• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A Igreja e a Sigla LGBT

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Julho 2018

"Passar do termo sodomia à sigla LGBT é um percurso histórico que vai da total execração ou eliminação do outro à estima e à cidadania", escreve Luís Corrêa Lima, sacerdote jesuíta e professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, que trabalha com pesquisa sobre diversidade sexual e de gênero, e no acompanhamento espiritual de pessoas LGBT.

Eis o artigo.

Há poucos dias, surgiu uma novidade: um texto oficial da Igreja Católica (Nota de IHU On-Line: trata-se do documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, a ser realizado no segundo semestre deste ano), emitido pelo Vaticano, utiliza pela primeira vez a sigla LGBT.

Em muitos lugares se comemora o dia do orgulho LGBT em 28 de junho, data que recorda os protestos de grande repercussão ocorridos há 49 anos junto ao bar Stonewall, em Nova Iorque. Há poucos dias, surgiu uma novidade: um texto oficial da Igreja Católica, emitido pelo Vaticano, utiliza pela primeira vez a sigla LGBT. Trata-se do Sínodo dos Bispos convocado pelo papa Francisco, para tratar neste ano do tema da juventude contemporânea, relacionando-a com fé e vocação.

Bispos católicos de todo o mundo e seus assessores se reunirão por mais de três semanas em Roma, em outubro, com esta finalidade. A preparação deste evento teve um amplo questionário enviado a todas as dioceses, tratando não só dos jovens que frequentam a Igreja, mas também daqueles que estão distantes ou alheios. Com as respostas obtidas, foi elaborado um documento preparatório no qual aparece a sigla. Eis o trecho: “Alguns jovens LGBT, através de várias contribuições feitas à Secretaria do Sínodo, desejam beneficiar-se de maior proximidade e experimentar um maior cuidado da Igreja, enquanto algumas conferências episcopais questionam o que propor aos jovens que em vez de formar uniões heterossexuais decidem formar uniões homossexuais e, acima de tudo, querer estar perto da Igreja”.

Pode-se perguntar se o emprego desta sigla é ou não sinal de mudança, e em que medida. A escolha de termos envolve conceitos e valores, e não é neutra. Por exemplo, há pouco mais de três séculos as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia tratavam as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo como sodomia, um crime horrendo que provoca tanto a ira de Deus a ponto de (supostamente) causar tempestades, terremotos, pestes e fomes que destruíram cidades inteiras. Era algo indigno de ser nomeado, um “pecado nefando” do qual não se deve falar, e muito menos se cometer. Este documento do Brasil colonial refere-se ao relato bíblico de Sodoma e Gomorra, cidades cujos habitantes recusaram a hospitalidade aos que visitavam o patriarca Ló, a ponto tentarem violentá-los sexualmente. Tal pecado clamou aos céus e resultou no castigo divino destruidor (Gn 19). Com frequência, a violência sexual era uma forma de humilhação imposta por exércitos vencedores aos vencidos. Inicialmente, o delito de Sodoma era visto como “orgulho, alimentação excessiva, tranquilidade ociosa e desamparo do pobre e do indigente”. Através do Profeta, o Senhor diz: “Tornaram-se arrogantes e cometeram abominações em minha presença” (Ez 16, 49-50). Vários séculos depois, tal pecado foi identificado com o homoerotismo, mas na origem nada tem a ver com o amor entre pessoas do mesmo sexo, ou mesmo com relações sexuais livremente consentidas entre pessoas adultas do mesmo sexo. Tribunais civis e eclesiásticos, como a Inquisição, julgavam os acusados deste delito. Os culpados eram entregues ao poder civil para serem punidos, até mesmo com a morte.

O termo homossexualidade, referindo-se à atração entre pessoas do mesmo sexo, surgiu na segunda metade do século XIX, criado pelo escritor austro-húngaro Karl-Maria Benkert. Ele acusou a lei prussiana sobre a sodomia de violar os direitos do homem, proclamados na Revolução Francesa, pois nesta nova tradição os atos sexuais da vida privada mutuamente consentidos não deviam cair na alçada da lei criminal. A lei prussiana também era acusada de favorecer chantagem e extorsão de dinheiro feita a homossexuais, que frequentemente os levava ao suicídio. Foi o que tinha acontecido com um amigo de juventude deste escritor.

Benkert defendeu que a homossexualidade é inata e imutável, contrariando a opinião dominante de que os homens praticavam sodomia apenas por terem mau carácter. O novo termo tornou-se parte de seu sistema classificatório de tipos sexuais para substituir a palavra pederasta, então em voga, etimologicamente designando homem que tem relacionamento erótico com menino. Aos poucos, dentro do processo de secularização em ambientes intelectuais, o vínculo de sodomia a crime e pecado foi trocado pelo vínculo de homossexualidade a doença e patologia, que não merece castigo e penitência, mas tratamento psiquiátrico ou cura médica. Terremotos, tempestades e pestes, antes atribuídos a intervenções divinas diretas, passaram a ter outras explicações com base em causas naturais. Mas o termo homossexualidade acabou prisioneiro da esfera interpretativa de perversão, tara ou neurose sexual, constituindo-se um capítulo à parte nos manuais de psicopatologia, ao lado de outras doenças mentais.

Só depois surgiu o termo gay, que vem do inglês e significa primeiramente alegre e jovial, com uma conotação positiva. Esta palavra provavelmente se origina do provençal e permanece na língua catalã para designar a arte da poesia, um amante e uma pessoa abertamente homossexual. O termo se popularizou nos Estados Unidos através do cinema e se tornou uma bandeira de luta por emancipação e cidadania, desvinculado da conotação patológica. Muitos anos depois de Stonewall, as iniciais de lésbicas, bissexuais e transgêneros foram agregadas e formaram a sigla atual.

O papa Francisco é o primeiro pontífice a utilizar publicamente o termo gay, dando-lhe também uma conotação positiva: “se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para a julgar”? Anos depois, ele ampliou a pergunta: “quem somos nós para julgar”? Ou seja, também os outros devem se abster de julgamento. A um jovem gay chileno, o papa disse em particular que Deus o fez e o ama assim, e que este jovem deve ser feliz como é.

Chamar o outro como ele (ou ela) quer ser chamado é sinal de respeito e de escuta atenta. É o primeiro passo para compreendê-lo como ele quer ser compreendido, e estimá-lo como ele quer ser estimado. Assim como no diálogo ecumênico ou inter-religioso, isto é fundamental para o entendimento mútuo e a colaboração fecunda. Passar do termo sodomia à sigla LGBT é um percurso histórico que vai da total execração ou eliminação do outro à estima e à cidadania. Junto às palavras, acompanham conceitos, ideias, valores e processos sociais. Oxalá o Espírito de Deus ajude a Igreja a devidamente compreender, amar e cuidar destes seus filhos e filhas.

Leia mais

  • Documento de trabalho do Sínodo dos Jovens mostra evolução do Vaticano sobre temas LGBT
  • Sínodo dos jovens, as novas linhas. Rumo a uma virada sobre sexo e casais homossexuais
  • Vaticano ouve os jovens sobre o Sínodo
  • Sínodo dos Jovens: Documento inicial tem tom inclusivo para jovens que não concordam com a Igreja
  • O sínodo debaterá “abertamente e sem preconceito” sobre aborto, preservativos e homossexualidade
  • União homoafetiva. Uma vitória, mas resta ainda um longo caminho a percorrer. Entrevistas especiais com Luis Corrêa Lima, Toni Reis, Roque Junges e Ronaldo Henn
  • Diversidade sexual e Igreja, um diálogo possível. Entrevista especial com Luís Corrêa Lima
  • A Igreja e os homossexuais. Entrevista com Luís Corrêa Lima
  • Sínodo: mais autonomia para os bispos? Artigo de Francis DeBernardo
  • As polêmicas relações entre gays e a Igreja Católica. Entrevista especial com Francis DeBernardo
  • Ao explicar o “Quem sou eu para julgar?”, Francisco dá um passo adiante no debate LGBT
  • ''Quem sou eu para julgar?'' O primeiro ano de um papa radical
  • Por que os católicos LGBT não acreditam nas desculpas do Papa Francisco aos gays
  • A história da primeira criança trans que conseguiu alterar os documentos no Brasil
  • Freud contra o ‘crime da cura gay’
  • Em menos de 50 anos, luta pelos direitos dos gays dá grande salto
  • Desfiles de orgulho gay dividem católicos em toda a Europa
  • O psiquiatra que derrubou o mito de que homossexualidade seria doença
  • A história da primeira criança trans que conseguiu alterar os documentos no Brasil
  • Fé e homossexualidade: um apelo para ser ouvido
  • A Igreja é capaz de escutar e 'esperançar' a juventude? Entrevista com Maicon Malacarne
  • Para quais juventudes a Igreja oferece a sua escuta e seu olhar? Entrevista especial com Davi Rodrigues da Silva e Leon Patrick de Souza
  • O sínodo dos jovens precisa ouvir todas as vozes — sejam ou não católicas
  • 'Jovens, não se deixem manipular e anestesiar. Não se calem. Decidam-se antes que gritem as pedras', conclama o Papa Francisco
  • Jovens no Sínodo: as proposições inesperadas
  • Coordenadores do pré-sínodo denunciam a irrupção de um “lobby” em favor da missa latina nos comentários on-line
  • Sínodo dos jovens: no ritmo da primavera de Francisco, rejeição à agenda conservadora
  • Consenso sobre moralidade sexual escapa à juventude que aconselha os bispos
  • 'Jovens, não se deixem manipular e anestesiar. Não se calem. Decidam-se antes que gritem as pedras', conclama o Papa Francisco
  • Papa Francisco. “Intrigas e calúnias levam a condenações inescrupulosas”
  • Os jovens para os bispos: sim à orientação, não ao clericalismo, dúvidas sobre o secularismo
  • Revisitando uma proposta de uma Comissão do Vaticano sobre questões da juventude
  • Papa Francisco: por que devemos pedir perdão aos jovens
  • Papa Francisco: os jovens são profetas com asas
  • Quando o Papa Francisco pergunta aos jovens o que eles pensam
  • Papa garante aos jovens que eles não serão negligenciados
  • 'Tenham coragem!', diz o Papa aos participantes do pré-sínodo do Vaticano sobre a juventude
  • “Queremos uma Igreja menos moralista e que admita seus erros”, afirmam os jovens reunidos em Roma
  • Jovens delegados vão a Roma em preparação para o Sínodo dos Bispos
  • 300 jovens participam em Roma do pré-Sínodo
  • Os jovens não são o problema
  • Católicos encontram seu caminho entre apocalípticos e integradores no mundo digital
  • Sínodo em 2018 sobre “jovens, a fé e o discernimento vocacional”
  • Sínodo 2018: Vaticano quer conhecer expectativas e condições de vida dos jovens
  • O próximo Sínodo e a Igreja diante do "enigma digital"
  • Papa nomeia brasileiro para Relator Geral do Sínodo dos Jovens e um jesuíta e salesiano como Secretários Especiais
  • Igreja quer ouvir os jovens: saiba como colaborar com o Sínodo dos Bispos de 2018 – CNBB
  • Espanha. Mais da metade dos jovens católicos não se sente compreendida pela Igreja
  • Sínodo 2018: Vaticano cria site para dialogar com os jovens
  • Jovens vistos como crise urgente em congresso pré-Sínodo na Universidade de Notre Dame
  • O cardeal Baldisseri faz um alerta: os jovens ainda veem a Igreja como um "lugar de proibições"
  • Novo estudo busca saber por que os jovens adultos deixam a Igreja
  • Não se envergonhem de falar sobre sexo, dizem jovens aos bispos no Vaticano
  • O Sínodo adentra a era digital, mas os bispos estão pensando grande o suficiente?
  • Vaticano considera a reunião pré-sínodo de março como uma oportunidade de conversar com, e não sobre, os jovens
  • Jovens brasileiros na reunião preparatória para o Sínodo dos Bispos 2018
  • Sínodo. Jovens de todo o mundo em Roma para refletir sobre identidade, tecnologia e transcendência
  • Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas
  • O que querem os jovens católicos? As respostas podem surpreender
  • Mensagem do Papa Francisco para a XXXII Jornada Mundial da Juventude
  • Jornada Mundial da Juventude. A mensagem do Papa Francisco
  • Papa anuncia uma reunião de jovens em vista do Sínodo de 2018
  • Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas

Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Vice-presidente Joe Biden, católico, oficializa casamento homoafetivo

    O vice-presidente Joe Biden, católico, oficializou o casamento homoafetivo esta semana, no mesmo momento em que os debates na pol[...]

    LER MAIS
  • Contextualizando os comentários sobre “ideologia de gênero” do Papa Francisco

    "Especificamente podemos ouvir mais de perto a afirmação de Francisco de que os países ricos estão injustamente empurrando goe[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados