EUA. Paróquias celebrarão o 100º aniversário de Oscar Romero

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Párocos, franciscanos, ex-núncios: os treze novos cardeais de Francisco ampliam as fronteiras do Colégio cardinalício

    LER MAIS
  • Milícias do Rio mantêm parceria com polícia, facções e igrejas pentecostais, aponta estudo

    LER MAIS
  • Três dos novos cardeais escolhidos pelo Papa Francisco são destacados pelo movimento LGBTQ católico

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


04 Agosto 2017

Um grupo de devotos do Beato Oscar Romero nos EUA está convidando paróquias em todo o país para marcar a data do dia 15 de agosto, que teria sido o 100º aniversário do arcebispo salvadorenho assassinado.

A reportagem é de Rhina Guidos, publicada por Catholic News Service, 02-08-2017. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

De Washington a Dallas, passando por Los Angeles, as paróquias estão planejando eventos em homenagem ao arcebispo salvadorenho, popularmente conhecido como "a voz dos sem voz", no dia ou em datas próximas ao seu nascimento, que também marca a festa da Assunção. A Comissão do Centenário do Arcebispo Oscar Romero dos EUA declarou que convida as igrejas "a honrar Beato Romero, incluindo pedidos ou outra lembrança durante a missa do Dia da Assunção".

"Romero se inspirava fortemente em Maria e a considerava 'a primeira cristã' e 'ideal da Igreja'", de acordo com a declaração. Além disso, Beato Romero, que foi martirizado em 1980, ao celebrar a missa, e beatificado em 2015, usou a Assunção de Maria "para nos ajudar a entender o conhecimento do nosso destino celestial, o qual um dia poderemos apreciar em forma corporal glorificada como Maria".

O grupo sugeriu que as paróquias dos EUA que desejam marcar a data usem uma citação do Beato Romero durante a homilia na festa da Assunção, reze sua novena, criada pela Arquidiocese de San Salvador, ou use a hashtag #Romero100 para compartilhar o centenário nas mídias sociais. A comissão também sugere outras atividades no site romero100.org, que fornece materiais, incluindo a novena, em inglês.

"Que melhor maneira de homenagear o centenário de Beato Romero do que rezando pela continuação de sua memória e de seu trabalho em nossas comunidades hoje", disse o grupo.

Na Califórnia, a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, em Los Angeles, se juntará a outras paróquias católicas em todo o país - e em todo o mundo - para celebrar o centenário do mártir salvadorenho com uma missa comemorativa no dia 13 de agosto. Na Inglaterra, a famosa Abadia de Westminster também marcará o centenário com uma missa com apresentações musicais em setembro.

"Incansável defensor dos pobres e crítico da violência e da injustiça em seu El Salvador, o Arcebispo Romero foi martirizado ao celebrar uma missa em 1980. Ele se tornou um herói internacional", afirmou o comunicado.

O grupo disse que "nada mais justo do que a Igreja nos EUA lembrar-se de Romero, já que, nas palavras do Papa Francisco, 'a Igreja em El Salvador é convocada a isto hoje, nos EUA e em todo o mundo: ser rica em misericórdia e incentivar a reconciliação para a sociedade... Que aqueles que consideram o arcebispo Romero um amigo de fé, que o invocam como protetor e intercessor, que admiram sua imagem, encontrem nele força e coragem para construir o reino de Deus."

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA. Paróquias celebrarão o 100º aniversário de Oscar Romero - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV