Cardeal Marx, surpreso pela carta de Ladaria sobre a intercomunhão

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Junho 2018

O cardeal Marx se declarou “surpreso” após a publicação da carta do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Ladaria, na qual afirma que a proposta de intercomunhão “não está madura” para se tornar norma da Igreja universal.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 05-06-2018. A tradução é do Cepat.

Em um comunicado, o presidente do Episcopado alemão recorda que na conversa ocorrida em Roma, em maior passado, “foi dito aos bispos participantes que eles deveriam encontrar ‘no possível, um resultado unânime, em espírito de comunhão eclesial’”.

Sendo assim, declara-se “surpreso de que esta carta tenha chegado de Roma, antes de ter encontrado essa solução correspondente”, e sustenta “a necessidade de posteriores conversas no seio da Conferência Episcopal Alemã, tanto no Conselho permanente como na Assembleia plenária de outono, assim como também com os respectivos dicastérios romanos e com o próprio Santo Padre”.

Em sua carta, que segundo Ladaria foi escrita com a aprovação do Papa, afirma-se que o documento alemão “apresenta problemas de notável relevância” para a Igreja em todo o mundo.

Também destaca que a questão tem efeitos nas relações ecumênicas com as outras igrejas e comunidades eclesiais “que não são de subestimar”. Isso sim, Ladaria aponta que “parece oportuno deixar ao bispo diocesano a avaliação sobre a existência de uma “grave necessidade iminente”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal Marx, surpreso pela carta de Ladaria sobre a intercomunhão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU