Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

• O que deve ser cancelado? Eis a questão

• Cardeal Luis Antonio Tagle: a melhor nomeação do papa

• CNBB emite nota sobre o desrespeito à fé cristã

Por: André | 25 Julho 2012

A Pontifícia Universidade Católica do Peru "deplora o decreto emitido pela Secretaria de Estado da Santa Sé, que contém diversos aspectos que se opõem aos direitos reconhecidos na Constituição Política e na legislação peruana – como o direito à identidade – ao pretender proibir o uso dos termos “Pontifícia” e “Católica”, afirma Comunicado publicado no dia 23 de julho, no sítio da universidade.

A tradução é do Cepat.

A Assembleia Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Peru, reunida na sessão de 23 de julho de 2012, aprovou o seguinte comunicado:

1. A comunidade universitária da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), representada por sua Assembleia Universitária, deplora o decreto emitido pela Secretaria de Estado da Santa Sé, que contém diversos aspectos que se opõem aos direitos reconhecidos na Constituição Política e na legislação peruana – como o direito à identidade – ao pretender proibir o uso dos termos “Pontifícia” e “Católica”.

2. A PUCP afirma que, por seu caráter de instituição peruana, constituída e domiciliada no Peru desde 1917, fará prevalecer o compromisso que tem para com seus estudantes, professores e trabalhadores, e para com seus graduados e egressos, de fazer respeitar sua denominação oficial, que goza de reconhecido prestígio nacional e internacional, e está expressa nos graus e títulos que outorga em nome do País.

3. A PUCP reitera seu compromisso com os valores católicos que a inspiram e a alentam cotidianamente. Estes valores nos reafirmam como uma universidade autônoma, democrática, criativa, crítica, pluralista, com qualidade no ensino e na pesquisa, comprometida com a sociedade peruana, e identificada com os princípios cristãos que fundam os direitos do ser humano.

4. Os membros da Assembleia Universitária da PUCP expressam seu reconhecimento e apoio à gestão que vem realizando o Reitorado da Universidade na condução das relações com a hierarquia da Igreja, em conformidade com os acordos adotados previamente pela Assembleia Universitária.

Comunicado da Assembleia Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Peru - Instituto Humanitas Unisinos - IHU