Pedro Casaldáliga está internado na UTI, recuperando-se de uma pneumonia com derrame pleural

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Papa Francisco: “Sou a favor das uniões civis, as pessoas homossexuais têm direito a uma família”

    LER MAIS
  • Somos todos “luderanos”. Artigo de Edelberto Behs

    LER MAIS
  • Não é novidade: Papa Francisco defende as uniões civis há anos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


06 Agosto 2020

Depois de duas intervenções, dom Pedro Casaldáliga está sendo tratado com antibióticos.

A informação é de Religión Digital, 06-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O bispo espanhol Pedro Casaldáliga, de 92 anos, célebre por sua defesa dos direitos indígenas e dos mais pobres no Brasil, continua internado em uma unidade de tratamento intensivo de um hospital no interior do estado de São Paulo, onde se recupera de uma pneumonia associada a um derrame pleural que ainda é grave.

O religioso, um dos promotores da Teologia da Libertação, foi submetido a um procedimento no qual drenaram 600ml de líquido no pulmão esquerdo, segundo informaram fontes médicas, que descartaram o contágio de covid-19, pois todos os testes realizados até o momento deram negativo.

Dom Pedro Casaldáliga
(Foto: Reprodução/Cefep)

O médico Antônio Marcos Barbosa – da Santa Casa de Batatais, no interior do estado de São Paulo, onde, vindo de São Félix do Araguaia, Pedro internou na terça-feira com um quadro de “insuficiência respiratória” – explicou que a intervenção gerou um “conforto respiratório” imediato ao bispo catalão.

Casaldáliga também foi submetido a uma endoscopia para colocar uma sonda no estômago com o objetivo de garantir uma “alimentação segura e eficiente” e está sendo tratado com antibióticos na UTI.

“Neste momento, do ponto de vista cardiológico, mantém uma pressão arterial muito boa e estável”, enquanto “a oxigenação no sangue, depois da punção e dos novos antibióticos melhorou” e “está mais cômodo para respirar”, indicou Barbosa.

“Agora é preciso esperar. É um indivíduo muito frágil, de idade avançada, com uma doença de alta gravidade”, acrescentou.

Neste sentido, o médico insistiu que ainda “existe gravidade” no quadro de saúde do religioso, apesar de, em virtude da sua reação nas primeiras 24 horas, espera que em “quatro ou cinco dias” tenha resultados mais robustos.

Ainda, descartou que o bispo esteja contagiado com o coronavírus, que no Brasil já deixa mais de 100 mil mortes e mais de 2,8 milhões de casos confirmados, pois os três exames que foram realizados em São Félix do Araguaia deram negativo, igual a outro teste rápido feito na Santa Casa de Batatais. “É uma hipótese descartada”, assegurou.

Casaldáliga, reconhecido no Brasil por seu intenso trabalho social e defesa dos mais pobres, é conhecido como o “bispo do povo” por sua defesa dos povos indígenas da Amazônia e a luta contra a violência no campo. Participou da fundação da Comissão Pastoral da Terra e Conselho Indigenista Missionário, ambas organizações vinculadas à Igreja Católica. Vive no Brasil desde 1968.

Dom Pedro Casaldáliga
(Foto: Reprodução/Religión Digital)

O bispo, filho de camponeses e ordenado padre na Espanha durante a ditadura de Francisco Franco, chegou a sofrer ameaças de morte em diversas ocasiões, entre elas por sua defesa dos indígenas Xavante de Marãiwatsédé, na retomada de suas terras, depois de serem ocupadas por invasores.

Ademais de sua atuação pastoral, Casaldáliga é reconhecido por sua produção literária, tanto de poesia quanto de artigos e obras de cunho político.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pedro Casaldáliga está internado na UTI, recuperando-se de uma pneumonia com derrame pleural - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV