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O Sínodo abre-se às reformas, mas evita o racha em torno das mulheres diáconas e celibato

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30 Outubro 2023

Se era para ser uma perestroika, tem a prudência e a lentidão de quem quer evitar reformas que desencadeiem choques e fraturas irreversíveis. O Papa Francisco concluiu uma assembleia sinodal que ele fortemente promoveu para impulsionar a Igreja a realizar as mudanças necessárias para acompanhar os tempos. Durante quatro semanas (4 a 29 de outubro), 464 padres e, pela primeira vez, madres sinodais...".

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Reppublica, 30-10-2023. 

Bergoglio queria que o encontro fosse às portas estritamente fechadas, mas discussões robustas, às vezes polêmicas, sobre temas quentes como o papel das mulheres e a questão LGBT. O documento final votado e aprovado há poucos dias, porém, é uma fotografia que desfoca as divergências e lista uma série de propostas muito graduais, que não teve dificuldade em obter o consenso de dois terços dos 365 eleitores. Mais temas polêmicos voltarão a ser discutidos ano que vem, quando nova assembleia ocorrerá em outubro concluirá este Sínodo iniciado, no nível local, em 2021.

Se a ideia de mulheres ordenadas nem sequer é mencionada, a minoria conservadora coagulou, em particular, na hipótese de admitir mulheres ao diaconato, ou seja, substituir o altar, em algumas funções (celebrar casamentos, administrar os sacramentos, abençoar, pregar), o pastor de comunidade. O maior número de oposições (69 não, 277 sim) foi registado na hipótese de que, na verdade, isto retrata uma ruptura: “Diversas posições têm sido expressas em relação ao acesso a mulheres no ministério diaconal", lê-se no trecho e depois enumera as diversas posições, favoráveis e contrárias, e as possibilidades. Para alguns membros do Sínodo, contudo, é demais especular sobre este tema se a Igreja muda, como também confirma um parágrafo que propõe que "continuar a pesquisa teológica e pastoral sobre o acesso das mulheres ao diaconato" (67 não, 279 sim), e a proposta de uma pesquisa teológica “mais aprofundada” sobre o diaconato (61 não, 285 sim).

A outra questão que nem sequer pode ser discutida por uma minoria é a de formular a hipótese de uma reflexão sobre o celibato obrigatório para sacerdotes, aprovada com 55 não e 291 sim. Obteve 53 votos contra e 293 positivo também a sugestão de ir “avaliando caso a caso e dependendo contextos, a oportunidade de incluir sacerdotes que deixaram o ministério em um serviço pastoral que valorize a sua formação e experiência". Rejeitada por 43 membros do Sínodo a proposta, vinda da África, de “promover o discernimento teológico e pastoral sobre o tema da poligamia".

O cardeal jesuíta Jean-Claude Hollerich, relator geral do Sínodo, minimizou: "Eu não estou nem um pouco preocupado com essas descobertas, acho que ficou claro que algumas questões encontrariam resistência: na verdade, estou surpreso que tantas pessoas tenham votado a favor, o que significa que a resistência não é tão forte como alguns pensavam". Na mesma linha o secretário geral do Sínodo, cardeal Mario Grech, segundo o qual a assembleia demonstrou que "os espaços se abriram" e "o gelo está a derreter". Do projeto inicial desapareceu, antes de votar, a sigla LGBT. O único parágrafo que menciona a homossexualidade de uma forma muito genérica não teve problemas em passar.

A proposta para “garantir que as mulheres possam participar em julgamentos recebeu apenas 27 votos negativos tomar decisões e assumir funções de responsabilidade no cuidado pastoral e no ministério", apenas 26 votos contra a afirmação de que “o clericalismo, o chauvinismo e o uso inadequado da autoridade continuam a desfiguram o rosto da Igreja e prejudicam a comunhão (...) Abuso sexual, abuso de poder e econômico continuam a pedir justiça, cura e reconciliação". Apenas 19 rejeitaram a declaração sobre "casos de discriminação laboral e remuneração injusta dentro da Igreja (...) em particularmente no que diz respeito às mulheres consagradas que são muitas vezes consideradas trabalhadoras baixo custo".

Uma novidade é a proposta, rejeitada por apenas 25 participantes no Sínodo, de “ampliar a consulta do Povo de Deus". Apenas 18 pessoas votaram contra a afirmação de que algumas preocupações e a oposição ao Sínodo “também esconde o medo de perder o poder e os privilégios que isso acarreta". A introdução, por mais genérica que seja, recebeu o voto negativo de um participante, evidentemente contra a própria ideia do Sínodo.

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