O mundo todo contra a exploração de petróleo perto dos Corais da Amazônia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Junho 2017

Neste final de semana, 450 ativistas de 6 países foram às ruas para se opor à petrolífera francesa Total e denunciar os riscos de explorar petróleo perto dos Corais da Amazônia.

A reportagem é de Greenpeace, publicada por Amazônia, 31-05-2017.

Do Rio de Janeiro a Kuala Lumpur. De Paris a Istambul. De Amsterdã a Luxemburgo. Neste final de semana, dezenas de cidades ao redor do mundo foram palco de uma imensa mobilização liderada por voluntários e ativistas do Greenpeace. Em todos os locais e entre todas as pessoas o desejo era o mesmo: defender os Corais da Amazônia dos planos absurdos da petrolífera francesa Total, que pretende perfurar o fundo do mar bem perto dos Corais para extrair petróleo.

A diversidade, a originalidade, a positividade e a determinação foram temas comuns em todas as cidades. Fosse em placas, banners ou adesivos que representavam a biodiversidade na região da foz do rio Amazonas, fosse com um petróleo falso que cobriu corpos, rostos e chão, a mensagem era clara: “Total, tire as mãos dos Corais da Amazônia”.

Cerca de 90 ativistas brasileiros mostraram o grande alcance da defesa aos Corais da Amazônia e o posicionamento contra a Total. Eles estavam espalhados em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, São Luís, Manaus, Porto Alegre, Recife e Imbé. Foi o país em que mais cidades aderiram ao movimento. Em São Paulo e em Belo Horizonte, os ativistas foram a postos de troca de óleo da Total.

Os Corais da Amazônia estão em um local de grande biodiversidade marinha. Ainda conhecemos pouco sobre esse ecossistema, que já está em risco porque as petrolíferas continuam com seus planos absurdos para procurar por petróleo próximo a eles.

Em janeiro deste ano, quando o Greenpeace começou a campanha “Defenda os Corais da Amazônia”, as mobilizações estavam concentradas da França e no Brasil. Agora, mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo já assinaram a petição pressionando para que a Total e também a petrolífera britânica BP abandonem os planos de explorar petróleo próximo ao ecossistema de corais, esponjas e rodolitos que é único no mundo.

Quando governos e companhias falham na função de proteger os recursos naturais, o poder das pessoas é de extrema importância. E é por isso que os voluntários do Greenpeace em seis países se mobilizaram neste final de semana em defesa dos Corais da Amazônia.

E não é só porque os Corais da Amazônia são um ecossistema único e especial no mundo, mas também porque a exploração – e a posterior queima – do petróleo vai agravar ainda mais as mudanças climáticas. Esses efeitos vão afetar a todos nós, no mundo todo em diferente grau. Por isso, dizemos para a Total: Temos que nos libertar das fontes fósseis!

A mobilização pela defesa dos Corais da Amazônia não vai parar enquanto as petrolíferas não desistirem dos planos absurdos e perigosos de explorar petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas. Fique com o Greenpeace nessa campanha.

Assine e compartilhe a petição!

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O mundo todo contra a exploração de petróleo perto dos Corais da Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU