keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Tem alguma dúvida? Contate o Atendimento Unisinos.

Apresentação

O "Ciclo de Filmes e Debates Crise do Capitalismo - dez anos depois", em sua segunda edição, busca auxiliar na compreensão da crise econômica global, iniciada em 2008 no mercado imobiliário norte-americano. A qual atingiu rapidamente enormes proporções e efeitos sistêmicos, afetando mercados dependentes de fluxos internacionais de capital, com consequências tanto para bancos e empresas quanto para pessoas de diferentes países.

Para ajudar a entender uma crise de tais proporções e a refletir sobre suas repercussões atuais, o Ciclo busca o recurso audiovisual. Através de filmes selecionados o participante poderá identificar desde causas da crise, passando por descrições de várias situações, até algumas de suas consequências e repercussões.

Como funciona o curso

Ocorre em EAD na plataforma Moodle. A cada 15 dias um filme é indicado, o qual o participante deve assisti-lo na primeira semana (é de responsabilidade do participante providenciar o acesso a cada um dos filmes indicados em cada período) e na segunda semana participa de um debate num fórum.

Objetivo Geral

Capacitar o participante a identificar alguns elementos centrais da crise econômica do capitalismo iniciada em 2008, tomando como base as interpretações geradas por produções cinematográficas a esse respeito.

Período: 29 de abril a 20 de julho de 2019

Local: Plataforma Moodle Unisinos

Investimento: Gratuito

Ministrante: Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – Unisinos

Certificado

Os certificados do evento estarão disponíveis a partir de 30 dias, após o término do evento, no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados.

O mundo do trabalho e a crise sistêmica do capitalismo globalizado

Edição: 291

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou recentemente o relatório “Global Employment Trends”, estimando que a recessão global pode gerar em 2009, um contingente adicional de desempregados entre 18 milhões e 30 milhões de pessoas, mas esse número pode chegar a 50 milhões caso o quadro continue se deteriorando. No caso da América Latina e do Caribe, a estimativa é de que os desempregados poderão variar entre 2 milhões e 4 milhões de trabalhadores. Depois de ter tratado, em várias edições anteriores, a crise sistêmica do capitalismo flexível, financeirizado e global, nesta edição a IHU On-Line busca descrever o seu impacto sobre o mundo do trabalho.

O capitalismo cognitivo e a financeirização da economia. Crise e horizontes

Edição: 301

“A financeirização – longe de contrapor-se à economia 'real' – é a forma da economia capitalista capaz de comandar o trabalho cognitivo e a produção do saber vivo”, constata Gigi Roggero, economista italiano, em entrevista publicada nesta edição da IHU On-Line. Desde que emergiu a maior crise do capitalismo desde 1929, esta revista dedicou quatro edições para a sua discussão e debate. Assim, a crise foi debatida desde um ponto de vista mais keynesiano e depois, sob um ponto de vista mais marxiano. Também discutimos os impactos da crise no mundo do trabalho e no ambiente.

Financeirização, Crise Sistêmica e Políticas Públicas

Edição: 492

Nos próximos dias 13 e 14 de setembro, realiza-se o IV Colóquio Internacional IHU. Políticas Públicas, Financeirização e Crise Sistêmica. Diante do atual cenário político, econômico e social do País, caracterizado pela hegemonia do financeiro sobre a vida sócio-econômico-política, causando permanentes crises sistêmicas, a tal ponto de essas se transformarem em formas de governo, ou seja, em instrumento de comando político sistêmico, o evento debaterá a construção e efetivação das políticas públicas no Brasil.