Mudanças climáticas podem aumentar as secas severas

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Discernimentos depois da Primeira Assembleia Eclesial. Artigo de Paulo Suess

    LER MAIS
  • Formação e espiritualidade do Ministro Extraordinário da Eucaristia

    LER MAIS
  • Paris, o Papa aceita a renúncia de Aupetit

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Novembro 2020

Mega secas – que duram duas décadas ou mais – tendem a aumentar graças à mudança climática, de acordo com uma pesquisa liderada pela Universidade de Queensland.

A informação é publicada por University of Queensland, e reproduzida por EcoDebate, 04-11-2020. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

O professor Hamish McGowan, da UQ, disse que as descobertas sugerem que a mudança climática levaria ao aumento da escassez de água, redução da cobertura de neve no inverno, incêndios florestais mais frequentes e erosão do vento.

A revelação veio após uma análise dos registros geológicos do Período Eemiano – 129.000 a 116.000 anos atrás – que ofereceu uma representação do que poderíamos esperar em um mundo mais quente e seco.

“Descobrimos que, no passado, uma quantidade semelhante de aquecimento foi associada a condições de mega seca em todo o sudeste da Austrália”, disse o professor McGowan.

“Essas condições mais secas prevaleceram por séculos, às vezes por mais de 1000 anos, com os eventos do El Niño provavelmente aumentando sua gravidade.”

A equipe se engajou na paleoclimatologia – o estudo dos climas passados – para ver como será o mundo como resultado do aquecimento global nos próximos 20 a 50 anos.

“O Período Eemiano é o mais recente na história da Terra quando as temperaturas globais eram semelhantes, ou possivelmente um pouco mais altas do que o presente”, disse o professor McGowan.

“O ‘calor’ daquele período foi em resposta ao forçamento orbital, o efeito no clima de mudanças lentas na inclinação do eixo da Terra e a forma da órbita da Terra em torno do sol.

Professor Hamish McGowan usando uma lanterna frontal rastejando por uma pequena caverna para obter acesso às estalagmites a cerca de 120 metros abaixo da superfície na Gruta Cave, NSW. “Nos tempos modernos, o aquecimento é causado por altas concentrações de gases de efeito estufa, embora este período ainda seja um bom análogo para nossas previsões climáticas atuais e futuras”.

Os pesquisadores trabalharam com o serviço de Parques e Vida Selvagem de New South Wales para identificar estalagmites nas Cavernas Yarrangobilly na seção norte do Parque Nacional Kosciuszko.

Pequenas amostras do pó de carbonato de cálcio contido nas estalagmites foram coletadas, depois analisadas e datadas na UQ.

Essa análise permitiu que a equipe identificasse períodos de precipitação significativamente reduzida durante o Período Eemiano.

“São descobertas alarmantes, em uma longa lista de descobertas alarmantes que cientistas do clima divulgaram nas últimas décadas”, disse o professor McGowan.

“Esperamos que esta nova pesquisa permita novas percepções sobre nosso clima futuro e os riscos que ele pode trazer, como secas e incêndios florestais associados.

“Mas, o mais importante, se os humanos continuarem a aquecer o planeta, este é o futuro que todos podemos estar olhando.”

A pesquisa foi parte de um projeto apoiado pela Snowy Hydro Ltd para desenvolver a compreensão da provável variabilidade do clima em um mundo mais quente e o impacto no hidroclima do sudeste da Austrália.

O artigo foi publicado em Nature Scientific Reports (DOI: 10.1038 / s41598-020-75071-z ).

Referência

McGowan, H., Campbell, M., Callow, J.N. et al. Evidence of wet-dry cycles and mega-droughts in the Eemian climate of southeast Australia. Sci Rep 10, 18000 (2020). Disponível aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudanças climáticas podem aumentar as secas severas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV