Argentina. Sindicalistas reunidos com a Conferência Episcopal

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • Por que o Papa Francisco não tem medo de um cisma

    LER MAIS
  • Os 12% do presidente – em que lugar da sociedade habita o bolsonarista convicto?

    LER MAIS
  • O cardeal Burke inicia a cruzada contra o Sínodo sobre a Amazônia, com base em um documento herético

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

25 Maio 2018

O presidente da Conferência Episcopal da Argentina e bispo de San Isidro, Oscar Ojea, reuniu-se na terça-feira, na sede da organização católica, com os dirigentes sindicais Pablo Moyano (caminhoneiros), Hugo Yasky (CTA dos trabalhadores) e Pablo Micheli (CTA Autônoma). A reunião também contou com a presença de Gustavo Vera, presidente da Fundação La Alameda. A reunião foi solicitada pelos sindicalistas.

A reportagem é de Washington Uranga, publicada por Página/12, 23-05-2018. A tradução é de André Langer.

Na reunião, os representantes dos trabalhadores externaram a Ojea sua preocupação com o aumento das tarifas e com o risco que, na sua opinião, representaria um possível acordo do governo do presidente Mauricio Macri com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A preocupação foi acolhida por Ojea, embora não houvesse pronunciamento do bispo sobre o assunto.

O presidente da Conferência Episcopal convidou os dirigentes sindicais para participarem da Semana Social, que será realizada entre os dias 22 e 24 de junho, organizada pela Comissão Episcopal de Pastoral Social, presidida por dom Jorge Lugones, e lembrou que esta comissão é precisamente aquela que acompanha o diálogo com os trabalhadores.

Os líderes sindicais informaram Ojea sobre as mobilizações que estão sendo realizadas nas diferentes frentes para exigir mudanças na política econômica oficial e sobre as medidas de protesto que estão sendo preparadas.

A reunião também discutiu o mais recente documento da Congregação para a Doutrina da Fé, “Considerações para um discernimento ético sobre alguns aspectos do atual sistema econômico-financeiro”. Os participantes comprometeram-se a continuar refletindo e aprofundando as contribuições feitas neste texto que tem o aval do Papa Francisco.

Desde que assumiu o cargo, no ano passado, como presidente da Conferência Episcopal, dom Ojea tem mantido uma política de diálogo permanente com os interlocutores de organizações sociais, sindicais e de direitos humanos. Pela sede do Episcopado transitam também com frequência líderes políticos e empresários, interessados em dar a conhecer à mais alta autoridade da Igreja argentina seus pontos de vista sobre o que está acontecendo no país.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina. Sindicalistas reunidos com a Conferência Episcopal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV