Bolsa Família é único gasto que chega aos pobres, aponta OCDE

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Março 2018

O Bolsa Família é o único gasto público que realmente chega aos pobres, afirmou Jens Arnold, economista responsável pelo Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), nesta quinta-feira (1º), em evento em São Paulo.

“É um gasto verdadeiramente progressivo, porque 83% das despesas atingem os 40% mais pobres. E o Brasil gasta apenas 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nesse programa”, diz ele.

A informação é publicada por portal Uol, 01-03-2018.

O economista recomendou deslocar ao Bolsa Família as economias que possam ser geradas com mudanças no sistema previdenciário.

Uma das sugestões é desatrelar os níveis mínimos da Previdência ao salário mínimo, já que 56% da população tem rendimento menor que o piso salarial do país.

“Deslocar essa economia ao Bolsa Família teria um efeito de diminuir 63% mais rapidamente a desigualdade que nos últimos anos.”

A reforma da Previdência foi colocada pelo economista como prioritária ao crescimento e à distribuição de renda no país.

“A reforma é a maior oportunidade para crescimento inclusivo, devido aos benefícios implícitos do sistema. 80% dos gastos da previdência estão com os 60% mais ricos”, afirmou.

O economista também destacou outros pontos que alavancariam a distribuição de renda e oportunidades no país, como o deslocamento de despesas em educação, hoje concentrados no ensino superior, ao ensino básico, e a maior abertura comercial do país, que ampliaria o poder de compra dos mais pobres.

A organização divulgou, nesta quarta (28), um relatório especial sobre o Brasil em que recomenda iniciativas para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a corrupção, abrir a economia, desenvolver o mercado financeiro e melhorar o funcionamento do Estado.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsa Família é único gasto que chega aos pobres, aponta OCDE - Instituto Humanitas Unisinos - IHU