Uma visita do Papa Francisco à Grécia junto com o Patriarca Bartolomeu, como a de Lesbos em 2016? Um projeto já bastante avançado

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Discernimentos depois da Primeira Assembleia Eclesial. Artigo de Paulo Suess

    LER MAIS
  • Formação e espiritualidade do Ministro Extraordinário da Eucaristia

    LER MAIS
  • Paris, o Papa aceita a renúncia de Aupetit

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


20 Janeiro 2020

O Papa e o Patriarca em peregrinação ao sítio arqueológico grego de Filipos, primeira cidade europeia evangelizada pelo apóstolo Paulo. Uma viagem com três etapas: Grécia, Chipre e Montenegro.

A reportagem é publicada por Il Sismografo, 17-01-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Nos últimos dias, de acordo com notícias vazadas por diferentes círculos, tanto no Vaticano quanto na Grécia, está tomando corpo de maneira consistente a possibilidade de o Papa Francisco, no decorrer de 2020, visitar o território grego pela segunda vez após a histórica visita, junto com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, a Lesbos em julho de 2016. Segundo fontes gregas ortodoxas e católicas que revelaram à imprensa alguns detalhes das conversas em andamento, teria vindo de parte do Pontífice a confirmação de sua disponibilidade e a intenção. O motivo principal da possível peregrinação do Papa Bergoglio está associado aos passos do apóstolo Paulo, tema narrado nos Atos dos Apóstolos, conteúdos ilustrados pelo Papa em suas catequeses semanais durante as Audiências Gerais. Na quarta-feira passada, o Santo Padre concluiu o ciclo dedicado ao tema com 20 reflexões entre 29 de maio de 2019 e 15 de janeiro de 2020.

Também a histórica visita à Grécia de são João Paulo II teve como fio condutor os passos de Paulo e aconteceu entre 4 e 5 de maio de 2001, a primeira de um bispo de Roma desde o cisma de 1054. Durante aquela peregrinação, há 19 anos, o Papa Wojtyla também visitou Malta e a Síria, no contexto das Peregrinações do Jubileu.

Sobre a visita de Francisco se discute e se trocam propostas há bastante tempo, e o tema, direta e indiretamente, foi o assunto da visita ao Vaticano do ministro de Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias (23 de outubro de 2019) e do cardeal Leonardo Sandri, Prefeito para as Igrejas Orientais, na Grécia (12 a 16 de novembro de 2019).

Filipos, Grécia
(Reprodução: Google Maps)

Chipre
(Reprodução: Google Maps)

Montenegro
(Reprodução: Google Maps)

As fontes consultadas garantem que, além de Atenas, o Papa Francisco terá que decidir visitar outros lugares e são listados como candidatos: Tessalônica, Laganas e Veria. Um momento singular e muito significativo do programa do papa poderá ser a visita, junto com o Patriarca Bartolomeu, ao sítio arqueológico de Filipos, antiga cidade da Macedônia, hoje em território grego, no norte, perto do Mar Egeu. Filipos, Patrimônio Mundial da UNESCO, desempenhou um papel muito importante nos primeiros séculos do cristianismo. Foi a primeira cidade da Europa a ser evangelizada por São Paulo, que dirigiu uma de suas epístolas à comunidade de Filipos. Foi um centro importante mesmo na época bizantina. Mais tarde, foi ocupada pelos latinos durante a IV cruzada e depois abandonada.

Por fim, alguns analistas que seguem de perto as viagens internacionais do Papa Francisco, consideram que um percurso em três etapas é possível: Grécia, Chipre e Montenegro.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma visita do Papa Francisco à Grécia junto com o Patriarca Bartolomeu, como a de Lesbos em 2016? Um projeto já bastante avançado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV