Após 12 anos, a Argentina volta a pedir socorro ao FMI

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Mai 2018

A decisão impõe um elevado custo político para o presidente Mauricio Macri, que pretende concorrer à reeleição em 2019.

A reportagem é da Rede France Internationale, reproduzida por CartaCapital, 08-05-2018.

Em meio à forte turbulência financeira e a uma nova desvalorização do peso argentino que chegava a cerca de 5% nesta terça-feira 8, o presidente Mauricio Macri anunciou que pedirá ao Fundo Monetário Internacional uma linha de crédito que permita "superar um contexto internacional cada dia mais complexo". Macri disse ter iniciado as negociações.

"Há minutos, conversei com Christine Lagarde, diretora do FMI, quem nos confirmou que vamos começar hoje mesmo a trabalhar num acordo", anunciou Macri para surpresa geral. "Durante os primeiros anos (do seu governo iniciado em dezembro de 2015), contamos com um contexto mundial muito favorável, mas isso hoje está mudando", avaliou o presidente, citando a alta da taxa de juros nos Estados Unidos, o preço do petróleo e a desvalorização do peso argentino.

"Somos um dos países do mundo que mais depende do financiamento externo, resultado do enorme gasto público que herdamos", justificou Macri, em referência aos 12 anos dos governos de Nestor Kirchner e Cristina Kirchner. "Tomei esta decisão pensando no interesse de todos os argentinos, não estou mentindo, como tantas vezes nos fizeram", criticou.

O retorno ao FMI depois de 12 anos implica um elevado custo político para o presidente Macri tanto no que resta do seu mandato quanto para a sua eventual reeleição no ano que vem.

No imaginário coletivo argentino, o Fundo Monetário Internacional é a cara visível de drásticos ajustes impostos ao país e de políticas neoliberais que derivaram em fortes crises econômicas. Se a oposição associava Macri com o neoliberalismo, a decisão do governo reforça agora esse discurso.

A decisão de recorrer ao FMI revela a insuficiência das medidas anunciadas na última sexta-feira para conter uma corrida cambial que desvalorizou o peso argentino em cerca de 15% neste ano. Como medidas para conter a sangria, o governo anunciou o aumento da taxa de juros de referência do Banco Central de 32,25% a 40% ao ano, uma taxa considerada insustentável pelos analistas.

Macri também anunciou a redução de 3,2% a 2,7% no déficit fiscal primário, o grande vilão por trás de uma inflação que não baixa de 20% ao ano. A redução do déficit virá da diminuição da obra pública, considerada um dos motores da economia e uma das maiores armas eleitorais do presidente ao gerar empregos.

Outra medida insuficiente foi a redução de 30% a 10% na posição global dos bancos em moeda estrangeira. A medida visava jorrar dólares no mercado, reduzindo a pressão a favor do dólar e contra o peso.

Antes do anúncio de Macri nesta terça-feira, o peso argentino se desvalorizava em 5,3%, enquanto as moedas de países vizinhos emergentes como Colômbia ou Brasil se desvalorizavam em 1,4% e 0,8%, respectivamente.

Em março, Lagarde esteve em Buenos Aires e defendeu a política gradualista de Macri. "O FMI de agora é muito diferente do de 20 anos atrás. Aprendeu as lições do passado e apóia o programa gradual da Argentina", defendeu o ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne, destacando que o FMI cobra taxas de juros inferiores às praticadas pelo mercado.

O governo não anunciou o montante do empréstimo, mas, segundo fontes do próprio Ministério da Fazenda, a linha de crédito que a Argentina pretende pedir seria 30 bilhões de dólares. A cifra tem o propósito de uma tranquilidade financeira, mas também aponta à corrida eleitoral de 2019.

O mercado não duvida necessariamente da capacidade do governo Macri de obter os cerca de 7 bilhões de dólares que requer para cobrir o déficit deste ano, mas em como obteria os cerca de 26 bilhões de dólares para financiar o déficit de 2019, um ano eleitoral.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 12 anos, a Argentina volta a pedir socorro ao FMI - Instituto Humanitas Unisinos - IHU