Harmonia, dignidade e igualdade na Igreja Católica e na sociedade

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Cardeal Luis Antonio Tagle: a melhor nomeação do papa

    LER MAIS
  • Argentina: empossado o presidente Fernández, “superar o ódio, o Papa Francisco é uma referência”

    LER MAIS
  • Novo bispo austríaco se opõe ao celibato sacerdotal obrigatório

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

02 Outubro 2015

A primeira Assembleia da Rede Global Católica Arco-íris (Global Network of Rainbow Catholics ou simplesmente GNRC) irá acontecer em Roma, entre os dias 1 e 4 de outubro de 2015, na véspera da abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

A reportagem foi publicada por Rainbow Catholics Assembly Secretariat, 28-09-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa

Esta assembleia inaugural da rede reunirá representantes de mais de trinta países. Eles irão se encontrar pela primeira vez para inaugurar uma rede mundial de organizações e indivíduos católicos que se envolvem no acompanhamento pastoral e na busca por justiça social, inclusão e dignidade à comunidade LGBT e suas famílias, dentro da Igreja Católica e na sociedade em geral. A assembleia, com quatro dias de duração e que conta com uma programação completa de encontros, irá trabalhar para dar início a projetos conjuntos, apoio mútuo e troca de práticas e experiências, ao mesmo tempo em que buscará o diálogo e o engajamento sereno com o toda a comunidade católica e instituições.

A Rede Global Católica Arco-íris é uma rede internacional de organizações e pessoas envolvidas no acompanhamento pastoral e que busca por justiça das pessoas LGBTs e seus familiares. Por meio de projetos conjuntos, apoio e intercâmbio, a rede procura trabalhar pela inclusão, dignidade e igualdade da comunidade LGBT, seus pais e familiares, dentro da Igreja Católica e na sociedade como um todo. 

Representando uma ampla variedade de orientações sexuais, identidades de gênero e expressões, culturas, etnias e históricos, os membros do GNRC unem-se num Credo Católico comum, que os leva a rezar e se empenharem no sentido de que as pessoas LGBTs possam ter garantida uma inclusão plena e igual em todos os setores da Igreja bem como proteção, tanto no direito civil quanto no direito eclesiástico, da sua dignidade humana, de seus direitos e de que a igualdade de tratamento seja efetuada.

Enraizada na tradição do ensino social católico para a justiça, a GNRC propõe um valor igual e intrínseco a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, estado civil ou identidade de gênero. Os participantes da GNRC anseiam uma Igreja Católica na qual TODO o Povo de Deus – as pessoas LGBT e as heterossexuais – possam viver, rezar juntos e em harmonia.

No dia 3 de outubro, das 15h às 19h, irá ocorrer no Centro Pellegrini “Santa Teresa Courderc” (Via Vincenzo Ambrosio 9/11, em Roma Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTs e outros, sob o tema “Os caminhos do amor: Encontros Católicos com a comunidade LGBT e suas famílias”

Participantes: Mary McAleese, ex-presidente da República da Irlanda, entrevistada pelo jornalista Robert Mickens, diretor do sítio Global Pulse; Raúl Vera, OP, bispo mexicano; Irmã Jeannine Gramick (EUA); Pedro Labrín, SJ (Chile); Martin Pendergast (Reino Unido); Pino Piva, SJ (Itália); Rungrote Tangsurakit (Tailândia); Irmã Anna Maria Vitagliani (Itália); e um sacerdote atuante na África que pediu anonimato a desejo de seu superior. Os coordenadores da conferência serão: Andrea Rubera e Martin Pendergast.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Harmonia, dignidade e igualdade na Igreja Católica e na sociedade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV