-08-2012.

Plano Popular da Vila Autódromo (PPVA) foi elaborado pela Associação de Moradores da Vila Autódromo com a assessoria técnica de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que fazem parte do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro.

É a primeira vez que um projeto deste tipo é apresentado para contestar a remoção de uma comunidade. O estudo comprova que a urbanização da área é a opção mais vantajosa para os cofres públicos que o despejo dos moradores.

A implementação do PPVA está orçada em 13 milhões e 500 mil reais, valor que corresponde a apenas 35% dos 38 milhões de reais previstos para o reassentamento total da comunidade.

O Plano prevê, dentre outras coisas, o esgotamento sanitário de toda a área, a dragagem do canal paralelo à Avenida Abelardo Bueno, a recuperação da faixa marginal da Lagoa de Jacarepaguá, a criação de novas áreas comunitárias de esporte e lazer, a inclusão da comunidade no programa Saúde da Família, além da construção uma creche e uma escola municipal.

Essa não é a primeira ameaça de remoção vivida pela comunidade. Já na preparação dos Jogos Panamericanos, em 2007, houve tentativas de expulsar os moradores da Vila Autódromo. Por meio de manifestações, a comunidade conseguiu impedir a remoção.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium