“Esses últimos quatro anos ajudaram a Igreja global a aprender coisas importantes sobre a crise dos abusos, embora nos Estados Unidos, talvez menos do que o esperado, esperado e necessário. No nível acadêmico, o debate intracatólico desde 2018 deixou claro que a solução para a crise dos abusos como uma crise eclesial e intelectual é inseparável de uma compreensão dinâmica da tradição teológica e magisterial católica. Isso requer um nível de compromisso e coordenação entre as instituições católicas de pesquisa que é difícil de ver agora. No nível eclesial, embora a Igreja global tenha embarcado no “processo sinodal”, o catolicismo dos EUA ainda está lutando para receber o chamado sinodal. A oposição ou indiferença à sinodalidade ainda pode ter um impacto profundo na compreensão da crise dos abusos e, portanto, em qualquer esperança de uma reforma significativa da Igreja”, escreve o historiador italiano Massimo Faggioli, professor da Villanova University, Filadélfia, EUA, em artigo publicado por Commonweal, 30-06-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
O ano de 2018 foi um ponto crucial na história moderna da resposta da Igreja Católica à crise global de abusos, e mais uma vez os incidentes nos Estados Unidos desempenharam um papel importante. O escândalo McCarrick explodiu na primavera e no verão do hemisfério norte daquele ano, após uma investigação que determinou que o ex-arcebispo de Washington D.C. havia abusado sexualmente de um menor. McCarrick foi o clérigo de mais alto escalão na história da Igreja a ser acusado, investigado e removido do Colégio de Cardeais, não por encobrir o abuso de outra pessoa, mas pelo próprio abuso; cerca de sete meses depois, ele foi destituído.
O caso estimulou uma série de desenvolvimentos significativos no Vaticano: a cúpula de fevereiro de 2019, convocando os líderes da Cúria e os presidentes de todas as conferências episcopais; a promulgação do motu proprio Vos estis lux mundi em maio de 2019; e o lançamento do Relatório McCarrick de 449 páginas (mais 1.410 notas de rodapé) em novembro de 2020. Mas 2018 também deve ser lembrado por vários incidentes relacionados: o lançamento do relatório do grande júri da Pensilvânia detalhando os abusos clericais naquele estado; o notório testemunho de Viganò que muitos caracterizaram como uma tentativa de golpe contra o Papa Francisco; o fiasco na reunião da Conferência Episcopal dos Bispos dos EUA – USCCB em novembro daquele ano, quando os bispos não chegaram a um acordo entre si e com o Vaticano sobre propostas para enfrentar a nova fase da crise de abusos, que foi seguida pelo “convite” de Francisco aos bispos dos EUA para participar de um retiro em Seminário Mundelein em Chicago.
Jacob Lupfer escreveu recentemente na Commonweal sobre o que a Conferência Batista do Sul pode aprender com a Igreja Católica agora que está enfrentando seu próprio escândalo de abuso sexual. “O que me impressiona, olhando para trás”, escreveu ele, “é como os pequenos grupos cristãos aprenderam com a experiência uns dos outros”. Mas o que a Igreja Católica aprendeu sobre si mesma nos últimos quatro anos? Como um acadêmico tentando não escrever para o benefício de um grupo específico, eu acho que nunca a comunidade católica americana de acadêmicos respondeu ao escândalo. Os historiadores se concentraram nas raízes da crise neste país lançando grandes projetos de pesquisa – por exemplo, os liderados por Notre Dame e por Fordham. Entre a comunidade nacional de teólogos e estudiosos do catolicismo, a AAR e a CTSA criaram grupos de consulta sobre a crise. Livros recentes de Richard Lennan e Brad Hinze examinam o impacto da crise dos abusos na eclesiologia e em como pensamos sobre a Igreja. Portanto, não é como se a virada que o escândalo tomou em 2018 passasse despercebida entre os estudiosos do catolicismo.
E ainda: a resposta intelectual e institucional aqui nos Estados Unidos ainda parece um pouco abafada em comparação com a resposta em outros países, onde houve mais projetos colaborativos em nível nacional, tanto entre acadêmicos quanto entre acadêmicos e líderes da Igreja. Tais projetos ajudaram a tornar claros os passos adiante na compreensão das raízes teológicas dos abusos e das consequências teológicas – em nossa abordagem das Escrituras, da tradição, da liturgia e dos sacramentos e da educação católica.
Mas nos Estados Unidos, quatro anos depois de McCarrick, ainda falta um elo entre os estudos sobre a crise dos abusos e a sinodalidade. No nível eclesial, países como Alemanha, Austrália e Espanha começaram desde 2018 a desenvolver processos sinodais nacionais em resposta ao escândalo. Embora existam reuniões sinodais locais neste país, não há nada semelhante a esses processos nacionais. Mesmo em países como a França, onde o processo sinodal não é tão estruturado como na Alemanha, houve iniciativas colaborativas de âmbito nacional para estudar e compreender a crise, como a comissão e o relatório da CIASE, em que é evidente a colaboração entre especialistas e líderes da Igreja (mesmo que o esforço não tenha recebido apoio unânime na França ou no Vaticano).
No atual ambiente altamente competitivo do ensino superior católico e da pesquisa, a crise dos abusos não é uma prioridade.
A relativa falta de colaboração nos Estados Unidos se deve ao distanciamento entre a academia (teólogos católicos, mas também intelectuais em geral) e a Igreja institucional. A lacuna na confiança aumentou à medida que as dimensões da crise de abuso aumentaram: não é mais apenas uma crise de “abuso clerical”, mas também envolve perpetradores leigos em comunidades de leigos; já não é só abuso sexual, mas também abuso de poder e abuso espiritual; não é apenas abuso sexual de crianças, mas também abuso de adultos vulneráveis, incluindo mulheres religiosas.
Um problema relacionado é a falta de centros ou institutos permanentes para o estudo do abuso na Igreja. Tais entidades se dedicariam a coletar fontes, patrocinar pesquisas, publicar obras de referência, ou seja, criar uma tradição intelectual em e para toda a comunidade eclesial. Anos atrás, imaginei que o envolvimento da Igreja Católica dos EUA na maior série de casos criminais em muito tempo levaria a algo como a Kommission für Zeitgeschichte, criada após a Segunda Guerra Mundial na Alemanha: um centro de pesquisa nacional permanente dedicado a investigar a complexa relação entre a Igreja Católica e a história social e política da Alemanha, com foco nos anos do regime nazista. Uma ruptura histórica como a crise dos abusos exige uma elaboração – o jesuíta Hans Zollner usou o termo alemão Aufarbeitung em uma apresentação em uma conferência recente – que, por sua vez, exige comprometimento institucional. Essa elaboração ainda precisa acontecer de maneira coordenada no catolicismo dos EUA. O que temos, em vez disso, é uma série de projetos liderados por grandes estudiosos de algumas universidades católicas, mas nenhum plano em nível nacional e nenhum centro reconhecido nacionalmente para o estudo do abuso, com história, teologia, ciências sociais e outras ciências em conversa.
Existem diferentes razões para isso. Uma é simplesmente que os Estados Unidos são um país grande, e mesmo para a Igreja Católica é difícil falar sobre uma história nacional de catolicismo e uma história nacional de abuso na Igreja. O trabalho que alguns estudiosos estão fazendo sobre o abuso em determinadas áreas dos Estados Unidos demonstra, por exemplo, a dificuldade de mudar a percepção do abuso como algo envolvendo apenas católicos brancos para algo que faz parte da história das relações entre raças e etnias em o contexto de expansão do catolicismo neste país .
Uma segunda razão: no ambiente altamente competitivo de hoje do ensino superior católico e da pesquisa, a crise do abuso não é uma prioridade – nem mesmo uma prioridade de baixo nível, em comparação, por exemplo, com diversidade, inclusão e sustentabilidade ambiental. Pelo contrário, falar sobre a crise dos abusos com algo mais do que um projeto de pesquisa de prazo limitado é visto como uma responsabilidade e potencialmente um problema de reputação, inclusive pelas ordens religiosas que fundaram e ainda administram essas universidades. Não se trata apenas de bloqueio clerical: em alguns casos, trata-se de não ser capaz de explicar aos tecnocratas que agora dirigem as universidades para que servem as universidades católicas. A falta de foco intelectual sustentado torna impossível criar uma tradição de conhecimento sobre a crise de abuso que pode ser transmitida de geração em geração.
Uma terceira razão é a sobreposição entre a polarização política e teológica neste país. O escândalo dos abusos foi armado de maneiras que tornam mais fácil chegar a um acordo sobre políticas e procedimentos de prevenção e repressão, mas mais difícil unir o esforço de compreender, de forma “bipartidária”, o quadro histórico e teológico em que os abusos ocorreram. Há apenas um acordo provisório sobre algumas das coisas que funcionam em termos de políticas, um debate sobre o que (ainda) não está funcionando e uma relutância em criar uma tradição de discernimento comum e compartilhada sobre o que aconteceu.
Finalmente, como observei antes, existe o elo perdido entre o escândalo dos abusos, a reforma da Igreja e a sinodalidade – e ausente não apenas no nível clerical. Se esse vínculo não for estabelecido de alguma forma, a crise dos abusos pode se tornar um problema apenas para ativistas ou acadêmicos. Eu fui um observador em uma sessão de escuta muito animada das faculdades e universidades católicas da região da Filadélfia algumas semanas atrás, e ninguém mencionou a crise dos abusos, nem mesmo os estudantes. O mesmo aconteceu na sessão sinodal de fevereiro organizada pela Loyola University Chicago, quando o Papa Francisco se reuniu via Zoom com estudantes de todo o mundo: a questão da crise dos abusos não foi mencionada. Veremos se e como isso surge na síntese nacional que está sendo preparada para o Sínodo dos Bispos em Roma e depois para a assembleia do Sínodo de outubro de 2023.
Esses últimos quatro anos ajudaram a Igreja global a aprender coisas importantes sobre a crise dos abusos, embora nos Estados Unidos, talvez menos do que o esperado, esperado e necessário. No nível acadêmico, o debate intracatólico desde 2018 deixou claro que a solução para a crise dos abusos como uma crise eclesial e intelectual é inseparável de uma compreensão dinâmica da tradição teológica e magisterial católica. Isso requer um nível de compromisso e coordenação entre as instituições católicas de pesquisa que é difícil de ver agora. No nível eclesial, embora a Igreja global tenha embarcado no “processo sinodal”, o catolicismo dos EUA ainda está lutando para receber o chamado sinodal. A oposição ou indiferença à sinodalidade ainda pode ter um impacto profundo na compreensão da crise dos abusos e, portanto, em qualquer esperança de uma reforma significativa da Igreja.