A vida religiosa brasileira reelege sua presidente para o próximo triênio

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Carta aberta à Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil

    LER MAIS
  • “O futuro é o comunismo de interpretação, o que eu chamo de comunismo hermenêutico”. Entrevista com Gianni Vattimo

    LER MAIS
  • Enzo Bianchi rompe o silêncio: “Que a Santa Sé nos ajude. Nunca contestei o legítimo prior”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


16 Julho 2019

A vida religiosa brasileira reelegeu, na sexta-feira, 12-07, como presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, a irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, que desempenhará esse serviço até 2022. As eleições ocorreram na 25ª Assembleia Eletiva da CRB, que aconteceu de 10 a 14 de julho, em Brasília.

A reportagem é de Luis Miguel Modino, publicada por Religión Digital, 13-07-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O tema da assembleia é “Consagrados e Consagradas na Missão”, tendo como lema “Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 2, 5)”, tendo como propósito, junto com a eleição da nova direção, discutir as prioridades para o próximo triênio. Nesse sentido, como reconheceu a irmã Paula Francinette, a assembleia é um “espaço de encontro, de escuta daquilo que Deus pede à vida religiosa consagrada nos dias de hoje, nos tempos de hoje, com todos os desafios”. Segundo ela, “na vida religiosa somos consagrados e consagradas ao serviço do Povo de Deus com muita consciência do que Deus nos pede”. Uma opinião compartilhada pela irmã Petronila de Sousa, que vê a assembleia como “um novo impulso para a vida consagrada”, insistindo em que seja um bom momento para “que possa atender ao apelo do papa Francisco de uma Igreja em saída, de uma Igreja missionária”.


Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro. Foto: Conferência dos Religiosos do Brasil

Ao ser convidada a contestar se aceitava assumir essa missão, a irmã Maria Inês disse: “Em primeiro lugar, obrigada pela confiança! Eu tenho certeza que Deus me pediu esse serviço e preparou o caminho, na comunhão com os consagrados e consagradas. Em janeiro, fiz um retiro para fazer o discernimento, porque eu percebia, pela caminhada, que Deus ia me pedir mais serviço à Vida Consagrada. E eu me lembro das palavras do orientador que me disse: – Não faça nada para ficar, não faça nada para sair. Esteja nas mãos de Deus. Então, Ele me preparou”.

Ao falar do que se propõe para os próximos anos, a presidente da CRB apontou que “neste triênio desejo me dedicar mais à questão da Amazônia, à identidade dos sacerdotes religiosos, para que possamos ter uma vida consagrada masculina e feminina segundo o espírito de Jesus”. Irmã Maria Inês, que nos últimos anos se tornou uma das vozes mais proféticas da Igreja brasileira, afirmou, em suas palavras aos participantes da 25ª Assembleia eletiva, que “também outra coisa que está muito no meu coração, para que possamos juntos trabalharmos, é a questão do abuso sexual na Igreja, o abuso de menores, o tráfico humano e a questão das Políticas Públicas”.

Desde essa perspectiva, desafiou os religiosos a promover “a nossa inserção, para que possamos, dado como já vimos, a aprovação da Reforma da Previdência, acompanhar os pobres e os pequenos. Nosso trabalho como igreja, como cristãos, é ainda maior. Vamos nos unir!”. Finalmente, a religiosa, depois de dizer que confiava na graça de Deus, deu seu sim ao serviço que a vida religiosa novamente lhe encarregou.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A vida religiosa brasileira reelege sua presidente para o próximo triênio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV