Marcha multitudinária pelo futuro de Sucumbíos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Setembro 2011

Centenas de pessoas participaram hoje de uma marcha pacífica na província amazônica de Sucumbíos, no nordeste do Equador, para exigir que o Vaticano eleja um bispo que mantenha a Igreja social e comunitária estabelecida na região onde os fiéis estão em desacordo.

A reportagem é da agência Efe, 18-09-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Blanca Diego, da equipe de comunicação das organizações que apoiaram a manifestação, estimou em cerca de 1.500 o número de participantes na marcha, que durou cerca de uma hora e meia.

Diego disse à agência Efe que a marcha foi realizada com "tranquilidade" e se concentrou nos arredores da Catedral de Sucumbíos, em torno da qual também estavam alguns representantes dos Arautos do Evangelho.

As diferenças na comunidade surgiram no ano passado, quando o bispo Gonzalo López Marañón, dos Carmelitas, se aposentou, e o Vaticano pôs como seu substituto Rafael Ibarguren, dos Arautos do Evangelho.

Isso, de acordo com o padre diocesano Edgar Pinos, afetou o "trabalho social e popular com as comunidades", porque a visão dos recém-chegados era um modelo de Igreja hierárquico.

Os Arautos chegaram na província amazônica em outubro de 2010 e, desde então, os seguidores de ambas as posturas vivem em confronto, razão pela qual o Vaticano decidiu expulsar ambas as ordens e, em março, nomeou Ángel Polivio Sánchez como delegado pontifício temporário.

Nesta semana, Polivio Sánchez, disse à agência Efe que o Vaticano está preocupado com o conflito entre os seguidores de um modelo de Igreja social e outro hierárquico em Sucumbios e procura nomear um bispo permanente que tranquilize os fiéis.

Sánchez explicou que, na semana passada, ele viajou ao Vaticano para apresentar um relatório sobre a situação e assegurou que "a preocupação da Santa Sé é que se volte à tranquilidade e à normalidade da vida eclesial".

Agora, disse Polivio Sánchez, o Vaticano pediu informações sobre esse caso para "poder tomar uma decisão" e "dar uma resposta e uma solução de certa permanência" para a província.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marcha multitudinária pelo futuro de Sucumbíos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU