III Jornada Mundial dos Pobres: o papa almoçará com 1500 convidados

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • “Uma nova educação para uma nova economia”: Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ministrará videoconferência nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O enorme triunfo dos ricos, ilustrado por novos dados impressionantes

    LER MAIS
  • Família Franciscana repudia lei sancionada por Bolsonaro que declara o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como dia Nacional do Rodeio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

15 Novembro 2019

No domingo 17 de novembro, às 10h, o papa Francisco presidirá a missa na basílica de São Pedro como encerramento da III Jornada Mundial dos Pobres, que ocorre de 10 a 17 de novembro. Após a celebração eucarística, compartilhará o já tradicional almoço na sala Paulo VI, com 1500 pobres como convidados especiais.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-11-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A sala Paulo VI será habilitada como um grande refeitório com 150 mesas para um almoço festivo em honra aos pobres, homens e mulheres provenientes de Roma, das dioceses do Lácio e de outras dioceses da Itália.

O almoço é oferecido por Roma Cares e ao final do mesmo os participantes receberão presentes: pacotes de massas da marca La Molisana e de azeite da empresa Coldiretti.

Esse almoço com os pobres se realiza também como sinal de inclusão em cada paróquia e organização voluntária que tenha se unido à iniciativa, tanto em Roma como no resto do mundo, dependendo das possibilidades. O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco para dar um sinal de atenção e inclusão às pessoas que vivem diariamente à margem da sociedade. O almoço é organizado e promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Durante toda a semana há em São Pedro consultas médicas, tratamentos e análises clínicas totalmente gratuitas para as pessoas indigentes.

Concerto

Nas vésperas da celebração da III Jornada Mundial dos Pobres, 7 mil pessoas necessitadas foram convidadas de honra no terceiro concerto "Com os pobres e para os pobres", que aconteceu no último sábado, 9 de novembro, na Sala Paulo VI.

O maestro Nicola Piovani, ganhador de Oscar pela trilha sonora do filme "A vida é bela", dirigiu a Orquestra Italiana do Cine. Assistiram famílias em dificuldades, idosos, pessoas sem teto e outras muitas em situação de fragilidade e precariedade.

Ambulatório na praça de São Pedro

Durante a edição 2019 da Jornada Mundial dos Pobres, se repete a experiência do ambulatório da praça São Pedro, onde durante a semana há consultas médicas, tratamentos e exames totalmente gratuitos para as pessoas indigentes, que normalmente apresentam dificuldades para acessar esse tipo de serviços.

Desta vez, graças ao apoio de importantes organizações de saúde e a difusão dessa iniciativa, se incrementaram as especialidades médicas, que são: medicina geral, cardiologia, diabetes, dermatologia, reumatologia, doenças infecciosas, ginecologia, oftalmologia, podologia, vacinação contra a gripe e ecografias.

O ambulatório está já em funcionamento desde o domingo, 10-11, e continuará até domingo, 17-11, das 8h às 20h. Excepcionalmente, contará com algumas interrupções do serviço, na quarta-feira pela manhã para a audiência do Papa e no domingo pela manhã para a oração do Ângelus.

No ano passado, o ambulatório recebeu em uma semana em torno de 2 mil pacientes que receberam 3.500 atendimentos gratuitos. A intervenção dos médicos foi providencial em três pacientes que sofreram infarto no momento da visita e também foram identificadas várias pessoas com doenças infecciosas graves, as quais se deu acompanhamento durante o período necessário depois da celebração do Dia Mundial.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

III Jornada Mundial dos Pobres: o papa almoçará com 1500 convidados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV