Os bispos chilenos manifestam sua “adesão” à nomeação de Juan Barros para Osorno

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • “A Terra é um presente para descobrir que somos amados. É preciso pedir perdão à Terra”, escreve o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Piketty: a ‘reforma agrária’ do século XXI

    LER MAIS
  • Sínodo, o único sacerdote indígena: “Eu deixaria o sacerdócio se entendesse que o celibato não serve mais para mim”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 20 Março 2015

“O Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile expressa publicamente: a nossa adesão, em espírito de fé e obediência, ao Papa Francisco que nomeou dom Barros como bispo da diocese de Osorno”. Com estas palavras, a Conferência Episcopal do Chile reafirmou o seu apoio à nomeação de dom Juan Barros como futuro bispo de Osorno.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 18-03-2015. A tradução é de André Langer.

Através de um comunicado, assinalaram sua “proximidade com os presbíteros, diáconos permanentes, consagrados e consagradas, leigos e leigas da Igreja irmã de Osorno, chamados por Jesus a ser discípulos – missionários seus –, em comunhão com seu pastor”.

Além disso, comprometem-se a rezar para que fiéis e pastor caminhem em fidelidade ao mandato do Senhor citando uma passagem bíblica: “Pai, que todos sejam um como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim” (Jo 17, 22-23).

Cabe assinalar que o bispo Barros procurou desvencilhar-se das vinculações com Karadima e disse em um comunicado: “Jamais tive conhecimento, nem imaginei aqueles graves abusos que este sacerdote cometia com suas vítimas”.

 
Fonte: http://bit.ly/1BZOXdZ  

A posse de dom Barros Madri está programada para este sábado, dia 21 de março, na catedral São Mateus de Osorno. A cerimônia será às 11h, horário local.

As críticas por essa nomeação se deram devido à proximidade que Barros teve com Fernando Karadima, por suposto acobertamento dos abusos realizados pelo ex-guia da Paróquia de El Bosque, em Santiago.

Desta forma, não se dá ouvidos aos protestos que envolveram inclusive o Congresso. Isto depois que 51 parlamentares assinaram uma carta opondo-se à designação e solicitaram que o próprio Papa se pronunciasse a respeito.

Além disso, Juan Carlos Cruz, um dos denunciantes de Karadima, acusou Barros de ser um “acobertador” do ex-pároco, que atualmente cumpre uma condenação canônica de uma vida em oração e proibição de exercer publicamente qualquer ministério.

Declaração do Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile

Diante das diversas manifestações que cercaram a nomeação de dom Juan Barros Madrid como bispo diocesano de Osorno, o Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile expressa publicamente:

1. Nossa adesão, em espírito de fé e obediência, ao Papa Francisco que nomeou dom Barros como bispo da diocese de Osorno;

2. Nossa proximidade com os presbíteros, diáconos permanentes, consagrados e consagradas, leigos e leigas da Igreja irmã de Osorno, chamados por Jesus a ser discípulos – missionários seus –, em comunhão com seu pastor;

3. Nosso compromisso de oração para que fiéis e pastores caminhem em fidelidade ao mandato do Senhor citando uma passagem bíblica: “Pai, que todos sejam um como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim” (Jo 17, 22-23).

*

Nota da IHU On-Line: Jornais chilenos, com a data de hoje, 20-03-2015, informam que o cardeal-arcebispo de Santiago e presidente da Conferência Episcopal do Chile, como também o vice-presidente e o secretário-geral da mesma, não participarão, amanhã, 21-03-2105, da posse do novo bispo de Osorno.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os bispos chilenos manifestam sua “adesão” à nomeação de Juan Barros para Osorno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV