Francisco: “A Ucrânia é um povo que defende a sua identidade”

Imagem de divulgação do documentário "Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom" | Foto: Netflix

Mais Lidos

  • “A emoção substituiu a expertise, e nosso cérebro adora isso!” Entrevista com Samah Karaki

    LER MAIS
  • “Marco temporal”, o absurdo como política de Estado? Artigo de Dora Nassif

    LER MAIS
  • A desigualdade mundial está aumentando: 10% da população detém 75% da riqueza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Novembro 2023

  • “As guerras são sempre uma derrota e nós, que vimos esta crueldade, este povo que defende a sua identidade, devemos estar próximos de tanto sofrimento e rezar por este povo, rezar para que a paz chegue”, disse o Pontífice.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 22-11-2023.

O Papa Francisco afirmou hoje que a Ucrânia é “um povo que defende a sua identidade” depois de assistir à exibição no Vaticano do documentário “Liberdade em chamas: a luta da Ucrânia pela liberdade”, estreado ano passado no Festival de Cinema de Veneza.

“As guerras são sempre uma derrota e nós, que vimos esta crueldade, este povo que defende a sua identidade, devemos estar próximos de tanto sofrimento e rezar por este povo, rezar para que a paz chegue”, disse o Pontífice no fim da projeção audiovisual.

A exibição contou com a presença de membros do Corpo Diplomático do Vaticano, bem como do embaixador ucraniano junto à Santa Sé e de outros convidados internacionais.

“Muita dor...”, disse o pontífice, em off, no fim da exibição, quando todos os presentes se levantaram para aplaudir, virados para a última fila. “Este filme também nos mostra que as guerras são sempre uma derrota e nós, que vimos esta crueldade, este povo que defende a sua identidade devemos estar próximos de tanto sofrimento e rezar por povo, rezar para que a paz chegue. Que assim seja”, disse Francisco.

Dirigido por Evgeny Afineevsky, "Liberdade em chamas: a luta da Ucrânia pela liberdade" investiga o conflito para narrar a luta pela liberdade da Ucrânia após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

“Tentei mostrar a guerra na Ucrânia através dos olhos dos civis: as pessoas que são mais atingidas e vivem as suas vidas quotidianas no meio do conflito”, explicou Afineevsky na apresentação do filme em Veneza.

Leia mais