Meio grau de aquecimento global pode causar diferenças drásticas nos riscos compostos de inundação e de seca

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

29 Março 2019

O aumento da temperatura global também intensificará o ciclo hidrológico, alterando significativamente a frequência e a intensidade das chuvas.

A reportagem é publicada por Institute of Industrial Science (IIS) e reproduzida por EcoDebate, 28-03-2019. A tradução e edição é de Henrique Cortez.

Fonte: EcoDebate

Em 2015, para combater as ameaças urgentes impostas pelas mudanças climáticas, a maioria dos países do mundo se uniu para estabelecer o Acordo de Paris: um plano ambicioso para evitar que a temperatura global suba 2°C acima dos níveis pré-industriais. É urgente trabalhar para limitar ainda mais esse aumento de temperatura a 1,5°C.

Esses números aparentemente pequenos podem mascarar o impacto e a complexidade que as mudanças na temperatura global representam. Por exemplo, o aumento da temperatura global também intensificará o ciclo hidrológico, alterando significativamente a frequência e a intensidade das chuvas. Enchentes, secas, deslizamentos de terra e insegurança alimentar e hídrica são apenas alguns dos muitos perigos das mudanças resultantes nos padrões de precipitação.

Para entender o que o futuro pode comportar e para moldar as políticas e comportamentos que guiam esse resultado, pesquisadores da Universidade de Tóquio, juntamente com colaboradores internacionais, desenvolveram uma nova métrica para avaliar a intensificação dos períodos de chuva e seca sob os efeitos do aquecimento global. Eles chamam isso de “índice de intensificação hidrológica evento-a-evento”, ou E2E, conforme descrito em um novo estudo publicado na Scientific Reports.

“O E2E combina intensidade de precipitação agregada normalizada e comprimento de seca para captar a interconexão de feixes secos e úmidos adjacentes e a intensificação de seus turnos de fase”, explica o autor correspondente Hyungjun Kim.

A equipe de pesquisa conduziu experimentos conjuntos de múltiplos modelos para comparar a E2E entre os cenários com 1,5°C e 2°C de aquecimento. No geral, o aquecimento foi associado a um claro aumento na E2E, com aumento adicional significativo de 1,5°C para 2,0°C de aquecimento.

Além disso, o estudo revelou tendências geográficas em mudanças na intensidade da chuva sob esses cenários de aquecimento. Por exemplo, precipitações mais intensas são previstas em grande parte da América do Norte e Eurásia, enquanto secas mais intensas são projetadas para a região do Mediterrâneo. Outro achado importante foi que a intensificação mais extrema seria cerca de 10 vezes maior que a intensificação média.

“Nossos resultados sugerem que eventos extremos, secos e úmidos, irão coexistir cada vez mais, como a mudança da seca extrema para inundações severas que vimos na Califórnia no passado recente”, disse o principal autor Gavin D. Madakumbura. “Pelo menos em termos de mitigação de desastres e segurança hídrica, haveria benefícios significativos em limitar o aquecimento global a 1,5°C para reduzir a intensificação da variabilidade entre os eventos”.

Referência:

Event-to-event intensification of the hydrologic cycle from 1.5°C to a 2°C warmer world
Gavin D. Madakumbura, Hyungjun Kim, Nobuyuki Utsumi, Hideo Shiogama, Erich M. Fischer, Øyvind Seland, John F. Scinocca, Daniel M. Mitchell, Yukiko Hirabayashi & Taikan Oki
Scientific Reportsvolume 9, Article number: 3483 (2019)

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Meio grau de aquecimento global pode causar diferenças drásticas nos riscos compostos de inundação e de seca - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV