Conflitos no campo atingem quase 1 milhão de pessoas em 2018

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Abril 2019

Minas Gerais lidera casos de conflito por água e trabalho escravo no país; mineradoras são protagonistas da tragédia.

A reportagem é de Giovanna Galvani, publicada por CartaCapital, 14-04-2019.

Cerca de 960 mil pessoas estiveram envolvidas em conflitos no campo no ano de 2018, segundo o novo relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado na sexta-feira 12. Os dados apontam que o ano passado bateu recorde em relação aos conflitos por água no país desde 2002, estatística que apontou mineradoras como Samarco e Hydro Alunorte entre as principais motivadoras das denúncias. Além da água, a disputa por terra e o aumento de casos por trabalho escravo também compõem o cenário.

O aumento da violência não foi homogêneo no país – a região Norte dobrou os embates em relação a 2017. Para os conflitos por terra, os anos da “ruptura política”, que vão de 2015 a 2018, sustentam em um nível alto estatísticas observadas – com uma média anual de 127 mil famílias envolvidas. Os indicadores desse período só são menores do que os do começo dos anos 2000, tempo no qual o país possuía mais de 200 mil famílias atreladas a confrontos agrários.

As mineradoras e a água

Em relação à água, o crescimento de 40% dos conflitos, segundo o relatório, têm três pontos emblemáticos em sua discussão. Entre eles, quase 60 ações envolvendo a tragédia de Mariana, em Minas Gerais, e outras 55 relacionadas à luta das comunidades do Baixo São Francisco sergipano contra interesses imobiliários especulativos.

No Pará, a cidade de Barcarena foi cenário de 30 ações contra a Hydro Alunorte, mineradora acusada de despejar irregularmente rejeitos químicos nos rios e afluentes da região.

Trabalho escravo

Em 2018, 86 casos de trabalho escravo foram denunciados, o que envolve 1465 pessoas. Cerca de 940 foram libertadas, resposta mais efetiva do que em 2017, apesar de ainda insuficiente em relação à região que sustenta a maior fatia do total, o Sudeste. Das quase 800 pessoas relatadas com mão de obra explorada, mais de 600 estavam localizados em Minas Gerais – e apenas 40% foram efetivamente resgatados, o que coloca o estado, novamente, em um destaque negativo em relação às políticas no campo.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conflitos no campo atingem quase 1 milhão de pessoas em 2018 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU