Prof. Dr. Paolo Gerbaudo

King's College – Inglaterra

Populismo e Neo-Estatismo: crise econômica, reconstrução social e reparo ecológico

Dr. Fernando Wirtz

Eberhard Karls Universität Tübingen – Alemanha

Terraformação, cosmotécnica e pós-cosmologia: A fuga do determinismo tecnológico

17h30min às 19h

Prof. Dr. José Manuel de Cózar

Universidad de La Laguna – Espanha

Transumanismo e pós-humanismo no Antropoceno. Evolução tecnológica e autonomia humana

Prof. Dr. Roberto Marchesini

Istituto di formazione zooantropologica – Itália

A condição pós-humana em um mundo maquínico. Tecnosfera, presença e responsabilidade social

Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior

Unicamp e PUCPR

Técnica e Ética no contexto atual. A crise e a (des)humanidade no Brasil no século XXI

Prof. Dr. Alfonso Ballesteros Soriano

Universidad Miguel Hernández – Espanha

A digitalização nas formas de governar. Reflexões sobre o resgate do humano nas estruturas de poder

Prof. Dr. Lucas Nascimento Machado

UFRJ

Yuk Hui e Tecnodiversidade: Pensando a questão da tecnologia de uma perspectiva intercultural

Prof. Dr. Sebastiano Maffettone

Libera Università Internazionale degli Studi Sociali – LUISS – Itália

Ética, pós-humanismo e participação política na sociedade da inteligência artificial

keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

Ciclo de Estudos – A condição humana entre a Biosfera, a Tecnosfera e a Infosfera em tempos sindêmicos debaterá interdisciplinarmente questões relacionadas às cosmotécnicas, ética, transumanismo, pós-humanismo, tecnofeudalismo, digitalização da governança, sistemas de poder, tecnosfera, biosfera e responsabilidade socioambiental. Estas discussões terão o intuito de evidenciar questões humanitárias em meio às transformações ambientais, climáticas e tecnossocietais globalmente vigentes.

Objetivo Geral

Compreender transdisciplinarmente a (re)configuração da condição humana nos processos de algoritmização e digitalização da vida, diante do contexto contemporâneo sindêmico e das suas relações com a biosfera, tecnosfera e infosfera.

Objetivos específicos

• discutir sobre a condição (pós) humana a partir dos avanços tecnológicos do/no contexto contemporâneo de pandemia;

• abordar criticamente o fenômeno da digitalização como forma ascendente de governança, de produção e reprodução (in)sustentável da vida;

• compreender a (não) autonomia humana, evidenciando sua dimensão eco-ético-política perante o fenômeno societal da infosfera;

• compreender as transformações da ação humana na biosfera e seus impactos no sistema Terra e na produção de um novo regime climático;

• propor um horizonte político que estimule novas formas de conceber a tecnologia, sobretudo a Técnica, abordando cosmovisões distintas daquelas da Modernidade.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU