• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Quase 40 milhões ficarão desocupados com a pandemia, prevê estudo da ONU

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

29 Mai 2020

Mais de 37 milhões de desocupados, quase 12 milhões de novos desempregados e mais de 50% da população na informalidade ainda em 2020. Essas são algumas das previsões do relatório Conjuntura Laboral na América Latina e no Caribe: o trabalho em tempos de pandemia – desafios diante da doença do novo coronavírus (Covid-19), publicado nesta semana pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reportagem é publicada por Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), 27-05-2020.

O levantamento também aponta para o aumento da pobreza e da desigualdade, com todos os riscos sociais implicados. Na América Latina, a pobreza deve alcançar 34,7% da população, o que significa em torno de mais de 214 milhões de pessoas. Já a pobreza extrema deve chegar a 13%, atingindo 83,4 milhões de pessoas. Um dos fatores que contribui para esse cenário é o aumento da informalidade que afeta, por exemplo, a arrecadação, o giro e a geração de riquezas.

Para a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza Noemia Garcia Porto, o aumento do desemprego e da desigualdade social são problemas graves no horizonte. A retração econômica, segundo o estudo, vai se situar em torno de 5,3% do PIB regional, podendo provocar um aumento na taxa de desocupação em pelo menos 3,4 pontos percentuais. “A precarização deve se agravar se os países, e o Brasil em especial, continuarem insistindo em fórmulas que não dão resultado, como o discurso obsessivo no sentido de que a redução de direitos e de proteção poderiam gerar postos de trabalho”, prevê a magistrada. Noemia Porto também chama a atenção para a necessidade de se considerar a questão de gênero, tendo em vista a injusta divisão sexual das tarefas domésticas, que tem representado um problema para muitas mulheres que se encontram prestando serviços na modalidade a distância.

Na avaliação da presidente, sob uma lógica de desenvolvimento sustentável para geração de resultados consistentes e promotores de uma cidadania inclusiva, algumas ideias precisam ser consideradas no debate público. Para os trabalhadores e as trabalhadoras, a presidente defende o reforço da política do salário-mínimo, conforme prevê a Constituição Federal, além de apoio econômico aos informais, prosseguindo-se em uma política de renda básica de médio e longo prazo, e não apenas durante a pandemia.

A presidente da Anamatra aponta ainda para a necessidade de investimento destinado às empresas com o fim específico de conferir suporte aos trabalhadores e às trabalhadoras na adaptação ao teletrabalho, inclusive para preservação do meio ambiente laboral. “Adoecimentos sobrecarregam o sistema de saúde e o sistema previdenciário, além de atingir e diminuir os índices de produtividade. É necessária uma política pública geral para garantir e disponibilizar serviços sanitários essenciais e proteger os sistemas de saúde, independentemente da condição de o trabalhador ser empregado ou não, tal como apontam as agências da ONU”.

Ainda no que se refere ao setor empresarial, a magistrada defende o incremento da proteção às pequenas e médias empresas através de apoio financeiro e programas de recuperação das respectivas atividades, sempre mediante a contrapartida da geração de empregos. “É necessário manter a lógica de incremento da massa salarial como fórmula para o giro econômico e aquecimento do consumo”, explica Noemia Porto. 

Brasil

Estatísticas nacionais corroboram as previsões do relatório da ONU. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil ficou em 12,2% no primeiro trimestre de 2020. Em comparação ao mesmo período em 2019, são mais de 1,2 milhão de pessoas, o que, em termos relativos, corresponde a um aumento de 1,3% da taxa de desemprego.

Dados do Ministério da Economia, pertinentes aos primeiros quatro meses de 2020, demonstram um aumento de 1,3% nos pedidos de seguro-desemprego em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Se considerados apenas os pedidos de abril, o volume é 22,1% superior em comparação a 2019. O maior volume de pedidos ocorreu nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e nos setores de comércio, indústria e agropecuária.

Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Economia, o Brasil fechou fechou 860.503 empregos com carteira assinada em abril deste ano. O valor corresponde à diferença entre as contratações (598.596) e as demissões (1.459.099) no período. Desde o início da série histórica da Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, essa é a maior demissão registrada para o mês de abril nos últimos 29 anos. 

Clique aqui para acessar a íntegra do documento.

 

Leia mais

  • O mercado de trabalho antes e pós-pandemia na América Latina
  • ‘Está na hora de organizar a economia para colocá-la a serviço da vida das pessoas, e não da acumulação privada da riqueza’
  • 1º de maio em tempos de pandemia: a mutação do capitalismo e a degradação do trabalho. Entrevistas especiais com Ricardo Antunes, Clemente Lúcio e José Dari Krein
  • Esta crise exige uma virada para um mercado de trabalho mais resiliente e um mundo mais justo
  • Democratizando o trabalho. Três propostas para o trabalho. Um apelo
  • Pandemia e a sociedade do trabalho: A ‘tempestade perfeita’ na interpretação durkheimiana
  • As medidas para o trabalho no contexto da pandemia configuram um atentado contra a razão
  • Os trabalhadores e as trabalhadoras em meio à pandemia de Covid-19
  • A pandemia e a necessidade de uma reforma universal do bem-estar social e de uma renda básica
  • 1,6 bilhão de trabalhadores estão com rendas insuficientes para subsistência na crise
  • A sociedade do trabalho pós-coronavírus favorecerá o capital
  • Nos bastidores, Planalto planeja permitir cortes nos salários
  • Desemprego afeta 1/3 das famílias brasileiras de renda mais baixa
  • Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
  • Empresários pedem ‘plano Marshall’ e XP fala em 40 milhões de desempregados no Brasil
  • Crise para quem e para quê? A dura realidade do trabalho brasileiro
  • Mudanças fundamentais na MP 936
  • "Em momento de alta fragilidade colocar pessoas com medo para negociarem sozinhas será sempre imposição", afirma Anamatra sobre MP 936
  • Redução de salários por MP é inconstitucional e agrava crise econômica
  • Coronavírus: MP abre brecha para que funcionário contaminado no trabalho seja demitido
  • “Não tem nenhum parágrafo em toda MP que favoreça, de fato, o trabalhador”
  • Manifesto: Em defesa do mundo do trabalho
  • A pandemia do novo coronavírus e as relações de trabalho
  • Diante do Covid-19, como ficam os trabalhadores informais?
  • Sem escolha, trabalhadores mantêm rotina na epidemia de coronavírus
  • A classe operária em tempos de coronavírus. Artigo de Moni Ovadia
  • Com coronavírus, setor informal é triplamente penalizado
  • E se essa crise mudou radicalmente o mundo do trabalho...

Notícias relacionadas

  • Os 90 anos do "Comandante Fidel"

    No último sábado, 13 de agosto, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, completou 90 anos. Obviamente, é um aniversário importa[...]

    LER MAIS
  • Chile discute aborto após menina de 11 anos engravidar de padrasto

    LER MAIS
  • “Homens trabalham mais que mulheres”: mais uma gafe de Ricardo Barros

    O ministro da Saúde, Ricardo Barros, causou mais uma polêmica ao afirmar na tarde desta quinta-feira (11), que os homens procura[...]

    LER MAIS
  • Mercado de trabalho encolhe 0,36% na RMPA em maio de 2016

    Houve a redução de 4.130 postos de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA em maio de 2016, o que representa re[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados