O terrível custo do azeite de oliva: milhões de aves morrem de ataques cardíacos

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Discernimentos depois da Primeira Assembleia Eclesial. Artigo de Paulo Suess

    LER MAIS
  • Formação e espiritualidade do Ministro Extraordinário da Eucaristia

    LER MAIS
  • Paris, o Papa aceita a renúncia de Aupetit

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Julho 2019

Todos os anos, os franceses consomem em média 3,5 litros de azeite de oliva. Na culinária mediterrânea, é um dos componentes mais importantes. Quando bem usado, é benéfico para a saúde. Por outro lado, o que a maioria das pessoas não sabe é que sua produção representa um desastre para o mundo animal. Milhões de aves são diretamente afetadas. Explicações.

A reportagem é de Benjamin Cabiron, publicada por Daily Geek Show, 01-07-2019. A tradução é de André Langer.

A colheita noturna

A pesquisa foi publicada na revista Nature. Segundo os pesquisadores, apenas na Espanha, cerca de 2 milhões de aves morreram devido à colheita noturna das azeitonas. Para entender esse fenômeno, é preciso saber que a colheita das azeitonas é feita à noite, quando é mais fresco, para preservar o aroma do fruto. Além disso, impede que as frutas murchem ao sol.

Por outro lado, a noite é também uma oportunidade para os pássaros descansarem nos ramos das oliveiras. Totalmente adormecidos, quando acham ter encontrado refúgio, os pássaros ficam totalmente desorientados e ofuscados pela luz das máquinas. Note-se também que a época da colheita da azeitona coincide com a chegada das aves migratórias que chegam para passar o inverno na bacia mediterrânea. E por causa dos faróis dos veículos, a maioria das aves fica submetida a fortes pressões, e observa-se a existência de muitos ataques cardíacos.

No total, nada menos que 2,6 milhões de aves da mesma família são dizimadas apenas na Andaluzia. Como lembrete, a Espanha é o maior produtor de azeite de oliva do mundo, com 57% da produção da Europa, o que representa quase 38% da produção mundial. Mas, infelizmente, não se trata de um fenômeno isolado. Portugal conhece um destino semelhante, uma vez que 96 mil aves morrem todos os anos.

Um desastre ambiental subestimado?

Os especialistas concordam em dizer que este é um problema que ultrapassa as fronteiras geográficas e deve ser levado mais a sério. Segundo a Direção de Gestão de Ambientes Naturais e Áreas Protegidas da Andaluzia, “trata-se de um problema real, atual, com graves consequências ambientais que ultrapassam os limites geográficos andaluzes e hispânicos”.

Na Espanha, para cada reboque de azeitonas, cerca de cem aves morrem. A proporção é grande, com 100 mortes por hectare. No momento, na França, a colheita é mais artesanal do que mecânica, e os efeitos estimados são muito menos devastadores. Mas cada vez mais produtores estão industrializando sua produção, o que logicamente levará às mesmas consequências dramáticas para as aves.

Na Grã-Bretanha, os supermercados admitiram que o seu azeite de oliva pode ser o motivo de milhões de mortes de aves, e muitos se comprometeram a trocar de fornecedor. Portanto, recomenda-se escolher os produtores que colhem suas azeitonas manualmente, mesmo que seja mais caro e os rendimentos sejam significativamente mais baixos. Mas numa época em que as populações de aves em nosso interior foram bastante reduzidas, em um terço em 17 anos, a fragilidade ambiental está mais do que nunca na pauta.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O terrível custo do azeite de oliva: milhões de aves morrem de ataques cardíacos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV