• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Companhia de Jesus se posiciona sobre a distribuição de vacinas da covid-19

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Mai 2021

 

“De acordo com as Preferências Apostólicas Universais, que nos chamam a caminhar com os excluídos em uma missão de justiça e reconciliação, a Companhia de Jesus apoia plenamente a proposta de suspensão das patentes das vacinas”, manifestam-se os secretariados de Justiça Social e Ecologia, os dois de Educação e o Secretariado de Serviço da Fé, junto às seis Conferências Provinciais da Companhia de Jesus em comunicado conjunto sobre a distribuição global das vacinas de covid-19, 10-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o comunicado.

 

A Companhia de Jesus solicita justiça na distribuição global das vacinas da covid-19

 

Enquanto se aceleram as campanhas de vacinação contra a covid-19 nos países mais ricos do mundo, a Companhia de Jesus se une aos chamados que solicitam esforços concretos para garantir a distribuição equitativa e justa de vacinas. Na atualidade, 87% das vacinas administradas foram parar em países de alta renda ou média-alta, enquanto que os países de baixa renda apenas receberam 0,2% das vacinas disponíveis. Mais de 3.200.000 pessoas morreram devido à covid-19 no mundo.

Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos convida a nos dar conta de que estamos todos no mesmo barco, porém frisou as desigualdades existentes exacerbadas pela pandemia de covid-19. Destaca como as nações do mundo não cooperaram para garantir uma distribuição justa dos recursos, especialmente entre nós irmãos e irmãs mais desfavorecidos. Nos insta garantir que todas as pessoas tenham acesso igual à assistência.

O padre Arturo Sosa, superior-geral da Companhia de Jesus, afirma: “a covid-19 está nos mostrando que somos uma só humanidade e como a superação da crise é possível quando tomamos consciência da importância de velar pelo bem comum e de levar a sério nossa própria responsabilidade individual. Somente podemos viver como um só corpo”.

A Comissão Covid-19 do Vaticano, assim como a Declaração de Líderes Religiosos do 27 de abril, desaconselhou energicamente o nacionalismo das vacinas, rechaçando a exploração comercial inerente às disputas sobre os direitos de patentes e solicitando uma solidariedade humana mais profunda na luta contra o vírus.

Nós, como organizações da Companhia de Jesus, comprometidas com a defesa da dignidade de todas as pessoas, especialmente das comunidades marginalizadas e vulneráveis de todo o mundo, somamos nossa voz à de muitas pessoas e grupos da Igreja e da sociedade civil que advogam pela equidade e a justiça na produção e distribuição de vacinas.

O acúmulo excessivo de vacinas pelos países ricos ameaça ainda mais a vida das pessoas em todo o mundo, contribuindo para o dobro de mortes do que se as vacinas fossem distribuídas de acordo com um modelo equitativo e populacional. Países como o Reino Unido e os Estados Unidos adquiriram até três vacinas por pessoa.

Para promover um maior acesso às vacinas, a África do Sul e a Índia pediram à Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar temporariamente a certos direitos de patente em todos os produtos médicos relacionados à covid-19 para garantir que todos os países, independentemente de sua riqueza, tenham acesso a tecnologias médicas que salvem vidas. A proposta atraiu apoio significativo de países de baixa e média renda e é um passo crucial para a remoção de barreiras relacionadas à propriedade intelectual, o que permitiria a rápida expansão da produção de vacinas, especialmente em países que já possuem grandes empresas farmacêuticas. De acordo com as Preferências Apostólicas Universais, que nos chamam a caminhar com os excluídos em uma missão de justiça e reconciliação, a Companhia de Jesus apoia plenamente esta proposta.

Saudamos a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de apoiar a suspensão. Saudamos também os comentários da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que a União Europeia está pronta para discutir a isenção. Mas a gravidade da situação em países como a Índia nos lembra que devemos agir com urgência. Qualquer atraso se traduzirá em mais sofrimento e morte para as pessoas, especialmente os mais pobres e marginalizados.

A Companhia de Jesus apoia as seguintes ações:

  • Exortar os países que ainda bloqueiam a isenção temporária de direitos de patente proposta a apoiá-la, a expandir e acelerar a produção e distribuição de tecnologias, medicamentos e vacinas que economizam
  • Animar todos os países a priorizarem os mais vulneráveis entre seus cidadãos na distribuição de vacinas
  • Exortar os países ricos a preencher a lacuna de financiamento da iniciativa COVAX e compartilhar vacinas excedentes de seus próprios estoques
  • Solicitar às instituições financeiras internacionais e aos credores privados que cancelem as dívidas dos países de baixa e média renda para que possam responder e se recuperar da pandemia.

A Companhia de Jesus tem o compromisso de participar de atividades de defesa social e política em nível local, nacional e internacional com organizações relacionadas para garantir que todas as pessoas, independentemente de seu local de residência, tenham acesso à vacina da covid-19. Ninguém estará seguro contra o vírus até que todos estejam seguros, ressaltando a necessidade de maior justiça e solidariedade no enfrentamento deste problema global.

10 de maio de 2021
Roma

Assinam:

Xavier Jeyaraj, SJ
Secretário de Justiça Social e Ecologia

Michael Garanzini, SJ
Secretário, Secretariado de Educação Superior

José Alberto Mesa, SJ
Secretário, Secretariado de Educación Pre-secundaria y Secundaria

James Hanvey, SJ
Secretário, Secretariado de Serviço da Fé

Roberto Jaramillo, SJ
Presidente da Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina (CPAL)

Agbonkhianmegue E. Orobator, SJ
Presidente da Conferência de Provinciais Jesuítas de África Madagascar (JCAM)

Antonio F. Moreno, SJ
Presidente da Conferência de Provinciais Jesuítas de Ásia-Pacífico (JCAP)

Timothy P. Kesicki, SJ
Presidente da Conferência de Provinciais Jesuítas de Canadá e Estados Unidos da América (JCCU)

Franck Janin, SJ
Presidente da Conferência de Provinciais Jesuítas da Europa (JCEP)

Jerome Stanislaus D’Souza, SJ
Presidente de la Conferência de Provinciais Jesuítas do Sul da Ásia (JCSA)

 

Leia mais

  • Suspensão de patentes ou crise infindável
  • “Compartilhar as vacinas imediatamente, este vírus vai durar muito tempo”; Entrevista com Bernard Kouchner
  • O Papa Francisco e as patentes das vacinas. “A lei do mercado não deve prevalecer sobre a lei do amor. As esperanças devem ser compartilhadas”
  • Joe Biden move o mundo das vacinas: “Digo sim à suspensão das patentes”
  • “O egoísmo acabará destruindo até os países ricos do Ocidente.” Entrevista com Alex Zanotelli
  • A virada de Joe Biden: sim à suspensão das patentes das vacinas anti-Covid
  • O Vaticano respalda a “sábia decisão de Biden” de liberar as patentes das vacinas da covid-19
  • Virada sobre as vacinas. Biden dá a partida para a liberação das patentes
  • Patentes, é embate na OMC. Mas o bloco europeu vacila
  • OMC: 30 de abril e 5 de maio, última chamada. Suspender patentes para salvar a humanidade
  • Pela liberação das vacinas
  • O Papa: vacinas, suspender temporariamente a propriedade intelectual

Notícias relacionadas

  • Polifonia jesuítica sobre Steve Jobs

    Regra número um do jornalismo: criar oposição, colocar um contra o outro. Assim se faz a notícia. E Giacomo Galeazzi aplicou e[...]

    LER MAIS
  • Inovação: Patentes para quem?

    "Em praticamente todos os campos tecnológicos, os não-residentes que mais pedem proteção por meio de patentes no INPI são gra[...]

    LER MAIS
  • "Audácia, imaginação e coragem": a Companhia de Jesus do futuro. Entrevista com Adolfo Nicolás

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados