Sínodo em 2018 sobre “jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Outubro 2016

Após a dinâmica e dupla assembleia sinodal (extraordinária em outubro de 2014 e ordinária em outubro de 2015) sobre a família, que terminou com a exortação apostólica Amoris Laetitia, o Papa Francisco convoca uma nova Assembleia Geral Ordinária do Sínodo. Será em outubro de 2018. O tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada por Vatican Insider, 06-10-2016. A tradução é de André Langer.

O Santo Padre Francisco, diz um comunicado vaticano, após ter consultado, como costuma fazer, as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais católicas “sui iuris” e a União dos Superiores Gerais, além de ter ouvido os pareceres dos Padres da última Assembleia Sinodal e do XIV Conselho Ordinário, estabeleceu que em outubro de 2018 acontecerá a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos para refletir sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

O tema, expressão da preocupação pastoral da Igreja pelos jovens, destaca, segundo indica a nota, estará em continuidade com tudo o que surgiu nas recentes Assembleias sinodais sobre a família e com os conteúdos da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. Pretende acompanhar os jovens em seu caminho existencial para a maturidade, para que, mediante um processo de discernimento, possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, e participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade.

Ao responder a uma das perguntas dos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, desaconselhou interpretar o título do próximo Sínodo como se tratasse do argumento sobre os homens casados que pudessem ser admitidos à celebração dos sacramentos, como se especulou há alguns meses no mundo anglo-saxão.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sínodo em 2018 sobre “jovens, a fé e o discernimento vocacional” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU