Jovens reivindicam que suas escolas utilizem energia solar

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Junho 2017

Enquanto lá fora o presidente Donald Trump dá as costas para todas as evidências científicas de que o mundo precisa abandonar as energias poluidoras em prol de fontes limpas e renováveis, no Brasil um grupo de jovens diz que é necessário abraçar a transição para energias renováveis, pois só através disso as cidades podem se transformar em um lugar dos sonhos para as presentes e futuras gerações.

A reportagem foi publicada por Engajamundo, 28-06-2017. 

Durante boa parte de 2016, jovens de todo o Brasil realizaram uma consulta com mais de 5 mil pessoas, durante a campanha Cidade dos Sonhos. Uma das pautas que emergiram com força foi a de energias 100% renováveis, e que hoje é promovida pelo Engajamundo, uma das organizações que ajudou a realizar as consultas do ano passado. Hoje, há pouco mais de um ano, tem promovido a utilização de energia solar em escolas do norte e nordeste do país (Salvador, Belém e Fortaleza) com a campanha “SOLução”.


Energia é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento e frente às fontes convencionais de produção energética temos o uso de fontes renováveis e limpas que estão aí para uso complementar minimizando os impactos ambientais a curto e longo prazo. Trazendo assim, a perspectiva de se integrar homem e natureza de maneira harmônica. Porém, em paralelo, para que o novo cenário energético seja real, é preciso investimento em infraestrutura, mão de obra especializada e principalmente disseminar informação sobre energia 100% renováveis.

A média anual de temperatura, em Belém, oscila entre 27 e 26 ºC chegando a 32 ºC em alguns períodos uma região que tem muita incidência de raios solares o que facilita a utilização dessa fonte energética. Os jovens perceberam que é necessário abandonar o sistema energético atual, baseado em combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural – que polui a água, o ar e afeta a saúde humana, além de causar impactos nos ecossistemas, interferindo assim no objetivo de ter cidades limpas e habitáveis a longo prazo “As hidrelétricas que estão em atividade já cumprem o seu papel. Cabe agora, o compromisso com um futuro limpo e uma visão estratégica que permita incentivos tecnológicos e governamentais para atingirmos a tão esperada revolução energética” explica João Raphael, da ONG Engajamundo.

Durante esse final de semana (23) jovens da ONG Engajamundo começaram a pôr a mão na massa e capacitaram 100 estudantes, em uma escola de BelémEEEFM CÔNEGO BATISTA CAMPOS, bairro Marambaia-, para serem protagonistas da transição de energias limpas através da atuação política de ações e uma petição pedindo que a escola seja solarizada. Pois, apesar de vender para o mundo a imagem de que nossa matriz energética é limpa, o Brasil praticamente dobrou a quantidade de emissões de gases do efeito estufa nesse setor desde a primeira conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em 1995. Ter a juventude como protagonista dessa transição é mais do que necessário, pois são esses que irão sofrer com as consequências, que já são palpáveis, no presente e futuro do planeta! Para mais informações, acesse aquiSite da campanha Cidade dos Sonhos: aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens reivindicam que suas escolas utilizem energia solar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU