Canonistas se oferecem para ajudar no caso da Ir. Johnson

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Dezembro 2011

O presidente da Conferência dos Bispos dos EUA (USCCB), arcebispo Timothy Dolan, recebeu uma carta na última sexta-feira, dia 9 de dezembro, da Canon Law Society of America oferecendo-se para ajudar os bispos a desenvolver seus processos de investigação de teólogos.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada no sítio National Catholic Reporter, 09-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A carta foi escrita em resposta às críticas ao processo que a Comissão de Doutrina dos bispos usou para avaliar e, posteriormente, condenar um livro da irmã de São José Elizabeth Johnson, Quest for the Living God: Mapping Frontiers in the Theology of God, no início deste ano.

A irmã da Misericórdia Sharon Euart, coordenadora-executiva da Sociedade, confirmou a existência da carta em uma entrevista por telefone com o NCR. A carta foi escrita pela presidente da Sociedade, Rita Joyce, em nome dos cerca de 1.300 advogados canônicos representados pelo grupo.

A porta-voz da Conferência Episcopal, a irmã da Misericórdia Mary Ann Walsh, disse que a carta da sociedade de direito canônico havia chegado ao escritório de Dolan nesta sexta-feira. Ela disse que Dolan provavelmente irá encaminhar a carta à Comissão de Doutrina já que "a competência nessa matéria" pertence a esse comitê.

Embora a carta não tenha sido publicada, Euart disse que ela era o resultado de uma resolução aprovada pela Sociedade em sua reunião anual, em outubro. Essa resolução foi impressa na edição de setembro do boletim trimestral da Sociedade, que está disponível online aqui [em inglês].

As idas e vindas entre Johnson e os bispos "chamaram a atenção para a necessidade de procedimentos apropriados para (...) as investigações dos escritos dos teólogos", diz a resolução. O corpo de diretores da Canon Law Society "oferece os serviços da Sociedade à USCCB para auxiliar na formulação de procedimentos apropriados para a conduta de investigações sobre o trabalho dos teólogos nos Estados Unidos".

O padre vicentino Michael Joyce, que deixou o cargo de presidente da Sociedade no encontro de outubro, disse em uma entrevista por telefone que o grupo queria oferecer ajuda aos bispos para que tenham a certeza de que existe "uma estrutura benéfica que ajudará (...) a conferência quando houver questões doutrinais".

A resolução afirma que a Sociedade já havia ajudado a Conferência dos Bispos a desenvolver um documento em 1989, intitulado Responsabilidades Doutrinais, que delineou diretrizes para o tratamento das disputas doutrinais entre bispos e teólogos.

Embora esse documento se voltasse às disputas entre bispos diocesanos e teólogos, e não à Conferência dos Bispos como um todo, o Pe. Joyce disse que a Sociedade tem uma "certa experiência que nós podemos oferecer" se os bispos quiserem desenvolver um novo processo.

O Pe. Joyce também se referiu a uma carta do dia 7 julho enviada por Dolan à Sociedade Teológica Católica dos Estados Unidos sobre a situação de Johnson. Nessa carta, Dolan disse que "nós, bispos, sempre devemos estar atentos para melhorar a forma pela qual nos engajamos com os teólogos em uma necessária discussão da sua obra".

O Pe. Joyce disse que parecia que o arcebispo "acolhia qualquer ajuda que pudesse ser dada à conferência" a esse respeito.

As notícias sobre a carta surgem quatro dias depois que College Theology Society, que representa os graduandos em teologia, expressou "tristeza e grave preocupação" acerca da última declaração sobre o livro de Johnson por parte da Comissão de Doutrina dos bispos.

Essa declaração da Comissão de Doutrina, divulgada no fim de outubro, confirmava novamente uma condenação do livro que dizia que a obra "mina completamente o Evangelho e a fé daqueles que acreditam no Evangelho".

A declaração do dia 5 de dezembro da Sociedade Teológica afirmava que as condenações dos bispos representam uma "violação fundamental" ao chamado ao diálogo na Igreja, já que os bispos seguiram em frente "sem entrar em um processo de diálogo com Johnson sobre as questões que estavam sendo levantadas".

"O curso das ações tomadas pela Comissão de Doutrina representa uma violação fundamental ao chamado ao diálogo dentro da Igreja e, em particular, entre teólogos e bispos, um chamado que é uma das principais marcas dos documentos do Concílio Vaticano II", diz a declaração, que foi publicada no sítio da Sociedade.

O Pe. Joyce disse que a oferta para ajudar a Conferência dos Bispos é semelhante a outras que a Sociedade fez no passado. Ele disse que a Sociedade também se ofereceu para ajudar o cardeal Donald Wuerl, presidente da Comissão de Doutrina dos bispos, enquanto ele estabelecia o novo ordinariato anglicano, uma estrutura eclesial para ajudar a trazer os anglicanos interessados para a Igreja Católica.

"Na história passada, já trabalhamos muitas vezes com a Conferência para fazer esse tipo de coisas", disse o Pe. Joyce. "Há uma boa tradição por trás disso".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Canonistas se oferecem para ajudar no caso da Ir. Johnson - Instituto Humanitas Unisinos - IHU