Cardeal Parolin manifesta a esperança de que Francisco visite a Rússia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Agosto 2017

O secretário de Estado do Vaticano manifestou a esperança de que o Papa Francisco possa um dia se tornar o primeiro pontífice católico a visitar a Rússia.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 10-08-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O Cardeal Pietro Parolin, em preparação para uma visita ao país entre os dias 20 e 24 de agosto próximo, disse, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera esta semana: “A preparação de uma eventual viagem do Santo Padre Francisco à Rússia é um dos objetivos de minha visita”.

“Com a ajuda de Deus, espero que possa dar alguma contribuição nesse sentido”, acrescentou.

Nenhum papa até hoje visitou a Rússia, pelo menos na era moderna. Há tempos existem tensões entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa, o que era visto como um empecilho para um tal evento.

Francisco foi o primeiro papa a se encontrar com um líder ortodoxo russo, ao se reunir como o Patriarca Kirill em Cuba no ano passado.

Parolin disse, na entrevista de 8 de agosto, que tem reuniões agendadas com Kirill e com o presidente Vladimir Putin nos dias da visita.

O cardeal informou que estará levando ao líder ortodoxo russo um cumprimento “cordial e fraterno” de Francisco. Parolin disse que deseja conversar com o patriarca sobre como as duas igrejas interagem com os “grandes temas espirituais, culturais e políticos do nosso tempo”.

“É importante buscar maneiras positivas e abertas de continuar tecendo relações intereclesiais de forma que as igrejas possam contribuir, construtivamente, para a resolução dos problemas complexos que atribulam e desafiam a humanidade hoje”, disse Parolin.

“Portanto, é minha forte esperança que o encontro possa servir para um conhecimento maior, uma estima e colaboração mútuas entre católicos e ortodoxos”, acrescentou.

Perguntado por que estava fazendo esta viagem à Rússia, o cardeal respondeu: “É importante usarmos todas as oportunidades para encorajar o respeito mútuo, o diálogo e a colaboração recíproca, em vista da promoção da paz”.

O cardeal observou ainda que ele já visitara a Bielorrússia e a Ucrânia.

“Como em ocasiões semelhantes, esta me permitirá demonstrar a proximidade espiritual do papa à comunidade católica local, bem como me encontrar com as mais altas autoridades russas para negociações em questões bilaterais e internacionais”, disse.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal Parolin manifesta a esperança de que Francisco visite a Rússia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU