Mudança climática. O movimento dos estudantes chega ao Congresso dos Deputados em Madrid

Revista ihu on-line

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho

Edição: 535

Leia mais

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Mais Lidos

  • Bancos vão ficar com 62% da renda do trabalhador se capitalização for aprovada

    LER MAIS
  • Papa Francisco entrega sua cruz peitoral à comunidade de Brumadinho

    LER MAIS
  • "Vamos guardar o pessimismo para tempos melhores". Entrevista com Frei Betto

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

02 Março 2019

O movimento internacional ecológico Fridays for Future chega nessa sexta-feira ao meio-dia às portas do Congresso dos Deputados, em Madrid, com uma concentração convocada por estudantes na escadaria dos leões, com a qual reivindicaram à classe política “ação real” contra a mudança climática.

A reportagem é publicada por El País, 01-03-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A iniciativa surge da adolescente sueca Greta Thunberg, que no último verão começou a se manifestar todas as sextas frente ao Parlamento da Suécia. Seu exemplo se espalhou em países de toda Europa, como na Bélgica, onde no último 24 de janeiro se manifestaram mais de 30 mil estudantes.

“Simplesmente somos um grupo de estudantes que estamos pedindo aos políticos que façam algo, não somos uma organização, somos um movimento que sentamos no Congresso às sextas, e não estamos filiados a nenhuma organização política, nem de ativismo”, explica a estudante Irene Rubiera, de 19 anos, e uma das representantes de Fridays for Future em Madrid.

O movimentou chegou a Espanha desagregado, florescendo separado em diferentes cidades. Primeiro em Girona, onde os estudantes se concentrar há semanas na universidade. Na última sexta, uma centena de jovens se concentrou na praça Sant Jaume de Barcelona. Essa semana, é a vez de Madrid, onde pretendem repetir a concentração em frente ao Congresso cada sexta-feira ao meio-dia.

A Convocatória nessa sexta às 12:30, utiliza redes sociais como Twitter e Instagram, que chamam participar no protesto pelo clima no Congresso, de forma pacífica, para chamar a atenção da classe política. “Necessitamos que alguém nos escute e se ocupe de arruma isso antes que seja tarde demais”, explica Irene.

“O discurso tradicional contra a mudança climática está dirigida à geração de nossos pais”, afirma a jovem. “É aquilo de pensar na terra o que vai deixar aos filhos. Mas agora mesmo a ONU disse que se em 2030 não tomarmos medidas sérias, vamos ter uma catástrofe climática que não poderemos impedir, e eu em 2030 terei 30 anos. Não é a terra dos meus filhos, é a que eu vou viver”, completou Irene.

Greve Internacional no 15 de março

As mobilizações do Fridays for Future também promoveram a convocatória de uma greve estudantil internacional para o próximo 15 de março. Na Espanha, e agrupados no coletivo Juventud por el Clima, os estudantes começaram a se organizar para estender a convocatória.

“Nós estamos jogando muito, jogando o nosso futuro. Se os políticos não fazem nada, faremos que nos escutem. O custo da passividade é enorme. Fazem falta mudanças profundas em um modelo econômico cujas principais vítimas somos nós mesmos”, explicam no comunicado que está se difundindo a jornada de greve.

De outra parte, o Sindicato de Estudantes também se somou a esse chamado para contra a mudança climática esvaziar as aulas e organizar concentrações em 15 de março ao meio-dia, em cidades de todo o país.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudança climática. O movimento dos estudantes chega ao Congresso dos Deputados em Madrid - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV