Filipinas. Rodrigo Duterte, novo Presidente: da Igreja “colaboração vigilante”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Mai 2016

O novo Presidente das Filipinas é Rodrigo Duterte, ex-síndico de Davao, dito Digong, que venceu as eleições presidenciais de nove de maio com aproximadamente 39% dos consensos. Duterte sucede a Benigno Aquino, líder moderado, filho do ex-premiê Corazon. Duterte foi síndico de Davao, cidade da ilha de Mindanao, por 22 anos consecutivos, distinguindo-se pela luta feroz à criminalidade e ao tráfico de droga através do uso indiscriminado de vigilantes e polícias especiais (os Esquadrões da morte) que sob sua administração mataram mais de mil pessoas suspeitas.

A reportagem foi publicada por Agência Fides, 10-05-2016. A tradução é de Benno Dischinger.

Sua campanha eleitoral foi caracterizada pelos temas da luta ao crime e à corrupção, mas tocou também a questão de uma possível reforma constitucional para atribuir mais poderes ao governo, com respeito ao Parlamento. Duterte foi eleito graças a um movimento popular cansado de corrupção e injustiças. No turno eleitoral de 9 de maio foram eleitos também mais de 18 mil representantes nas administrações regionais e locais.

Poucas horas antes que fosse anunciada a vitória de Duterte, o Arcebispo Socrates Villegas, Presidente da Conferência episcopal das Filipinas, prometeu uma conduta de colaboração vigilante da Igreja com os candidatos eleitos, em cada nível. Nós solicitaremos aos fiéis que trabalhem com o governo para o bem de todos, e continuaremos a vigiar de modo a ensinar e a profetizar, admoestar e corrigir: esta é a nossa vocação, explicou mons. Villegas numa nota chegada a Fides. Dirigindo-se aos eleitos, ele disse: A vossa vitória não vem nem da fama nem da popularidade, mas de Deus que vos chama ao serviço e ao cuidado dos mais débeis e das pessoas em dificuldades; sublinhando que a Igreja lhes assegura a prece, principalmente para a sabedoria, para que possam discernir a vontade de Deus para o seu povo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filipinas. Rodrigo Duterte, novo Presidente: da Igreja “colaboração vigilante” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU