REPAM realiza Encontro de diálogo com os povos indígenas

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Junho 2016

A Rede Eclesial Pan Amazônica – REPAM realizará um Encontro de diálogo com os povos indígenas da tríplice fronteira Peru/Colômbia/Brasil nos dias 7 a 10 de junho de 2016, no Centro de Formação Frei Ciro Aprígio, em Tabatinga/Brasil.

A informação é publicada pelo Conselho Indigenista Missionário - CIMI, 07-06-2016.

Esta iniciativa da REPAM faz parte de um esforço para aprofundar o diálogo com os povos indígenas, consciente da relevância do papel histórico e atual destes povos em defesa da vida na Amazônia, em sintonia com a Encíclica Laudato Si onde o Papa Francisco nos diz que “é indispensável prestar uma atenção especial às comunidades indígenas com as suas tradições culturais. Não são apenas uma minoria entre outras, mas devem tornar-se os principais interlocutores, especialmente quando se avança com grandes projetos que afetam os seus espaços. Para eles, a terra não é um bem econômico, mas dom gratuito de Deus e dos antepassados que nela descansam, um espaço sagrado com o qual precisam de interagir para manter a sua identidade e os seus valores. Eles, quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuida”(Laudato Si, 146).

Objetivo: Aprofundar na tríplice fronteira o diálogo entre a Igreja e os povos indígenas, no contexto da criação da REPAM com a finalidade de construir uma agenda mínima em comum, contribuindo com a perspectiva de uma grande aliança, em defesa da vida na Amazônia e no planeta.

Temas:

1. Tema central: Território – Os povos indígenas e a Igreja/REPAM em defesa da vida na Amazônia frente ao modelo desenvolvimentista e os megaprojetos de infraestrutura, mineração e exploração de exploração de hidrocarbonetos (petróleo e gás).

2. Tema específico 1: Cultura - As experiências milenares dos povos indígenas, suas contribuições em defesa da vida e para o futuro da Amazônia e os impactos da presença histórica e atual das Igrejas nas comunidades indígenas, da influência das cidades, das políticas governamentais, da urbanização de aldeias indígenas.

3. Tema específico 2: Educação escolar indígena - O papel da educação escolar indígena para o fortalecimento dos projetos próprios de vida dos povos indígenas em seus territórios. O enfrentamento dos desafios da juventude e da migração para as cidades. Sistemas próprios enquanto possibilidade.

4. Tema específico 3: Desafios das fronteiras - povos divididos pelas fronteiras, povos indígenas “isolados”, narcotráfico, tráfico de órgãos e de pessoas.

5. Tema específico 4: Alianças - O movimento e as organizações indígenas na Amazônia diante dos desafios territoriais, suas lutas e alianças.

Durante o encontro serão compostas mesas de diálogo integradas por líderes indígenas dos três países fronteiriços e representantes da Igreja/REPAM.

Participarão do Encontro lideranças indígenas da região fronteiriça do três países e bispos, missionários e agentes de pastoral das Igrejas locais, o Secretário Executivo da REPAM Mauricio Lopez e integrantes da coordenação ampliada da REPAM.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

REPAM realiza Encontro de diálogo com os povos indígenas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU