Cientistas apontam que Amazônia guarda chaves para 4ª revolução industrial

• “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

• Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

• “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

20 Setembro 2016

A floresta amazônica guarda as chaves biológicas para iniciar uma quarta revolução industrial se a sua biodiversidade for protegida, afirmou um estudo publicado nesta sexta-feira.

A reportagem é de Chris Arsenault, publicada por portal Uol, 16-09-2016.

Árvores da Amazônia podem guardar chaves para o futuro, de acordo com estudo/ Foto: Wikimedia Commons

Novas tecnologias digitais como impressão 3D e computação quântica criam o potencial para que as plantas únicas da Amazônia conduzam a avanços importantes na medicina e na engenharia, afirmou um estudo de cientistas brasileiros.

"Promovendo os vastos bens da biodiversidade e da biomimética da Amazônia podemos aspirar desenvolver inovações revolucionárias em campos diversos", afirmou Juan Carlos Castilla-Rubio, um dos autores do estudo e presidente da Space Time Ventures, uma empresa de tecnologia brasileira.

"Por exemplo, uma duradora espuma produzida por uma espécie de sapo tem inspirado a criação de novas tecnologias para capturar dióxido de carbono da atmosfera".

Plantas amazônicas também poderiam levar a descobertas em relação a antissépticos, cremes contra rugas, remédios ginecológicos e drogas anti-inflamatórias, se elas forem combinadas com novas tecnologias, afirmou o estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

O desmatamento e as mudanças climáticas estão ameaçando tornar a maior floresta tropical do mundo numa savana seca, destruindo o potencial biológico, declarou o estudo.

Se mais de 40% da floresta for arrancada, o processo resultante de savanização poderia se tornar irreversível, segundo o estudo.

Atualmente cerca de 20% da floresta da bacia amazônica foi cortada, afirmou Catilla-Rubio.

"Se as coisas continuarem como estão, a Amazônia vai se transformar em savana. Isso tem enormes consequências", afirmou ele à Fundação Thomson Reuters.

O Brasil reduziu o índice de desmatamento ilegal em quase 80% na última década, de acordo com o estudo, o que mostra que ainda há tempo de impedir que a floresta se torne uma savana.

A proteção dos direitos indígenas à terra, o combate às mudanças climáticas e a concessão dos incentivos corretos para que empresas deixem de extrair os recursos naturais são cruciais para reduzir ainda mais o desmatamento, disse Castilla-Rubio.

Cientistas apontam que Amazônia guarda chaves para 4ª revolução industrial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU