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Cardeal Mahony pede que bispos dos EUA denunciem plano ‘assustador’ de Trump para deportações em massa

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27 Novembro 2024

Diante do que ele chama de “realidade assustadora e aterrorizante” do plano do presidente eleito Donald Trump de realizar deportações em massa de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos, o cardeal Roger Mahony está encorajando os bispos católicos americanos a levantarem suas vozes.

A reportagem é de John Lavenburg, publicada por Crux, 26-11-2024.

“A iminente iniciativa sinistra de reunir e deportar cerca de onze milhões de imigrantes indocumentados em todo o país é uma realidade assustadora e aterrorizante”, disse Mahony, arcebispo emérito de Los Angeles, ao Crux, destacando o impacto que as políticas de deportação terão sobre as famílias mistas nos Estados Unidos – aquelas em que alguns membros da família são cidadãos e outros indocumentados.

“Repercussões devastadoras ocorrerão com um ataque massivo de deportação”, disse ele. “Disrupções familiares se tornarão nossa realidade, e membros da família poderão ser separados por até anos.”

O que segue é a conversa do Crux com Mahony, que inclui sua perspectiva sobre como os bispos de todo o país deveriam responder. A entrevista foi editada para maior clareza e concisão.

Eis a entrevista.

Como um nativo de Los Angeles que eventualmente se tornou arcebispo da cidade, você passou a maior parte da vida na Cidade dos Anjos. Existem semelhanças entre a retórica e as políticas anti-imigrantes que você vê hoje e o que você já viu em Los Angeles ao longo dos anos?

Infelizmente, esse foco intenso nos imigrantes como a causa de tantos problemas em nossa sociedade não é novidade aqui na Califórnia.

Voltemos a 1858, quando o Ato de Exclusão de Chineses da Califórnia foi implementado em todo o estado. Uma lei federal semelhante foi promulgada em 1882. ... Na década de 1930, leis foram aprovadas na Califórnia proibindo imigrantes filipinos de se casarem, exceto com outro filipino.

Em 1994, o governador Pete Wilson promoveu várias propostas anti-imigrantes após a recessão de 1993.

Recordo vividamente quando o deputado James Sensenbrenner Jr. patrocinou, no 109º Congresso, o projeto de lei H.R. 4437, que instauraria medidas hercúleas para buscar, apreender e deportar imigrantes indocumentados em 2006. O projeto foi aprovado na Câmara dos EUA em 16 de dezembro de 2005 [239 votos contra 182]. O que tornava esse projeto tão assustador era que ele tornava especificamente uma contravenção ou crime oferecer ajuda a qualquer imigrante indocumentado. Para nós, na Igreja, a interpretação ampla incluía toda e qualquer ajuda ou assistência.

Isso significava até mesmo sugerir que oferecer os sacramentos da Igreja, ou incluí-los em qualquer programa espiritual ou pastoral, poderia ser interpretado como contravenção ou crime. Foi até sugerido que dar a Sagrada Comunhão a um imigrante poderia ser considerado uma contravenção, com penalidades para o sacerdote ou ministro.

Como você respondeu ao H.R. 4437 depois que foi promulgado em 2006?

Em uma Missa especial em nossa Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, em 2006, declarei publicamente que nenhuma de nossas paróquias, escolas, instituições, ou pessoal clerical e leigo obedeceria às disposições do H.R. 4437.

Afirmei que nossa recusa em participar era baseada em nosso dever evangélico de ver a imagem de Deus em cada pessoa e de nos recusar a participar de qualquer esforço público para denegrir essa dignidade por meio de medidas punitivas: “Pois eu estava com fome e vocês me deram de comer, estava com sede e vocês me deram de beber, era estrangeiro e vocês me acolheram, estava nu e vocês me vestiram, estava doente e vocês cuidaram de mim, estava na prisão e vocês me visitaram [Mateus 25:35-36]”.

Como havia tanta oposição crescente em 2006 contra medidas tão abertamente punitivas, muitos de nós em Los Angeles organizamos a maior marcha pró-imigrante da história do país. Cerca de 500.000 pessoas marcharam pacificamente em 26 de março de 2006, em solidariedade com nossos irmãos e irmãs ameaçados.

Como você sabe, as políticas anti-imigrantes se tornaram mais comuns em todo o país nos últimos anos, assim como a retórica anti-imigrante. Na sua opinião, como os bispos americanos devem responder?

Se hoje eu fosse um arcebispo/diocesano ativo, não hesitaria em levantar minha voz e convidar nossa comunidade católica a se juntar a mim na compreensão do papel da Igreja nos esforços do governo, considerando os seguintes princípios:

  • O papel do governo dos Estados Unidos é controlar nossas fronteiras e, em harmonia com as leis federais, expulsar imigrantes criminosos condenados de volta ao país de origem.
  • O papel da Igreja é fornecer ministérios espirituais e pastorais a todas as pessoas, independentemente de seu status migratório. A Igreja não é um instrumento do governo para fornecer informações aos oficiais sobre o status migratório de nossos paroquianos.
  • A Igreja não possui nem retém o status migratório de ninguém que busca assistência espiritual e pastoral.
  • A Igreja não revelará quaisquer registros que contenham informações privadas dos paroquianos, como local de residência e outros dados pessoais.
  • A Igreja permanecerá vigilante caso pareça que a Patrulha de Fronteira ou outras autoridades de imigração estejam se aproximando de nossas igrejas e instalações de programas.
  • Como a Igreja tem muitas paróquias que atendem grupos específicos de imigrantes, ela deve se opor a qualquer intimidação injustificada.
  • A unidade familiar é um componente fundamental de nosso ministério a todas as pessoas, incluindo famílias imigrantes. Devemos nos opor a ameaças contra a unidade familiar.
  • A arquidiocese/diocese acolhe a colaboração com organizações civis e outras que promovem a unidade familiar, os direitos legais de todas as pessoas e esforços conjuntos para criar uma reforma abrangente da imigração.

A Igreja Católica sempre foi uma fiel integrante da sociedade, mas nunca hesitou em levantar sua voz quando os mais vulneráveis entre nós foram alvo de tratamento indevido, de acordo com os princípios de Jesus, os Evangelhos e nossa tradição de estar ao lado dos mais frágeis em nosso meio.

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