Não é possível pausar o desenvolvimento de inteligência artificial, dizem especialistas

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Março 2023

Nesta quarta, 29, um grupo de “notáveis”, incluindo Elon Musk, pediu uma pausa de seis meses no desenvolvimento em modelos avançados de inteligência artificial (IA) - a carta aberta cita riscos profundos para a sociedade e humanidade. O documento, porém, deve ter poucos efeitos práticos para frear o desenvolvimento da tecnologia, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão.

A reportagem é de Bruno Romani, publicada por O Estado de S. Paulo, 30-03-2023.

Uma comparação comum é o desenvolvimento de outras tecnologias poderosas, que alteraram a humanidade para sempre. “Pegue a história do desenvolvimento das armas nucleares e veja se houve pausa”, afirma Reinaldo Bianchi, professor do Centro Universitário da FEI. “Todas as grandes nações empresas vão desenvolver porque dá lucro e competitividade. E tem o medo de que se ele não desenvolver o concorrente ou país inimigo vai”, diz ele.

A corrida pela IA é também uma disputa geopolítica. A China, por exemplo, desenvolveu um plano nacional de se tornar uma potência em IA até 2030. “Duvido que a China pararia o desenvolvimento. Seria o equivalente a pedir pra Microsoft parar o desenvolvimento do Windows na década de 90”, diz Anderson Soares, coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Quanto a carta, podemos comparar com outras iniciativas, como banir armas nucleares, banir armas químicas e banir “robôs assassinos” Até o aquecimento global é tratado com uma carta de intenções, mas tem como garantir que vamos cumprir as metas?”, argumenta Fernando Osório, professor da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

Segundo a reportagem, o avanço da tecnologia da IA é comparado ao desenvolvimento de armas nucleares.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.

Ciclo de Estudos Inteligência Artificial, fronteiras tecnológicas e devires humanos

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é possível pausar o desenvolvimento de inteligência artificial, dizem especialistas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU