Atlas da Carne: Fatos e números sobre os animais que comemos disponível para download gratuito

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Setembro 2016

Para falar sobre a cadeia de produção da carne e de suas consequências, a Fundação Heinrich Böll lançou o Atlas da Carne: Fatos e números sobre os animais que comemos. A publicação analisa como a grande demanda por essa produção contribui para o desmatamento na Amazônia, mudanças climáticas, poluição dos solos e da água, e, contraditoriamente, fome e pobreza.

A reportagem foi publicada por Fundação Heinrich Böll, 20-09-2016.

(Foto: divulgação)

Elaborada por pesquisadores do Brasil, Chile, México e da Alemanha, o “Atlas da carne – fatos e números sobre os animais que comemos” apresenta uma pergunta inquietante: você sabia que a produção de carne está relacionada ao desmatamento da Amazônia? A publicação mapeia a produção industrial de carne no mundo e como ela atinge recursos hídricos e solos, influencia as mudanças climáticas e aumenta a desigualdade. O lançamento aconteceu na terça-feira, dia 6 de setembro, no auditório do Brics Policy Center, localizado em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

O Atlas também registra ainda como a criação animal em escala industrial traz consequências como a fome, já que a produção intensiva fica sempre em primeiro plano, em detrimento das necessidades nutricionais de cada país. O cercamento de terras para esse objetivo também causa o deslocamento de pequenos produtores, intensificando problemas sociais. A perda de biodiversidade também é outra grave consequência desse avanço sobre as terras. O Atlas, portanto, indica esses e outros impactos do consumo de carne, seja ela bovina, suína, de aves e de outros tipos como búfalos e ovelhas.

A publicação busca disseminar o máximo de informação quanto aos efeitos da produção de carne e às alternativas a esse modelo predador. Segundo o Atlas, se o consumo de carne continuar crescendo, em 2050 os agricultores e agricultoras terão que produzir 150 milhões de toneladas extra de carne, agravando os problemas. O Atlas da Carne estimula, assim, reflexões sobre como implementar uma pecuária “ecológica, social e ética” como contraponto ao agronegócio nos Estados Unidos, na União Europeia e na América Latina. A publicação traz alternativas ao atual modelo, como a de produzir e consumir a carne localmente, evitando o transporte por milhares de quilômetros. Quer, assim, mostrar ao consumidor de carne toda a cadeia de produção.

No Brasil, onde a crise hídrica já bateu à porta, para cada um quilo de carne, gastam-se 15 mil litros de água. E a criação intensiva, visando à exportação, leva ao uso de fármacos para erradicar doenças e acelerar a engorda. A contaminação do solo e da água, entre outras, são as consequências. A despeito disso, a demanda global por carne aumenta, mais rapidamente nos países emergentes e de forma cadenciada nos Estados Unidos e na Europa.

O Atlas está em sua terceira edição na Alemanha e já foi publicado em espanhol, inglês e francês. O Brasil ilustra bem a cadeia de produção, pois é um dos maiores produtores de soja do mundo, grão utilizado sobretudo como ração animal. Ao consumir a carne, o cidadão ingere também agrotóxico, usado no cultivo desse defensivo agrícola. A sanha por terra de produtores de soja e outros levam, muitas vezes, à grilagem, à expulsão de pequenos agricultores e a assassinatos de líderes camponeses e indígenas no Brasil. A produção da soja também se desdobra em desmatamento na Amazônia, visto, em maior escala, no Cerrado e no Pantanal, que sofrem também com o avanço das áreas de pastagens, pondo em risco importantes biomas. A pecuária intensiva gera quase um terço dos gases de efeito estufa em nível global.

Atlas da Carne: Fatos e números sobre os animais que comemos

Data da publicação: 2016
Número de páginas: 66
Idioma da publicação : Português
Licença : CC-BY-NC
Confira a publicação em PDF aqui.

Sumário:
Prefácio
Introdução
Lições sobre a carne e o surgimento de um mercado global de carne
Poder concentrado - o futuro da indústria da carne globalizada
A pecuária globalizada na América Larina
O que a soja brasileira tem a ver com a pecuária globalizada?
As multinacionais brasileiras da carne: vantagem para quem?
Amazônia, Cerrado e Pantanal em risco
O peso da carne
Transformando animais em produtos: a indústria do abate
Vermelho brilhante embalado em plástico - a concentração do comércio
Relações carnais: livre comércio ou alimentos seguros
O cusro oculto da carne das salsichas
Porque o porco mata o peixe: a parde da biodiversidade
Cada vez menos raças
O risco dos antibióticos
Água: quando a fonte seca
Forragem: grãos para o comedouro
O custo climático do gado
O glifosato em seu hambúrguer
A galinha infeliz - o boom irrefreável da produção avíocola no mundo
Consumidores ricos, preocupações em alta
Os brics: 500 milhões de novos consumidores
Convertendo pastos e matagais em proteína
Em busca de bons alimentos
O que podemos fazer como indivíduos e coletivos
Rumo a uma política pecuária mais sensata na Europa
Autores e fontes de textos e gráficos
Bibliografia e informação

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atlas da Carne: Fatos e números sobre os animais que comemos disponível para download gratuito - Instituto Humanitas Unisinos - IHU