'Voltem para casa': relatos de xenofobia inundam redes sociais apos votação da Brexit

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Junho 2016

Mal tinha sido digerido o resultado do referendo que decidiu pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE) e começaram a pipocar nas redes sociais relatos sobre episódios racismo e xenofobia em várias cidades do país.

Internautas compartilharam e comentaram incidentes nos quais pessoas foram hostilizadas por causa da cor de sua pele ou de sua etnia.

A informação foi publicada por BBC Brasil, 27-06-2016.

Ainda não está claro se o resultado do referendo provocou a onda de hostilidade ou se apenas evidenciou algo que já vinha acontecendo.

No Twitter, a hashtag #postrefracism, que significa 'denuncie racismo relacionado ao referendo', tinha sido usada 21 mil vezes desde a manhã de segunda-feira.

'Faça as suas malas'

A ex-candidata a parlamentar pelo Partido Conservador Shazia Awan, que participou da campanha no País de Gales pela permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, diz ter sentido "a diferença em como as pessoas passaram a agir" desde o momento em que a campanha se focou na questão da imigração algumas semanas antes do pleito.

Ela disse que durante a campanha conversava com uma mulher negra, quando um homem passou pelas duas e ofendeu sua interlocutora.

Pouco depois de escrever no Twitter que o premiê David Cameron - que liderou a campanha pela permanência do país na UE, se opondo a vários membros de seu próprio partido - era a "a coisa menos ruim" do Partido Conservador, recebeu uma mensagem "dizendo que eu deveria arrumar minhas malas e ir para casa".

"E eu nasci em Caerphilly, no País de Gales", conta ela. "Eu não gosto do que isso significa para todos nós".

Awan afirma que o governo deveria fazer mais para lidar com as consequências do resultado do referendo, "pois uma coisa muito perigosa foi desencadeada".

"O resultado tem legitimado o ódio racial das pessoas. Apesar deles não serem a maioria, eles são uma minoria intolerante que faz barulho e está machucando toda a comunidade".

"Há uma falha no governo em reconhecer o que está acontecendo, e isso diz muito sobre o estado da política na Grã-Bretanha no momento".

Poloneses

Houve também relatos de episódios de hostilidade contra a vasta comunidade polonesa no país. Em Huntingdon, foram distribuídos cartões com os dizeres "Chega de vermes poloneses" em domicílios e escolas.

Uma internauta, Kathleen Gaynor, postou cartões do tipo encontrados por sua mãe - e outras pessoas também relataram ter encontrado os mesmos.

Gaynor disse que sua mãe encontrou o cartão na porta de sua casa sob uma pedra. Seus vizinhos são poloneses e ela acredita que o cartão era dirigido a eles.

Segundo Gaynor, sua mãe ficou "chocada, furiosa, não conseguia acreditar".

A polícia de Cambridgeshire está investigando o caso e trabalhando "próximo à comunidade afetada".

O superintendente Martin Brunning disse que "produzir e distribuir este ou outro material similar é cometer o crime de incitar ódio racial, que é punido com pena máxima de sete anos de prisão".

"Todos os relatos de crime de ódio no país serão plenamente investigados".

Em Londres, a polícia investiga uma pichação em um prédio da associação polonesa de Hammersmith.

O embaixador da Polônia no Reino Unido, Witold Sobkow, disse estar "chocado e profundamente preocupado com os recentes incidentes de xenofobia dirigidos contra a comunidade polonesa e outros residentes de origem estrangeira".

O premiê David Cameron condenou os "execráveis" incidentes de crime de ódio no país. Falando perante o Parlamento, ele disse que houve casos de "abuso verbal" dirigido a minorias étnicas nas ruas, e disse que ataques do tipo têm de ser erradicados.

"Temos a responsabilidade fundamental de reunir nosso país" após o plebiscito, disse Cameron. "E não vamos aceitar crimes de ódio e ataques do tipo."

Sinais preocupantes

Quando a internauta Sarah Childs viu publicações abusivas no Twitter, decidiu colocar o tema em evidência.

"Eu esperava que isso acontecesse porque havia muitas coisas ruins dos dois lados da campanha pelo referendo", disse ela.

Childs é branca e britânica. Ela formou um grupo na internet com amigos descendentes de indianos e de paquistaneses. Uma página que eles criaram no último domingo - a Worrying Signs (Sinais Preocupantes) - já reúne mais de 10,5 mil membros.

"Queríamos criar um espaço para as pessoas que se sentiam inseguras", explica Sarah. O grupo compila diversos casos e publicações com conteúdo intolerante na rede.

"Acho que é fácil para as pessoas repudiar incidentes isolados de abuso, mas é mais difícil ignorar se as experiências são reunidas em um só local", disse.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Voltem para casa': relatos de xenofobia inundam redes sociais apos votação da Brexit - Instituto Humanitas Unisinos - IHU