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Bispo na comissão de redação do Sínodo expressa abertura às mulheres diáconas

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17 Outubro 2023

Um dos 13 membros da comissão encarregada de redigir o aguardado documento final da assembleia contínua do Papa Francisco sobre o futuro da Igreja Católica manifestou abertura para a ordenação de mulheres como diáconas.

A entrevista é de Joshua J. McElwee e Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 17-10-2023.

Em uma entrevista exclusiva ao National Catholic Reporter, o bispo australiano Dom Shane Mackinlay, eleito para a comissão por seus pares no Sínodo dos Bispos de 4 a 29 de outubro, disse sobre as discussões sobre a ordenação de mulheres: "Estou feliz que isso esteja sendo abordado".

Observando que a possibilidade de ordenar mulheres como diáconas é mencionada no documento de trabalho do Sínodo, Mackinlay disse que a questão foi incluída “porque houve uma representação tão ampla” de pessoas que a abordaram durante o processo consultivo de dois anos que antecedeu o evento no Vaticano.

“Estou feliz que o tema esteja aqui. Estou feliz que será discutido”, disse o bispo. “E se o resultado for que a ordenação ao diaconato seja aberta às mulheres, eu certamente acolher”.

Mackinlay, que lidera a Diocese de Sandhurst, na Austrália, desde 2019, falou em uma entrevista em 13 de outubro para o The Vatican Briefing, o novo podcast do National Catholic Reporter. O podcast, que apresenta os vaticanistas Joshua J. McElwee e Christopher White, será lançado semanalmente durante o sínodo de um mês. Está disponível em Apple Podcasts, Spotify ou como você ouve podcasts.

A seguir está um trecho da entrevista de Mackinlay para o The Vatican Briefing, que também se concentrou nos debates emocionais do Sínodo sobre os católicos LGBTQ e como a assembleia está lidando com as tensões entre os membros. Mackinlay, que foi vice-presidente do quinto Conselho Plenário da Austrália, também falou das lições que tirou dessa experiência.

Eis a entrevista.

McElwee: Sabemos que ainda existem alguns regulamentos em vigor sobre como os membros do Sínodo podem falar em público sobre as discussões do salão sinodal, mas também nos disseram em coletivas de imprensa nos últimos dias que algumas das discussões se concentraram em como a Igreja pode incluir melhor os católicos LGBTQ. Há algo que você possa nos contar sobre como foram essas discussões ou sobre a atmosfera da Sala Paulo VI?

Fiquei de olho no que eles se sentem confortáveis em falar nos briefings e acho que eles se saíram muito bem em termos de falar de maneira geral sobre as questões, em vez de falar especificamente sobre o que alguém está dizendo. Certamente houve, como seria de esperar, uma reafirmação muito clara da importância da doutrina e dos ensinamentos da Igreja. Mas também houve grandes insights sobre a experiência pessoal, o encontro pessoal e a jornada de conversão que alguns membros empreenderam – afirmando o quão crítico é esse encontro pessoal, o cuidado pastoral e a resposta cristã genuína aos indivíduos. E, certamente, isso foi muito, muito calorosamente recebido pela assembleia.

O que buscamos neste momento, especialmente nesta primeira assembleia e na metodologia das ‘conversas no Espírito’, é que haja espaço para que todos sejam ouvidos – Shane Mackinlay

White: Fomos impactados na segunda-feira [9 de outubro], durante a sessão de abertura, pelas reflexões do frade dominicano Timothy Radcliffe e pela exortação do cardeal luxemburguês Jean-Claude Hollerich aos membros para que se inclinem em direção às tensões no Sínodo e não tenham medo delas. Como você recebeu a ideia de que é aceitável se inclinar em direção às tensões?

O cardeal Hollerich tem sido notável e o Pe. Timothy Radcliffe foi uma escolha inspirada, tanto por liderar o retiro como pelas suas contribuições durante esta semana. Eu sei que muitas pessoas estão sintonizando suas reflexões e as consideram extremamente valiosas.

Temos muita clareza sobre a importância de as pessoas falarem livremente, e os facilitadores dos nossos grupos voltaram a falar disso diversas vezes. Portanto, faz parte da orientação que lhes está sendo dada: não estamos buscando unanimidade ou uniformidade.

O que buscamos neste momento, especialmente nesta primeira assembleia e na metodologia das “conversas no Espírito”, é que haja espaço para que todos sejam ouvidos. Para que todos sejam ouvidos, tanto em termos das pessoas presentes, mas também que cada um de nós esteja muito atento ao contexto de onde viemos e às conversas das quais participamos que levaram a isso.

O objetivo dos grupos não é resolver essas tensões, mas sim nomeá-las, para garantir que todos sejam ouvidos de forma respeitosa e aberta. Certamente, essa tem sido a minha experiência e o que ouvi falar em outros grupos também.

O que nos pedem para votar, e é uma votação formal no fim de cada módulo nos nossos grupos, não é se concordamos com tudo o que é dito no relatório, mas se o relatório é uma apresentação precisa da discussão do grupo.

Não olhei todos os relatórios, mas ainda não vi um relatório que não tenha sido aprovado por unanimidade. E, certamente, não há relatos de grupos que não tenham sido capazes de ter essa discussão aberta e, às vezes, uma discussão bastante difícil.

Estou confiante de que o documento que provavelmente nos será oferecido, resultante desta assembleia, será aquele que captará todas essas vozes e todas essas tensões. E ao fazer isso, daremos espaço e direção para a reflexão da Igreja em todo o mundo durante os próximos 12 meses.

McElwee: Você foi eleito para a Comissão do Relatório Síntese, que ajudará a preparar o primeiro rascunho do documento final da assembleia. Você pode descrever o que esse grupo fará ou qual será o foco de seu trabalho?

Eu adoraria poder lhe dar essa descrição. Nesta fase, sei o que está nos regulamentos. Nos encontraremos pela primeira vez amanhã [sábado, 14 de outubro]. E depois temos reuniões mais longas agendadas, principalmente na última semana.

Então, apenas olhando para o calendário e o que está programado para estar no programa da assembleia e quando nos reunimos como comissão, parece que estamos sendo solicitados a considerar o projeto de relatório antes de ir para a assembleia, e então também considerar e ter um papel na revisão das alterações propostas que vêm dos pequenos grupos antes que o texto final chegue à assembleia.

McElwee: Você poderia conversar um pouco conosco sobre sua experiência no Conselho Plenário Australiano? Durante esse evento, pareceu que houve algumas tensões entre alguns bispos e alguns delegados leigos. Gostaria de saber se você pode descrever como isso foi resolvido e se há alguma lição que tirou dessa experiência e que traz aqui com você para Roma.

Em resumo, sim, certamente houve tensões e isso é amplamente conhecido. Não fizemos nenhum segredo sobre isso.

No entanto, não creio que seja correto descrevê-lo como uma tensão entre bispos e outros membros. Onde encontramos essas tensões de uma forma que interrompeu os nossos procedimentos foi na votação do documento sobre o testemunho da igualdade de dignidade entre mulheres e homens, que foi muito controverso.

Tivemos um voto consultivo dos não bispos e depois um voto deliberativo dos bispos. Mas na votação consultiva, uma das moções atingiu apenas os dois terços necessários e a outra moção não conseguiu atingir os dois terços necessários.

Na votação deliberativa, nenhum deles alcançou os dois terços necessários, e ficou muito claro que havia uma divergência significativa de pontos de vista e tensões e pessoas descontentes com o documento – tanto entre bispos, entre clérigos, entre homens, entre mulheres. Suspendemos o processo e passamos o resto do dia desempacotando isso.

Acabou com um documento muito bom sobre o lugar das mulheres na igreja. E penso que há melhores processos e melhores documentos – documentos mais sólidos – também sobre os restantes quatro tópicos. Isso não tira a dor e as feridas que as pessoas vivenciaram nisso. A angústia e a dor, as pessoas ainda carregam isso.

Mas foi certamente um resultado bom e forte. Não creio que as pessoas tenham dito muito diferente em termos de conteúdo nas conversas que aconteceram depois dessas votações fracassadas, mas falaram de onde estavam – o que ficou muito angustiado com o resultado, mas também com a possibilidade de acabarmos não ter nada a dizer sobre as mulheres como Conselho Plenário.

Era uma perspectiva terrível e ninguém queria contemplar. E todos estavam determinados a fazer o que precisava ser feito, para que pudéssemos seguir em frente.

Isso realmente importava para todos e eles falavam sobre como isso era importante e ouviam de uma maneira diferente. O resultado foi, substancialmente, um documento melhor. Era um documento mais rígido. Certamente não era um documento diluído.

White: Você fala da necessidade de o Conselho Plenário ter algo importante a dizer sobre o papel das mulheres. A partir da sua experiência nestas últimas duas semanas aqui em Roma, como você viu e sentiu pessoalmente a presença de leigos, e especialmente de mulheres, contribuindo para esta assembleia sinodal?

Em certo sentido, é totalmente normal porque é exatamente o que você esperaria – o que eu estaria acostumado. Temos uma série de mulheres em nosso meio. Eles estão participando plenamente. Eles estão falando abertamente. Eles estão fazendo contribuições muito substanciais, tanto como membros quanto como especialistas. E estamos ganhando enormemente com isso.

Agora, no contexto de outras abordagens sinodais, sei que não tem sido essa a experiência. Mas é claro que eles são uma presença muito clara e valiosa aqui.

Se o resultado for que a ordenação ao diaconato seja aberta às mulheres, eu certamente acolherei – Shane Mackinlay

McElwee: Aprofundando essa questão, sabemos que as discussões no Sínodo durante a próxima semana se concentrarão na seção do documento de trabalho que trata do ministério das mulheres na Igreja, ou mesmo na possibilidade de as mulheres servirem em novas funções ou como diáconas ordenadas, como destaca especificamente o documento. Você tem alguma esperança especial para as discussões a esse respeito na próxima semana?

Acho que certamente podemos antecipar que ouviremos uma discussão clara sobre toda a gama de opções existentes.

A razão pela qual a ordenação de mulheres ao diaconato é mencionada no instrumentum laboris é porque houve uma representação tão ampla que fez essa pergunta no processo de consulta de dois anos.

Estou feliz que o tema esteja aqui. Estou feliz que isso será discutido. Acho que isso precisa ser discutido em nível universal. Uma das coisas que a assembleia foi solicitada a fazer é identificar quais as áreas em que poderíamos avançar melhor de forma adequada em nível local e não em nível universal.

A questão da ordenação feminina é claramente algo que precisa de ser abordado universalmente. E esse foi o pedido do Conselho Plenário da Austrália. Então, estou feliz que isso esteja sendo abordado nesse nível. E se o resultado for que a ordenação ao diaconato seja aberta às mulheres, eu certamente acolherei com satisfação.

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